LUTO – ADEUS TINOCO

LUTO – ADEUS TINOCO

Hoje (04 de maio de 2012), a viola caipira está de luto, a música sertaneja está de luto, o Brasil está de luto, e todos nós estamos também. A vida é boa, é bela, mas chega a hora de ir, e o que resta é a saudade, a história e o legado que eles nos deixam. Perdemos um grande artista, na área da música sertaneja (raízes): José Perez, o conhecidíssimo Tinoco.

Já havíamos perdido um deles. Componente dessa dupla que carinhosamente ganhou o apelido de “Coração do Brasil”, isto porque nos anos 50 e 60 conquistaram o país com suas músicas lindas e vozes inconfundíveis. No tempo do auge do rádio, de longe quando lhes ouviam tocando, as pessoas já diziam: Ouça que lindo! É eles! Tonico e Tinoco!

João Salvador Perez, o Tonico nos deixou em 1994. Seu irmão José Perez, o Tinoco deu continuidade no trabalho, não deixando morrer esse estilo maravilhoso. Fez carreira solo e gravou com seu filho Tinoquinho. Hoje ele nos deixou também.

Quem nunca cantou ou pelo menos ouviu “Moreninha Linda”, Chico Mineiro”, “Velho Pai”, “Cana Verde” e assim segue uma infinidade de maravilhosas canções cantadas pela dupla? Quantos cantores que se inspiraram neles e seguiram a carreira fazendo sucesso no Brasil e no mundo?

(Christiano Nunes)