Com sua voz sussurrante e o jeito manso de falar, Etienne Daho
conquistou o cenário musical europeu nos anos 80, permanecendo até os dias de hoje com hits dançantes e recheados de muita poesia.

Nascido no dia 14 de Janeiro de 1957, na cidade Argelina de Oran - França, onde viveu até os seis anos de idade, pois o pai havia sido contratado para trabalhar em outra cidade, ele e suas duas irmãs foram morar com os avós, que eram proprietários de um bar na cidade.

E como era febre na época ouvir músicas na Jukebox, Etienne passava horas escutando bandas alternativas, era um apaixonado por música desde criança.

Ouvia em especial Françoise Hardy e Sylvie Hartan - sucessos dos anos 60. O pequeno Etienne nunca imaginara que 20 anos depois viria a cantar com suas duas musas inspiradoras.

Primeiramente, ganhou as paradas inglesas ao gravar o EP ''Reserection'' em parceria com a banda londrina Saint Etienne em 1995. A música que ganhou notoriedade foi ''He's on the phone'',marcando sua estréia em solo inglês. ''He's on the phone é uma versão em inglês do hit ''Week-end à Rome'' de Etienne Daho.

Mas a parceria com a Banda Saint Etienne não terminou por aí, eles também gravaram juntos o álbum ''Eden'', e o single de maior sucesso foi ''Le premier jour''.

Em 2004, Etienne lançou a canção ''If'' com a participação da cantora e atriz Charlotte Gainsbourg.

E aqui no Brasil, Etienne marcou presença na novela ''Paraíso Tropical'' de 2007, com a canção ''Mon manége à moi''. A canção foi tema dos personagens ''Bebel'' e ''Olavo'', representados por Camila Pitanga e Wagner Moura.




''Les Voyages Immobiles'', essa é a música.
Costumo escutá-la com frequência. Essa canção costuma me levar até os meus sonhos, mesmo de olhos abertos.

Não sei bem ao certo se é por conta da voz agradável de Daho, se é a letra muito bem composta, proporcionando uma voyage para um lugar bem longe do chão, ou até mesmo se é pela melodia serena. 

Mas há uma teoria, ''Les voyages Immobiles'' é encantadora justamente por ser equilibrada em suas estruturas, letra, voz, composição!

''Ouverture'', minha segunda preferida.
O acaso, destino, coincidências... assim é ''Ouverture''. A mensagem que essa canção transcende é a de que o seu destino é você quem escreve.

Viver um amor, recuperar momentos do passado, sonhar... ''Ouverture'' faz com que eu acredite que o que foi perdido está próximo de se encontrar.

''Le grand Sommeil'',o seu videoclipe traz o mito de Narciso em uma dança contemporânea, cuja letra são relapsos de um sono profundo.

Além dessas em especial, outras canções como ''En surface'', ''Le premier jour (du reste de ta vie)'' são lindas.

Etienne Daho com certeza é uma das minhas maiores paixões musicais!



 
Claíse Albuquerque
Enviado por Claíse Albuquerque em 04/09/2014
Código do texto: T4949473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.