Top 10: Meus discos de Punk Rock favoritos

O Punk Rock foi o gênero musical que abriu meu mundo para bandas e sons que eu desconhecia totalmente, sem falar na forte ideologia constante no gênero que impulsiona a vida de qualquer adolescente. Como porta de entrada para o mundo da música, tenho um carinho especial por este gênero, e por mais que hj ouça e aprecie sonoridades muito distintas, ainda é o bom e velho Punk Rock que mais gosto. Dito isso, gostaria de elencar meus 10 discos de Punk favoritos, englobando todas as vertentes e eras, baseando-se principalmente em gosto pessoal. Lá vai:

10) Rocket from the crypt - Scream, Dracula, Scream (1995):

Eu adoro esse disco, e na época ele nem fez tanto sucesso ou alvoroço. Numa época em que o Punk ia ganhando uma sonoridade cada vez mais pop, RFTC conseguiu fazer um som que ao mesmo tempo se mantinha real as raízes do gênero, e inovava com instrumentos diferentes e sonoridades pouco comuns para um disco de punk, com influencia de R&B. Sem perder em nada intensidade ou velocidade, esse disco vale a pena.

9) Raimundos - Raimundos (1994):

Em 94 o Rock brasileiro precisava de uma banda pra chutar bunda, e Raimundos era essa banda. Esse disco é divertido, com muito senso de humor, criatividade, e trazia elementos de música brasileira, mta influencia da cultura nordestina e do forró. É um disco essencialmente original e divertido, duas palavras que o rock brasileiro parece ter esquecido.

8) Shelter - Mantra (1995):

Essa banda é muito interessante. Os caras são todos extremamente fiéis ao hinduísmo e ao Movimento Hare Krishna e transparecem isso em quase todas as suas letras e ideologia. Esse disco é sua obra máxima, com uma sonoridade bem hardcore e visceral, todas as músicas são boas. Pra chutar a parede.

7) Rezillos - Can't Stand The Rezilos (1978):

Essa banda inglesa de estética new wave de new wave não tem nada. Esse é o único disco deles, e tem uma sonoridade bem típica do punk ingles setentista, com músicas velozes, letras mtas vezes sobre o cotidiano e extremamente melódicas. Outro disco pra ouvir sem pular uma música.

6) Rancid - Let's Go (1994):

...And Out Comes The Wolves pode até ser o melhor disco deles, e é também meu preferido, mas se tratando de Punk Rock, esse disco aqui é o ápice deles. Da Classe de 94, Rancid talvez seja a banda que ganhou mais respeito dos punk mais puristas, e isso se deve bastante a este disco. A sonoridade lembra a primeira leva do punk dos anos 70...poderia ter sido lançado em 77 tranquilamente, do começo ao fim, o álbum faz jus ao nome.

5) Streetlight Manifesto - Everything Went Numb (2003):

A obra-prima máxima do ska punk. Esse disco é um dos mais criativos e coloridos que eu já ouvi. Tem uma variedade de instrumentos mto grande, e isso leva a uma sonoridade mto rica, tudo se encaixa mto bem. As letras são boas também, algumas mais introspectivas, outras contando uma história, tudo aqui é digno de nota. Esse álbum eu daria nota 10.

4) Cock Sparrer - Shock Troops (1982):

Enqnt nos EUA estourava o hardcore com sua forte ideologia Do It Yourself e sua rede de turnês independente, na Inglaterra oq bombava na cena Punk era o Street Punk, ou Punk OI!, basicamente uma vertente do punk mais voltada a classe operária e as ruas. Essa banda talvez nem se encaixe mto nessas caraterísticas, mas veio na leva e esse álbum é sua obra máxima. Do começo ao fim, todas as músicas fazem jus ao Punk mais clássico e simples possível, outro nota 10.

3) Ramones - Leave Home (1977):

Dentre os tantos discos clássico que os Ramones lançaram nos anos 70, este é meu favorito. É verdade que a sonoridade dos primeiros discos da banda deixa a desejar no quesito produção, em que as músicas soavam 100% melhor ao vivo, pois nos discos mto da velocidade e crueza era perdida. Mas mesmo na versão estúdio este disco é espetacular, é basicamente uma coletânea de clássicos. E afinal eu não poderia deixar de fora o melhor disco da banda mais foda de todos os tempos.

2) Dead Kennedys - Plastic Surgery Disasters (1982):

Dentre todas as Eras e vertentes do Punk Rock, a segunda talvez seja a que leve mais a fundo os princípios do movimento. E é também a que eu menos gosto, ou que pelo menos tenho as bandas entre minhas favoritas, com exceção de uma: Dead Kennedys. Nem mesmo Damaged do Black Flag ou I Against I do Bad Brains bate este álbum no quesito agressividade e qualidade. É verdade que o disco que é considerado o grande clássico da banda é o primeiro, mas este é de longe meu favorito. Linhas da baixo absolutamente espetacular, guitarra veloz (MTO veloz), bateria nem se fala, e na frente simplesmente o front man mais carismático e com mais consciencia social e política do Punk Rock. Esse aqui é um digno nota 10.

1) Bad Religion - No Control (1989):

Eis o álbum de Punk Rock definitivo de minha coleção. E a banda que mudou a história de todo o movimento, dando mais ênfase na melodia, tentando trazer um maior público, pra bem ou pra mal, popularizando o gênero. Este disco vem logo após de Suffer (88), que é outro clássico..mas consegue ser ainda mais completo. Na segunda metade dos anos 80 o Punk vivia uma escassez de bandas e de direção, com a ressaca do hardcore e a ascenção do Metal entre os jovens. Estes dois discos aparecem pra por melodia na velocidade, letras extremamente politizadas, e finalmente dar uma direção ao movimento. Nada foi o mesmo deste então, milhares de bandas vieram inspirads em Bad Religion, até a Classe de 94, o pop punk do final dos anos 90, até o poppy punk do inicio dos 2000, e principalmente: o hc melódico dos anos 90. Esse disco é paulada atrás de paulada, visceral até a medula, como tem que ser. Punk na sua mais pura forma.

Diego Paim
Enviado por Diego Paim em 15/07/2015
Código do texto: T5311379
Classificação de conteúdo: seguro