LUAN RICHARD – MELODIA NA ESCURIDÃO

LUAN RICHARD – MELODIA NA ESCURIDÃO

Heribaldo de Assis *

As notas musicais e os acordes por um momento, dissipam as trevas – tornam-se luminosas melodias vocais emanando da garganta privilegiada de Luan Richard – um jovem de 23 anos acometido (desde a infância) por um grave problema ocular que roubou-lhe gradativamente o sagrado dom de enxergar : agora Luan Richard tem apenas 2% da visão e vislumbra apenas meros clarões.

E por ser deficiente visual Luan Richard sofreu inúmeros preconceitos e, mesmo com todo seu talento vocal, ainda não recebeu nenhuma oportunidade da desinteligente indústria fonográfica brasileira – que quer produzir apenas lixos musicais (algo que contribuiu para causar mais ainda a queda da vendagem de discos e CDs no Brasil). Para sobreviver o jovem Luan Richard vendeu bilhetes de loteria em ônibus na Grande São Paulo e , atualmente, canta nas ruas de Porto Alegre - de terças a sábados, das 10h às 17h e, muitas vezes, nem sequer almoça (uma extenuante rotina que constitui não apenas um perigo para a saúde de Luan Richard mas também uma ameaça a sonora qualidade da sua bela voz).

Luan Richard não é apenas mais um caso de um artista de rua que tenta sobreviver dignamente nesse país – mas, sobretudo, representa um paradoxo da despreparada indústria fonográfica brasileira que possui parâmetros esdrúxulos e de mau-gosto que contribuem para o atual péssimo nível da Música Popular Brasileira.

A Música Popular Brasileira tenta sobreviver penamente de antigos sucessos – pois a qualidade das letras musicais atualmente é horrível: qualquer um quer ser compositor, qualquer um quer ser cantor ! Belas musicas não nascem em árvores – sem um bom compositor não existem músicas de qualidade ( “a música é mais importante do que o interprete”) !

Mas, no Brasil, existe um grande desrespeito ao compositor que, comumente, além de ter sua importante função negligenciada ainda constata que seus direitos autorais são infringidos...

Em seu programa de televisão o cantor e apresentador Ronnie Von afirmou que a música brasileira se tornou um “negócio” apenas para milionários: é preciso muito dinheiro para gravar um CD de música, mixar e distribuir – além do investimento na promoção do CD : pois as Rádios no Brasil infelizmente cobram fortunas para que uma determinada música de um cantor desconhecido seja divulgada (foi-se o tempo no qual o ouvinte poderia ligar e pedir a música que queria ouvir...).

Transformaram a outrora bela Música Popular Brasileira (que antes era um belo meio de ascensão social) em um negócio frio,insensível,escuso e de péssima qualidade composicional.

Luan Richard canta muito melhor que muitos cantores da atual MPB – infelizmente ele não tem nenhum padrinho no meio fonográfico e nem amigos em manipuladoras emissoras de televisão.

Luan Richard tem apenas 2% da visão mas quem está cega mesma é a desinteligente Indústria Fonográfica Brasileira – uma Indústria que não sabe enxergar, valorizar e apoiar os verdadeiros talentos e que também não sabe discernir o que é uma música com letra de boa qualidade...

* Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário, Roteirista e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz.E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 15/08/2015
Reeditado em 15/08/2015
Código do texto: T5347356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.