Finados: O Motivo de Michael Jackson Ser Imortal

Confira abaixo um resumo básico da carreira deste fenomenal artista que partiu em seu plano físico em junho de 2009, mas sua obra permanece vivendo eternamente.

1958 - Nasce Michael Jackson

1962 - Michael assume o vocal da banda Jackson 5 com seus irmãos, ainda em fase amadora.

1963 - Ganha seu primeiro prêmio em um canto no colégio

1965 - Grava seu primeiro compacto ao lado dos irmãos, a faixa "Big Boy" para uma gravadora de bairro

1967 - Os Jackson 5 vencem todos os concursos de calouros nos Estados Unidos

1968 - O grupo é contratado pela gravadora Motown

1969 - O primeiro disco dos Jackson 5 é lançado com "I Want You Back" e "Who´s Loving You" se destacando, a primeira foi número 1 absoluto.

1970 - O segundo disco "ABC" contém além da faixa título a música "The Love You Save", ambas ficaram no primeiro lugar das paradas, recorde de músicas em primeiro e de vendas para um artista em começo de carreira, foram 10 milhões em menos de 1 ano.

1970 - "I´ll Be There" também chega ao primeiro lugar, recorde de 4 músicas em primeiro na Billboard para um grupo estreante, a faixa pertencia ao terceiro disco "Third Album" lançado perto do quarto disco no natal de 70, chamado de "Christmas Album" chegando ao topo das paradas.

1971 - O quinto disco "Maybe Tomorrow" traz a faixa "Never Can Say Goodbye" no primeiro lugar e o sexto disco era um especial de TV "Goin Back To Indiana".

1971 - No mesmo ano "Got To Be There" o primeiro disco solo de Michael ainda com 13 anos é lançado, contendo além da faixa título hits como "Rock Robin" "Aint No Sunshine" e "I Wanna Be WHere You Are".

1972 - O segundo disco solo de Michael "Ben" chega ao primeiro ligar nas paradas como sucesso absoluto.

1973 - O terceiro disco solo de Michael "Music And Me" também traz hits imortais como "Happy", neste período os Jackson 5 lançam o sétimo e oitavo disco "Looking Through The Windows" e "Skywriter" de 72 e 73.

1974 - Os Jackson 5 retomam a ponta com o hit "Dancing Machine" que pertencia ao nono disco "Get It Together" que foi número 1 absoluto, o décimo disco acabaria tendo o nome da faixa e trouxe o hit "I Am Love" em 1974, em "Dancing Machine" ele inventa o passe do robô.

1975 - Sai o último disco dos Jackson 5 pela Motown "Moving Violation" e o quarto solo de Michael na fase infantil pela gravadora "Forever" que trouxe o imortal hit "One Day In Your Life" no primeiro lugar da Europa.

1976 - O grupo é contratado pela Sony (EPIC) e passam a se chamar The Jacksons, nome do primeiro disco que trouxe "Show You The Way To Go" ao topo das paradas, além da ótima "Enjoy Yourself".

1977 - O segundo disco dos The Jacksons chamado "Goin Places", saiu próximo ao filme que MJ participou, "O Mágico de Oz", isso atrapalhou a divulgação do álbum, mesmo o grupo tendo um programa de TV nos EUA, eles já tinham tido uma série animada. Mesmo assim a faixa "Even Through You Gone" se destaca.

1978 - "Destiny" foi o disco de maior sucesso até então, foi o décimo quarto disco dos Jacksons, trouxe faixas históricas como "Blame It On The Boogie" e "Shake Your Body", faixas que bombaram nas paradas.

1979 - "Off The Wall" é o quinto disco solo de MJ, o primeiro na fase adulta, vende cerca de 28 milhões de discos, o masculino mais vendido da década, rende hits em número 1 como "Dont Stop Till Get Enough" e "Rock With You", além de outros como "Off The Wall" e "Shes Out Of My Life".

1980 - Prêmios e muitos prêmios naquele ano, turnê dos Jacksons chamada "Destiny Tour" e sucesso no disco "Triumph", o quarto da fase adulta dos Jacksons, rendendo clássicos como "Heartbreak Hotel".

1981 - Com "Can You Feel It" MJ recebeu o título de inventor do videoclipe, foi um super hit dos Jacksons naquele ano.

1982 - Michael faz a narração do filme E.T e trilha sonora, e dias depois sai "Thriller" que vende 104 milhões de cópias e se torna o disco mais vendido da história.

1983 - "Billie Jean" quebra barreiras raciais e MJ inventa o passe Moonwalk (andando para trás) e "Beat It" le se torna o primeiro negro POP a tocar em rádios de rock.

1983 - "Say Say Say" chega ao primeiro lugar também, era um dueto com o Beatle Mccartney e pertencia ao álbum de Paul.

1983 - "Wanna be Startin Somethin" e "Human Nature" também chegam ao top 10 nos EUA, um recorde, e a faixa título "Thriller" completa 7 hits no TOP 10 de um mesmo disco, recorde absoluto, o clipe bateu todos os recordes possíveis com efeitos nunca vistos e se torna o clipe mais importante da história e o mais vendido.

1984 - "Victory Tour" foi a última turnê dos Jacksons, um sucesso absoluto, naquele ano Michael bate recorde de Grammys (8) numa mesma noite, o disco "Victory" foi o penúltimo dos Jacksons até os dias atuais e trazia faixas como "Torture" e "State of Shock" (Dueto com Mick Jagger).

1985 - "We Are The World" se torna a canção mais popular do planeta, escrita por Michael ela é divulgada com vários de artistas em um projeto humanitário de Michael Jackson para a África.

1986 - Depois de vários prêmios recebidos pela "Era Thriller" e "We Are The World" Michael lança um curta metragem para a Disney "Captain EO".

1987 - "Bad" o terceiro disco de Michael na fase adulta se torna sucesso absoluto, foram 5 músicas número 1, "I Just Cant Stop Loving You" "Bad" "The Way You Make Me Feel" "Man In The Mirror" "Dirty Diana", vende cerca de 40 milhões e se torna o décimo mais vendido da história.

1988 - "Moonwalker" o filme foi lançada junto com uma biografia escrita pelo astro, o filme logo se torna o VHS mais vendido da história e a faixa que divulgou chamada "Smooth Criminal" se torna geme, chega ao topo e nela MJ inventa um novo passe chamada "The Lean".

1989 - "Leave Me Alone" também fazia parte do filme e do álbum "Bad" e ganhou o Grammy de melhor vídeo.

1989 - Encerrada a "Bad Tour" a maior em números de shows e maior arrecadação da história, era a primeira tour solo de MJ com mais de 100 shows.

1990 - 2300 Jackons Street foi o último disco dos Jacksons até hoje, continha a faixa título com todos os irmãos participando. Neste mesmo ano ele grava faixa com os Simpsons e desenha e faz a música do jogo de game Sonic, o que só foi descoberto após sua morte a pedido do mesmo.

1991 - "Black Or White" se torna a maior audiência de um clipe inovador na história, várias redes transmitiram simultaneamente o vídeo, ela chegou ao topo em todo o mundo e pertencia ao quarto disco "Dangerous" lançado naquele ano.

1992 - "Dangerous" vende 42 milhões e se torna o mais vendido da década de 90, traz hits e clipes memoráveis como "Remember The Time" "In The Closet" "Jam" "Who Is It" "Heal The World", a última era um projeto de uma de suas instituições de caridade.

1993 - Encerrada a "Dangerous Tour" o maior show da história de um artista, realizado em 92 em Bucareste e transmitida pela HBO, ele chega a sair voando do palco, naquele ano vários recordes, a maior audiência da TV Americana, uma entrevista a Oprah Winfrey, ele consegue a quinta maior audiência na perfomance do Superbowl e recebe no Grammy o prêmio de maior lenda viva. Naquele ano é acusado de abusco sexual pela primeira vez, paga a família e a acusação é retirada para não atrapalhar a divulgação de "Dangerous".

1994 - "Will You Be There" fazia parte do filme "Free Willy", sucesso novamente. Neste ano se casa com Lisa Presley a filha de Elvis.

1995 - "History" é lançado, um vídeo sensacional é apresentado ao mundo, Michael com seus soldados e inaugurando uma estatua, foi a maior promoção de um disco, 32 milhões vendidos, o disco duplo mais vendido da história. Traz hits históricos como "Scream" (Dueto com Janet, sua irmã e clipe mais caro da história) "Childhood" (Tema do Free Willy 2) "Stranger In Moscow" "Earth Song" (Seis semanas em primeiro na Europa, maior recorde por lá).

1995 - "You Are Not ALone" detém um recorde insuperável, a ´rimeira canção a estrear em primeiro na Billboard.

1996 - "They Dont Care About Us" se torna sucesso e o vídeo foi gravado no Brasil com o Olodum em Salvador e na favela no Rio. Nesta época se separa de Lisa, casa-se com Derbie Rowe, sua enfermeira, e inicia a "History Tour", sua terceira turnê e última turnê solo, que aliás passou por todos os continentes e foi a turnê de maior sucesso da história de um artista. Bate recorde de prêmios no World Music Awards.

1997 - "Blood On The Dance Floor" um pequeno disco com 5 inéditas é lançada, logo a faixa título vira febre principalmente na Europa. Seu filho Prince nasce naquele ano e Paris nasce no ano seguinte, assim se separa da enfermeira. O disco vende 10 milhões e se torna o disco de músicas remixes (Dance) mais vendido da história.

1998 - "Ghosts" o curta é lançado, a faixa do disco "blood on the dance floor" se torna o vídeo mais longo da história com 40 minutos e traz efeitos nunca vistos, o vídeo o leva a Cannes para uma homenagem. Uma releitura de "Thriller".

1999 - "Mj And Friends" é organizado por MJ, com 2 shows na Coréia e Alemanha arrecada fundos para instituições e traz um Michael ainda forte.

2000 - Michael recebe o prêmio de artista do milênio pelo "World Music Awards", prêmio que ele receberia de outras premiações anos seguintes como o AMA.

2001 - Sai o disco "Invincible", seu sexto disco de inéditas pela SONY, a faixa "You Rock My World" chega ao topo das paradas em clipe com Marlon Brando e "Cry" é lançada após o 11 de setembro. O álbum é considerado pela Billboard o disco da década de 2000.

2001 - "What More Can I Give" foi um projeto estilo "We Are The World" que visava arrecadar fundos e foi lançado pós tragédia de 11 de setembro de 2001, Michael chegou a organizar um show e foi realizado em outubro, a faixa teve vários artistas como Shakira e Mariah Carey mas foi cancelada depois devido a problemas contratuais, assim como seu disco "Invincible" teve promoção cancelada devido a desacordos comerciais entre ele e a Sony.

2002 - Gravou suas últimas perfomances com público no Bandstand e Apollo Teatro, e participou do episódio infeliz em que ele segura seu terceiro filho "Blanket" na sacada do hotel Adlon em Berlim, a fim de mostrar o bebê aos fãs.

2003 - Gravou uma nova entrevista com o apresentador Martin Bashir, no pior ano de sua carreira o cantor foi vítima do apresentador que editou o documentário e criou uma imagem ruim de Michael para o público, para completar o documentário ajudou a criar uma nova acusação (A segunda) contra Michael por pedofilia, um jovem que aparece no documentário, o apresentador se desculpou arrependido anos depois dizendo que nada demais havia na casa de Michael.

2003 - Neste mesmo ano a coletânea "Number Ones" se torna uma das 5 mais vendidas da década de 2000 e traz a inédita "One More Chance" que só teve seu clipe revelado 7 anos depois devido aos problemas de justiça de Michael enfrentados naquele ano, ele gravou o vídeo mas não foi lançado. O disco vende 13 milhões de cópias.

2004 - A mídia aproveita aquele ano para tripudiar em cima de MJ, foi uma série de idas a corte superior para se defender da acusação, o julgamento seria no ano seguinte, A sony LANÇA O box "Ultimate Collection" que traz faixas inéditas imperdíveis como "Weve Had Enough".

2005 - Michael é inocentado por 100% do juri da acusação de abuso sexual, um caso que quase arruinou sua carreira, mas que o deixou péssimo psicologicamente e de saúde.

2006 - A coletânea "Essencial" é lançada e um box chamado de "Visionary". O ano é de recuperação emocional, se condenado MJ poderia passar o resto de sua vida preso. No mesmo ano dá a volta por cima e se apresenta pela última vez no World Music Awards onde recebe o prêmio de maior artista da história das mãos de Beyonce concebido pelo GUINES.

2007 - "Thriller" completa 25 anos e um disco comemorativo é lançado, contendo a faixa inédita "For All Time", ele começa a morar no oriente médio a fim de novos contratos, sua parceria com a Sony chega ao fim.

2008 - "King Of Pop" a primeira coletânea interativa foi lançada, com músicas escolhidas por fãs, MJ completa 50 anos e a mídia o pressiona por músicas novas e o questiona cada vez mais da aparência.

2009 - Michael anuncia sua nova turnê "This Is It" em um emocionado discurso, diz que será a última e seus ensaios começam a bombar na mídia mundial pela vitalidade e genialidade dirigindo o espetáculo no palco, um avião o levaria o final do show dentro do palco. Michael morre em 25 de junho, em 7 de julho um memorial a altura do astro, o mundo parava naquela época para o reverenciar, nunca o mundo viu tamanha comoção. Verdades começam a aparecer como o garoto confessando que mentiu sobre uma acusação de abuso sexual.

2009 - O Filme "This Is It" arrecada milhões contendo os ensaios finais de Michael para a turnê que aliás já tinha vendido 1 milhão de ingressos muito rapidamente, a música título vira sucesso mundial e trazia seus irmãos nos back vocals.

2010 - O primeiro contrato pós morte é feito, o maior da indústria fonográfica, a Sony lança o primeiro disco póstumo que vende mais de 5 milhões em época de queda dos discos devido a internet e pirataria. O Álbum traz "Hold My Hand" com Akon chegando ao topo, além de "Hollywood Tonight" e "Behind The Mask".

2011 - O "Circo de Soleil" lança uma turnê chamada "Imortal" e traz um disco de músicas de remixes com parceria com a Sony, no mesmo ano "All In Your Name" é lançada por Barry Gibb, ex Bee Gees, um dueto épico entre 2 gênios.

2012 - "Bad" completa 25 anos e o disco é comemorado com edições especiais, incluindo um show ao vivo em Londres de 88 e músicas inéditas como "Al Capone" e "I´m So Blue".

2013 - Os Jacksons mesmo sem Michael fazem uma nova turnê chamada de "Unity Tour" e shows tributos e prêmios continuam condecorando Jackson ao redor do mundo.

2014 - "Xscape", o segundo disco solo póstumo de Michael é lançado e faz mais sucesso que o anterior, a faixa "Love Never Felt So God" com Justin Timberlake chega ao primeiro lugar em quase todo o mundo, além dela a apresentação de "Slave For The Rythim" com o holograma de MJ no palco marcam a divulgação do disco.

2015 - O ano em que se completa 6 anos sem Michael, a Sony anuncia que lançará uma edição especial de 25 anos do disco "Off The Wall.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 02/11/2015
Código do texto: T5435912
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.