Brasil: O rádio e a televisão na década de 1950

No início da década de 1950 continuam a predominar os sambas-canções, mas as transformações eram uma constante. Naquela época eram famosos pelas ondas do rádio: Emilinha Borba, Dalva de Oliveira, Ataulfo Alves, Trio Cristal, Nat King Cole, Francisco Alves, Ivon Curi, Nelson Gonçalves, Sylvia Telles, Doris Monteiro, Elizeth Cardoso, Nora Ney. Até então, o rádio era o grande responsável pela difusão da música. Mas apareceu a televisão: trazida por Assis Chateaubriand que fundou a TV Tupi, o primeiro canal do país em São Paulo a 18 de setembro de 1950. Somente em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi no Rio de Janeiro.

A década de 50 foi áurea no cinema. Na política houve dramas como o suicídio de Getúlio Vargas em agosto de 1954, e teve como sucessor Juscelino Kubitschek.

Nos Estados Unidos o Rock and Roll e seu subgênero, o Rockabilly repercutiu mundialmente com os cantores Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard. No Brasil surge a Bossa Nova, um misto de Samba e Jazz.

Em fevereiro de 1957, o prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, proíbe o Rock and Roll nos bailes, mas essa e outras proibições, só iriam contribuir para exacerbar mais ainda a preferências do público jovem.

Em 29 de junho de 1958, na Copa do Mundo, o Brasil conquistou seu primeiro título da competição, ao vencer a Suécia por 5 a 2 na final.

O cantor Juca Chaves satiriza o presidente Juscelino, cantando uma canção por nome de “Presidente Bossa Nova” que pode ser ouvida no link abaixo https://www.youtube.com/watch?v=RP8JEoxUtec

Naquela década, a música estrangeira, mais do que nunca foi copiada aqui no Brasil, principalmente pelos jovens. O próprio Roberto Carlos, que era um cantor iniciante, foi apresentado pelo famigerado Carlos Imperial em um programa de televisão como sendo o Elvis Presley brasileiro. Mas o próprio Roberto, que não tinha definido ainda o seu verdadeiro estilo de cantor romântico, chegou a gravar seu primeiro compacto imitando João Gilberto, o mago do novo estilo brasileiro de tocar e cantar. A partir daí as mudanças ocorreram de forma brusca, e a música popular do Brasil estava no caminho que a levaria a ser conhecida internacionalmente, embora já tivesse sido apresentada aos americanos pela Aquarela do Brasil de Ary Barroso. A Bossa-Nova chegou com a sua sofisticação e inovação para mudar o rumo da mesmice do velho samba-canção, o estilo de João Gilberto sofreu críticas e até hoje sofre por parte de alguns segmentos tradicionais.

Continua no próximo artigo