Nelson Ned, o romântico Internacional

Nelson Ned D`Ávila Pinto, nasceu a 2 de março de 1947 em Ubá-MG. Foi cantor, compositor e escritor brasileiro e o primeiro latino-americano a vender um milhão de discos nos Estados Unidos. Chegou a cantar com grandes nomes da música romântica como Julio Iglésias.

Ainda criança, foi diagnosticado com displasia espôndilo-epifisária, que o levou a ter apenas 1,12 metro de altura na fase adulta. Nelson começou cedo e foi premiado como cantor já aos 4 anos em uma rádio de Ubá. Depois a família foi residir em BH, onde ele aos 12 anos iniciou sua carreira ganhando espaço na TV Itacolomi. Nos anos 60 começou a gravar discos, inclusive em países da América Latina, Europa e África, onde se tornou muito popular. Em 1970 ganhou o prêmio de melhor intérprete no I Festival da Canção Latino-Americana de Nova York, com transmissão ao vivo pelo canal 47 e foi logo contratado pela gravadora United Artists. Seu maior sucesso foi a canção “Tudo Passará”, de 1969, que obteve quarenta regravações. Vendeu mais de 45 milhões de discos em toda sua carreira.

A partir de 1990 passou a cantar canções evangélicas, e conquistou um Disco de Ouro já no seu primeiro lançamento. Em 1996 lançou a biografia “O Pequeno Gigante da Canção”. No livro, conta que enfrentou depressão no auge de sua carreira, passou a beber e se envolveu com drogas. Em 2003 sofreu um AVC que o levou a perder a visão do olho direito, além disso, sofria de diabetes, hipertensão e estaria desenvolvendo o mal de Alzheimer. Faleceu a 5 de janeiro de 2014, devido a complicações de um quadro de pneumonia. Moacyr Franco disse dele: "A vida inteira foi tratado por muitos como um anão de circo, e foi alvo de muitas piadas". Das regiões do Brasil, Nelson era mais respeitado no Nordeste. Fora do Brasil é que ele foi respeitado no nível que merecia. Cantou no Madison Square com Charles Aznavour. Em 1973, quebrou o recorde pertencente a Carlos Gardel numa apresentação em Bogotá. O ápice de sua carreira se deu em 16 de junho de1974 quando lotou por duas vezes o Carneggie Hall, o auditório de maior prestígio do mundo. Depois de Carmen Miranda foi o cantor brasileiro que alcançou maior sucesso popular fora do nosso país. Um de seus fãs internacionais era o escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, Nobel de literatura 1982, que em resposta a Chico Buarque disse, que se seus romances fossem música, queria que fosse um bolero composto por Chico e cantado por Nelson Ned.

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 10/03/2017
Código do texto: T5936460
Classificação de conteúdo: seguro