Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Danças do Brasil, parte III





Samba, é o ritmo mais brasileiro e um dos mais reconhecidos no mundo. A palavra deriva da língua banto, falada em Angola no continente africano. Vem do termo "samba" (bater umbigo com umbigo), ou de "sam" (pagar) e de "ba" (receber). Nas antigas rodas de escravos se praticava a umbigada, dança em que dois participantes davam bordoadas um no baixo-ventre do outro. O Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro. Existem mais de dez variações desse ritmo, sendo o choro, a bossa-nova, o samba enredo, o de breque e o pagode, alguns deles.
Pagode, baseando-se no samba, o carioca criou a gafieira e o paulistano inventou o pagode. É uma reunião com muita música, dança e comida, que aparece pela primeira vez em 1873. Mas que ficou esquecida, só voltando com força na década de 1980, durante as reuniões de boteco ou de fundo de quintal. Os ritmistas se encontravam para fazer um sambinha cadenciado e sempre havia aqueles que ensaiavam alguns passinhos a dois.
Gafieira, surgiu na década de 1920, nos salões de dança cariocas. Esses lugares eram conhecidos como gafieiras, palavra que vem de gafe (pois muitos frequentadores dançavam de qualquer jeito, cometendo gafes). O ritmo é uma mistura de samba e de chorinho.
Partido alto, é uma roda de samba na qual se distingue um dançarino solista. A música tem um refrão que é repetido por todos a cada quadra improvisada. Ganhou destaque principalmente no Rio de Janeiro, para onde foi levado por negros da Bahia.

Carimbó, nome da dança de roda ao ritmo do reco-reco, do pandeiro e do carimbó, que é um atabaque de cerca de um metro de comprimento, cavado num tronco. Nesta dança, uma bailarina se coloca no centro da roda e, com movimentos rápidos e trejeitos, procura encobrir o parceiro mais próximo com sua ampla saia. Se não consegue, cede lugar a outra. É típica da região Norte.
Lambada, dança folclórica do Pará, inspirada no carimbó. A lambada surgiu na década de 1970 e fez grande sucesso na Bahia. Sofreu influência de vários ritmos como o zouk (dança típica das Antilhas francesas), a salsa e o merengue, entre outros ritmos caribenhos. O grupo Kaoma, depois de uma consagradora temporada na Europa, no final da década de 1980, fez o país inteiro dançar de pernas coladas.
Fricote, nasceu no Nordeste, tem um som que lembra o da lambada, mas a marcação do ritmo se destaca mais; tem mais batucada e menos teclado, além de sopros, fraseados musicais típicos da América Central e não se dança de corpo colado.


Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 06/04/2018
Código do texto: T6301469
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Agamenon violeiro
Russas - Ceará - Brasil, 57 anos
582 textos (16799 leituras)
149 áudios (4453 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/18 13:22)
Agamenon violeiro