OS 10 COVERs MAIS INUSITADOS DO POP/ROCK/PUNK/METAL

Gostaria de começar essa resenha lembrando que todos nós gostamos de listas, em todos os sentidos, tipo, nossos 10 momentos mais engraçados, as 5 maiores roubadas que já nos metemos, os 3 melhores amigos, etc e como sou simplesmente aficionado por covers e versões, resolvi criar sob meus critérios íntimos, uma lista com os 10 covers mais inusitados de todos os tempos, junto a uma crítica explanatória. Bem, conforme já citado, os critérios são meus, e todas as músicas são pertinentes a algum momento íntimo de minha vida, cabe a reflexão de cada sofredor, ou melhor, leitor que se identifique um pouco ou talvez muito com cada versão exposta, mas o meu intuito é de simplesmente criar uma lista insólita e uma leitura suave. Os LINKs para a audição de tais petardos musicais seguem junto, então, aperte o cinto e prepare-se para pelo menos rir um pouco!

10°lugar – MÚSICA : GIMME GIMME GIMME – VERSÃO : YNGWIE MALMSTEEN – BANDA OU CANTOR(A) ORIGINAL : ABBA

Certo dia o Deus Sueco da Guitarra, Yngwie Malmsteen, passeava pela terra, e em seu estúdio, resolveu homenagear seus companheiros Deuses Suecos do POP, ABBA. Pegou uma de suas melhores músicas e introduziu além de peso, seu fraseado inconfundível na guitarra, tornou uma música de POP do final dos anos 70 ( creio que 1979 ) em uma releitura excepcional exatamente no ano de 2000, em seu álbum ANTHOLOGY 1994-1999. Com uma grande pitada de peso, impossível não gostar dessa singela homenagem entre compatriotas.

DETALHE : Nessa versão, o Vocalista Mark Boals troca propositalmente o verso “ Gimme, gimme, gimme a man after midnight “ (me dê um homem após a meia noite) para : “ gimme , gimme, gimme a love after midnight” (me dê um amor após a meia noite) , quanta insegurança...

LINK : https://www.youtube.com/watch?v=zliRIq693iQ

9°lugar – MÚSICA : PAPARAZI – VERSÃO : EXIT EDEN – BANDA OU CANTOR(A) ORIGINAL : LADY GAGA

Quatro belas e excelentes cantoras resolvem criar uma banda de metal sinfônico em 2017. Para os entendidos no assunto, uma temática um tanto clichê. Em seu primeiro álbum, RHAPSODIES IN BLACK, de 2017 também, com o perdão da palavra, essas musas atiram para todos os lados, nem sempre conseguindo acertar o alvo. Mas, a qualidade sonora e os arranjos de seu álbum de estreia são inegáveis, e destaco a incrível versão de um hino POP de uma expoente POP de coluna ruim, LADY GAGA com uma releitura apaixonante de um de seus principais sucessos. Se eu disser que é uma versão bem pesada, estaria cometendo um tremendo pleonasmo, mas a qualidade das moças canoras é inegável, vale muito a pena ouvir e baixar em algum pen drive para ter sempre perto de seus ouvidos.

DETALHE : A banda têm uma integrante Brasileira , a Bela Marina La Torraca, que é facilmente identificada nos vídeo clipes da banda com seu braço esquerdo repleto de tatuagens lindíssimas.

LINK : https://www.youtube.com/watch?v=Enu3Oy6_L-I

8°lugar – MÚSICA : WICKED GAME - VERSÃO : H.I.M. – BANDA OU CANTOR(A) ORIGINAL : CHRIS ISAAC

Uma música mais ou menos, ou melhor, mais para menos, de um cantor pseudo-rockabilly Californiano do final dos anos 80, torna-se uma boa canção na versão de uma banda de Gothic Metal Finlandesa. Realmente, creio esse ser o cover mais inusitado de toda a lista. A banda H.I.M., liderada pelo seu vocalista Gótico Ville Valo, que entre uma bebedeira e outra, grava em sua demo de 1995 a canção WICKED GAME, e é lançado tanto em seu EP de 1996 quanto em seu disco de estreia em 1997 e arrebenta em seu País de origem, os credenciando para o lançamento do CD na Alemanha, Japão, Rússia e Austrália com razoável sucesso. A propósito, típica versão que ficou melhor que a original, com um belo peso e pontuada por um timbre de voz marcante, vale a pena gastar uns minutinhos de sua vida e conferir.

DETALHE : O vocalista Ville Valo pode ser considerado um quebrador de paradigmas, afirmava na época que sua ele próprio e sua banda estavam posicionados mais para a tristeza e angústia da temática da música do que propriamente para o excesso de testosterona e virilidade das demais bandas de heavy metal da época. Cabe reflexão.

LINK : https://www.youtube.com/watch?v=8oYodfK4DkE

7°LUGAR – MÚSICA : TAKE ON ME - VERSÃO : MXPX – BANDA OU CANTOR(A) ORIGINAL : A-HA

Antes do reconhecimento e de gravar um Álbum em uma grande gravadora, em Novembro de 1995, os meninos skatistas da banda PUNK ROCK de Washington, MXPX, gravaram um álbum com alguns covers bem inusitados, e o que mais chamou a atenção, é justamente a versão de um hino do POP oitentista, TAKE ON ME. O álbum foi o ON THE COVER, que possuía entre outras faixas, músicas de Buddy Holly e Bryan Adams. A versão, traz a rapidez e a agressividade do PUNK ROCK, belos riffs substituindo os teclados da versão original e é contagiante em seu ritmo.

DETALHE : Numa época anterior ao advento das redes sociais, essa banda ficou tão popular em suas apresentações com esse cover, no boca a boca dos fãs, que acabaram por ser contratados no ano de 2000 pela grande gravadora A & M RECORDS.

LINK : https://www.youtube.com/watch?v=2Of_z0AhgTw

6°LUGAR – MÚSICA : WEATHERING HEIGHTS - VERSÃO : ANGRA - BANDA OU CANTOR(A) ORIGINAL : KATE BUSH

Me desculpem os demais headbangers Brasileiros fãs de Sepultura, Krisiun e afins , mas a melhor banda de metal Brasileira foi, é e sempre será o ANGRA com a formação original, André Mattos nos vocais. Esse cara, no álbum de debut do Angra de 1993, grava uma música de sua musa inspiradora, Kate Bush, que é simplesmente uma pérola! Não soa apenas como uma homenagem, e sim, como uma obra prima. Toda a agressividade do estilo, aliados a uma técnica vocal impressionante torna essa canção irresistível. Se você ainda não ouviu, se prepare para uma bela surpresa.

DETALHE : André Mattos sempre foi grande fã de Kate Bush. Nessa gravação, o músico que gravou a bateria foi Thomas Nack, que era o baterista da banda Alemã GAMMA RAY, que além de grande amigo de Andre Mattos, também era um grande fã de Kate Bush. Em 1996, na acanhada casa de shows IMPERATOR, no saudoso bairro do Méier no Rio de Janeiro, tive a oportunidade de assistir ao vivo, e os caras não decepcionaram!

LINK : https://www.youtube.com/watch?v=Qrtf43qANkE

P.S.: Para quem leu a obra O MORRO DOS VENTOS UIVANTES, sabe que essa música é baseada nesse livro, e eu considero um tanto macabra... a gente não sabe se Cathy está viva ou morta, eu considero o verso “ Heatcliff, Sou eu, Cathy, voltei para casa, estou com tanto frio, deixe-me entrar pela janela...” um tanto mórbido.

5°LUGAR – MÚSICA : JUMP – VERSÃO : AZTEC CAMERA – BANDA OU CANTOR(A) ORIGINAL : VAN HALEN

Ao contrário da maioria dos covers aqui elencados, esse fez um caminho diferente. A música original, possui o peso do HARD ROCK dos ícones Norte-Americanos VAN HALEN, e essa banda de INDIE ROCK, oriunda dos confins da Escócia, consegue fazer uma versão totalmente harmônica e repleta de violões retirando praticamente todo o peso original e transformando essa canção em um bombonzinho de cereja com licor! Doce e inebriante, uma delícia! Surpreendente do início ao final. Essa música foi lançada no álbum COVERS & RARE, uma compilação de 1993 e foi bastante executada nas FMs da Europa.

DETALHE : Bem, tirando os SIMPLE MINDS, BELLE AND SEBASTIAN, COCTEAU TWINS e obviamente THE JESUS AND MARY CHAINS , não me recordava de mais nenhum bom expoente oriundo das terras altas da Escócia.

LINK : https://www.youtube.com/watch?v=COtZZmWKcRI

4°LUGAR – MÚSICA : MATERIAL GIRL - VERSÃO : VIRGIN – BANDA OU CANTOR(A) ORIGINAL : MADONNA

Vinda de um mercado não conhecido, sem tradição de bandas de Rock comerciais, vêm o meu quarto lugar. A banda Virgin, liderada pela Belíssima Dorota Rabczeswska, também conhecida como Dorota Elektroda, ou simplesmente DODA, foi um grande expoente do HARD ROCK da Polônia. Em seu primeiro disco, auto intitulado VIRGIN de 2002, vêm o petardo MATERIAL GIRL, com um belo arranjo de guitarras e uma voz feminina agressiva, na minha opinião, um dos melhores covers da Deusa do POP, Madonna.

DETALHE : Em 2007, após o lançamento de 3 álbuns de sucesso local, A diva extingue a banda e segue em carreira solo, e, até hoje, é considerada pela CNN como a décima personalidade Polonesa de todos os tempos, cantou pouquíssimas canções em Inglês, preferindo sua língua nativa.

LINK : https://www.youtube.com/watch?v=_WjUIBWN9f0

3°LUGAR – MÚSICA : WHAT A WONDERFUL WORLD – VERSÃO : JOEY RAMONE – BANDA OU CANTOR(A) ORIGINAL : LOUIS ARMSTRONG (versão mais conhecida )

Essa é de chorar. Nosso saudoso Joey Ramone, personalidade e líder dos RAMONES, morreu de câncer em 2001. Um ano depois, é lançado um álbum solo seu chamado DON´T WORRY ABOUT ME ( não se preocupe comigo ) contendo essa música... A versão cantada por ele é impressionante e extremamente emotiva, cativa e arrepia e foi muito executada nas FMs do mundo todo nos anos de 2002 e 2003. O vídeo Clipe também é sensacional. Minha singela homenagem a esse grande cara, que descanse em Paz no céu do Rock.

DETALHE : Joey Ramone foi um semi Deus do PUNK ROCK. Em 1992, eu então com 15 anos, tive a honra e o privilégio de assistir ao show dos RAMONES no finado CANECÃO, Rio de Janeiro, show que ficou famoso pois um imbecil detonou uma bomba de gás lacrimogêneo no meio da apresentação, e em 1996 também pude conferir a turnê de despedidas desses loucos, ADIOS AMIGOS, também no Rio de Janeiro, no antigo METROPOLITAN.

LINK : https://www.youtube.com/watch?v=8IoO5nkxT_4

2°LUGAR – MÚSICA : SMOOTH CRIMINAL – VERSÃO : ALIEN ANT FARM – BANDA OU CANTOR(A) ORIGINAL : DEUS ( MICHAEL JACKSON )

Uma bandinha de NU METAL Californiana dos anos 90 consegue criar uma versão absurdamente maravilhosa de um dos maiores sucessos de Deus, quer dizer, do grande e imortal Michael Jackson. Essa é a graça da música em si, ser surpreendido sempre. Creio que esses caras, apesar de terem gravado 5 álbuns e terem vendido cerca de 5 milhões de discos pelo mundo, vieram a esse mundo para nos agraciar com uma versão estupenda dessa música.

DETALHE: O vídeo clip também é sensacional, com várias homenagens ao Deus do POP, quem se lembrar da obra de Michael Jackson, vai perceber diversas citações á sua obra.

LINK : https://www.youtube.com/watch?v=CDl9ZMfj6aE

1°LUGAR – MÚSICA : NOBODY DOES IT BETTER – VERSÃO : RADIOHEAD – BANDA OU CANTOR(A) ORIGINAL : CARLY SIMON

Conforme citado na introdução, essa é uma lista de 10 covers inusitados que me remetem a algum lugar ou sensação de meu íntimo. Essa versão, que arrepia ao ser executada, originalmente gravada por Carly Simon para um dos filmes do James Bond, e executada com um arranjo sensacional pelos loucos do RADIOHEAD, é divina! Essa versão possui uma história curiosa. Os caras do RADIOHEAD brincavam no estúdio com algumas músicas no fim das sessões e em um especial da MTV Inglesa, resolveram, de forma meio improvisada, tocar ao vivo em agosto de 1995. Foi uma catarse coletiva!

DETALHE : Ao longo do ano de 1995, eles continuaram a executar essa canção em seus shows, mas, não costumam mais tocar e nem gravaram essa fantástica canção. Poderosa do início ao final, vale baixar para ouvir sempre!

LINK : https://www.youtube.com/watch?v=mfmQe_eBvrc

Bem, espero que tenha gostado. Se você não cochilou até agora lendo essa linhas infames, não esqueça de deixar um comentário, critique, xingue, diga de qual versão mais gostou, o aprendiz de escritor agradece!