Noética

O escritor Dan Brown, mais uma vez, surpreendeu os aficionados caçadores de segredos ao publicar o seu livro O Símbolo Perdido, lançado em meados de 2009. Embora, basicamente, esse livro seja uma tentativa de trazer ao público algo mais sobre os significados da simbologia mística e rituais esotéricos, propõe também a provar que realmente o nosso cérebro, a nossa mente ou mesmo o nosso pensamento tem poderes extraordinários capaz de influir, movimentar ou até de modificar a matéria ou literalmente mover montanhas.

Assim, especialmente no capítulo quinze deste best Seller, a personagem Katherine Solomom, cientista e pesquisadora, cita supostos fatos de alterações moleculares que teriam sidos provocados pelo poder da mente ou por outras forças similares e registrados por equipamentos Geradores de Eventos Aleatórios, mais conhecidos como GEAs.

Segundo Ela, os nossos pensamentos interagem com o mundo físico e, mesmo que não saibamos disso, a mente domina a matéria. Ainda segundo a pesquisadora o tônus formado por milhões de mentes com pensamentos apontado para uma só direção concentram um volume tão grande de energia que seria capaz de mover um medidor GEA a milhares de quilômetros de distância.

Outra experiência supostamente comprovada pela pesquisadora Katherine, é que os nossos bons pensamentos agem sobre a matéria de forma completamente diferente dos nossos pensamentos maus. Entre outras comprovações estariam as experiências que confirmam a ideologia básica da ciência noética sobre o potencial do pensamento humano que quando adequadamente direcionado, tem a capacidade de afetar e modificar a massa física.

Concordando com essa tese a especialista em noética Dra. Lynne Mctaggart, informa que a prece e a meditação coletiva produziriam resultados similares nos GEAs, o que viria comprovar o poder que tem a mente humana.

Esse poder da mente, do pensamento ou do espírito embora conhecido desde a Antiguidade e praticado por todos os místicos e esotéricos de todo o mundo somente se tornou objeto de estudos mais avançados e sérios a partir do final do século XX, e embora não se tenha chegado a uma comprovação efetiva é fácil reconhecer e verificar alguns fenômenos dessa natureza nos meios religiosos e espiritualistas que, modernamente, estão sendo estudados e pesquisados através do que se convencionou chamar de teoria ou mesmo ciência “Noética”.

Para a maioria dos estudiosos e pesquisadores, noética é uma teoria que se propõe juntar ciência e espiritualismo, numa tentativa de provar que a nossa mente em conjunto com o nosso espírito é capaz de movimentar e até de transformar a matéria ou modificar as suas moléculas.

A noética e seus pressupostos vêm de muito tempo, pois de acordo com Platão, a noesis é a mais elevada atividade mental possível. Etimologicamente, noética vem do grego nous que significa mente e noes que significa pensar. Assim noesis significaria poder do pensamento, e explicaria os fenômenos midiáticos mais conhecidos como lei da atração que, inclusive, já foi alvo de estudos e de explanações no livro e filme O Segredo o qual embora muito bem elaborado, segundo o nosso entendimento, também, não conseguiu provar nada do que afirma.

Considerando que a noética na sua dimensão espiritual vai muito além do cérebro, e mesmo na falta de provas cabais, não podemos negar que em determinados lugares e em condições especiais, alguns fatos estranhos ocorrem e com relativa freqüência como por exemplo as curas nos cultos evangélicos, carismáticos e sessões espiritualistas.

De qualquer forma essa ciência, que preferimos chamar de teoria, é tão levada a sério no mundo, que existe até centros ou institutos de estudos específicos. Um deles, o Instituto para estudos das ciências noéticas, ou IONS Intitute of Noetic Sciences, que é atualmente dirigido pela Dra. Marilyn Mandala Schlist e que teria sido fundado pelo astronauta da missão Apollo XIV de 1993 Edgar Mitchell, o sexto homem a pisar na lua.

No Brasil,temos o Willis Harmann House, instituição congênere que também se dedica ao estudo e pesquisas sobre os possíveis poderes do nosso cérebro, mente ou pensamento.

Resumindo, a noética busca resgatar o elo entre a ciência moderna e o misticismo antigo, como os poderes dos magos, feiticeiros, bruxas, xamãs, fadas, e dos próprios, hodiernos, médiuns espiritualistas. Essa descoberta estaria ligada a uma crença espiritual chamada de consciência cósmica ou o inconsciente coletivo tão apregoado pela psicologia de Jung.

Já as investigações altamente controladas que produziriam fenômenos extraordinários seriam a prova de que o nosso pensamento de fato interage com o mundo físico dando origem aos chamados milagres. Além de Platão, Aristóteles e alguns teólogos da igreja como Sto Agostinho, Sto Tomas de Aquino, São Francisco e outros, inclusive Buda, já admitiam ser o mundo criado pelos nossos pensamentos.

Nesse, emaranhado de perguntas sem respostas concretas, recorre-se, também, a propalada, mas pouco explicada teoria da física ou mecânica quântica, que se formos pelos seus postulados, vamos perceber que quanto mais de perto analisarmos a matéria menos material se torna o mundo que passa a ser constituído por pura energia.

Diante disso, voltamos a estaca zero e já nos ocorre perguntar, será que o que vemos existe mesmo? Será que podemos confiar em tudo que nos dizem, nos ensinam ou nos nossos sentidos?

Para encerrar, mesmo considerando todas essas teorias mirabolantes que tentam provar que a nossa mente, realmente, tem algum poder é como pesquisador e estudioso da parapsicologia, que somos forçados a afirmar que o tão propalado poder da mente não passa pura charlatanice.

Jhon Macker
Enviado por Jhon Macker em 19/11/2017
Código do texto: T6176392
Classificação de conteúdo: seguro