TERAPIA-Escolha...

(Transcrição gravada e posteriormente resumida de uma palestra científica no meu sindicato.)

...a mais indicada para você.

1---Insônia, dor de cabeça... ansiedade.

Diagnóstico - dispensáveis exames clínicos, nada do ponto de vista fisico: apenas distúrbios psicossomáticos, isto é, dificuldades psicológicas. Indicação de terapia (busca de ajuda). ----- 'Grilos' variados nas pessoas - problemas específicos - fobia, medo de falar em público, sentimento vago de inadequação (sensação de que nada dá certo na vida) e/ou vontade se autoconhecer. Cadê um bom terapeuta para estas necessidades? Pensar sobre linha de atuação, empatia e confiança mo profissional. Linhas diferentes e métodos empregados. A TEORIA é o conjunto de conceitos, todas com o objetivo comum do bem estar de cada um. Uma dificuldade maior pode estar impedindo o desenvolvimento global (físico, psíquico e emocional), problema este considerado um 'sintoma' - atacar as causas! Aumentar o grau de consciência de cada um sobre si mesmo e, com isso, promover mudanças internas que levam a maior harmonia pessoal e com o mundo.

2---Possiveis caminhos 'certos':

a) PSICANÁLISE - A teoria psicanalítica desenvolvida pelo "Pai" FREUD baseia-se num modelo psíquico composto por 3 elementos: o ID - ligado ao instinto, o lado primitivo de cada ser; o EGO, aquilo que é sempre relacionado a atitudes, valores e percepção; o SUPEREGO, espécie de censura que a pessoa se impõe, mas que é determinada pela sociedade. Teorias criadas entre o final do século XIX e o início do XX, elementos relacionados com certas etapas da vida, especialmente a infância - a partir dessa teoria, o médico desenvolveu um método específico de tratamento que emprega basicamente análise e interpretação de SONHOS e também a chamada TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE, ou seja, o paciente faz associações entre palavras-ideias-pensamentos que o terapeuta depois interpreta - a meta de ambos /sonhos e associação/ é trazer à tona o material do inconsciente, matéria prima da análise, melhor compreendendo o psiquismo de cada um e como consequência o seu comportamento. Exemplo: sonhar repetidamente estar caindo em precipício significa medo de perder o controle de determinadas situações. Não é assim tão simples: a interpretação só é bem feita dentro de todo um quadro terapêutico - conclusão correta, a consciência desse medo será o primeiro passo para a mudança de comportamento. ----- Depois de FREUD, muitos ampliaram suas ideias. Outros partiram das originais ideias freudianas, por exemplo o conceito de inconsciente, e foram-se afastando do mestre austríaco - entre eles, JUNG e REICH. ----- Na psicanálise clássica, provavelmente 3 a 4 sessões semanais de 50 minutos cada, método demorado sem prazos porque busca o aperfeiçoamento interior, sintomas colocados em segundo plano. Exemplo: pressão arterial subindo, cliente desesperado, gelado de pavor como se o terapeuta fosse um monstro, sintoma que acaba desaparecendo... mas às vezes fora do consultório também. A questão estava na estrutura de sua personalidade. violenta, porém reprimida e defendida por sintomas - necessário trabalhar com a violência interna e reformular toda a maneira de se relacionar com os outros - sintoma da pressão alta, primeiro degrau de uma pesquisa de personalidade mais profunda. ----- Na verdade, o que caracteriza a psicanálise é o método para atingir os objetivos terapêuticos, psicoterapeuta treinado para uma postura exteriormente neutra, suprimidas em sua cabeça expressões exteriores em atmosfera de privação de satisfações sensoriais. "Tô nem aí!" O divã coloca o paciente na posição de não ver e ouvir o psicanalista a todo instante - esta privação de contato facilita o aparecimento de atitudes e emoções regressivas (níveis primitivos e infantis), fornecendo precioso material para o tratamento. ----- Seja sessão individual ou em grupo (menos dispendiosa), depende da necessidade do paciente e da escolha do terapeuta - grupo às vezes improducente em crise grave: primeiro individualmente e depois grupal ou vice-versa ou ambas simultaneamente.

b) LINHA REICHIANA - O alemão WILLIAM REICH divergiu dos princípios de FREUD e criou uma teoria baseada no CONCEITO DE UNIDADE FUNCIONAL, que é a integração corpo e mente, isto é, o ser humano é um sistema integrado biopsicossocial que pode ficar comprometido ou desequilibrado pela influência das regras repressivas da sociedade. Resultado é o corpo passar a sofrer tensões musculares crônicas que impedem a livre circulação da energia vital e causam desequilíbrio emocional. Objetivo da terapia reichiana é restabelecer esta circulação. Exemplo: nuca rígida - a região do pescoço é a ligação entre a cabeça e o corpo; com a rigidez, a energia não flui, podendo surgir também inflamações e outros problemas, como dor de garganta. O método consiste em atuação direta sobre o corpo, por meio de toques, massagens e exercícios, a couraça muscular reduz a tensão, acabam as dores, a energia recomeça a fluir. Realização individual 1, 2 ou mais vezes por semana.

c) BIOENERGÉTICA - Trabalho corporal desenvolvido pelo americano ALEXANDRE LOWER, a partir da teoria reichiana; também exercícios para desfazer as couraças e permitir melhor circulação da energia vital. Sessões 1 vez por semana, uma hora individualmente ou duas horas em grupo - trabalho corporal de toques, massagens e exercícios de respiração, e também interpretações do que se passa durante as sessões ou o cliente traz de fora. Importante os SONHOS, que liberam o inconsciente de forma clara, sem muitas defesas. Exercícios em casa e anotação dos sonhos.

d) JUNGIANA - CARL JUNG trabalhara com FREUD e a linha jungiana enfatiza o papel do inconsciente na determinação do psiquismo de cada um - tem estrutura dinâmica e funciona sempre na tentativa de manter o equilíbrio psíquico. Ideal corpo saudável e psiquê equilibrada, mas se as agressões do meio externo são muito grandes, a psiquê entra em colapso, como se fosse um acidente. A análise jungiana (assim como a psicanálise) trabalha com a interpretação de SONHOS e também com o que o cliente diz ou faz. Mais importante que as palavras - limitadas - são as imagens produzidas pelo inconsciente que sempre junta num quadro vários sentidos completamente diferentes, vindo da cultura e do dia-a-dia do paciente. Há imagens coletivas que todos têm capacidade de criar. Interpretar os sonhos é tentar decifrar essas imagens, o que significam, o que há por trás delas... Exploração conjunta entre analista e paciente. Uma das diferenças entre PSICANÁLISE e ANÁLISE JUNGIANA está na situação do analista - o primeiro mantém distância do cliente. Análise é sempre individual, normalmente 2 sessões semanais de 50 minutos cada, duração ilimitada.

e) PSICODRAMA - Criado nos States a partir da década de 30 pelo psiquiatra JACOB LEVI MORENO a partir de sua experiência com o "teatro espontâneo" - atores representavam papéis criados por eles mesmos, baseados em suas próprias vivências, o que podia ser uma terapia, ajudando as pessoas a se conhecerem melhor e resolverem certas dificuldades. No psicodrama, a pessoa fala sobre seus problemas e os representa: a verdade está na ação e a partir daí ela compreende melhor seus conflitos e caminha na direção de sua resolução. Importante o trabalho de grupo, em geral com 10 pessoas, em 1 ou 2 sessões semanais de 2 horas. O trabalho se inicia com conversas até surgir um assunto de interesse geral, por exemplo casamento, aí vem a dramatização de determinada situação - haverá um marido, uma esposa, a cama, a panela etc. - no psicodrama tudo tem vida. Em seguida, troca-troca de opiniões e a procura de saídas para o problema apresentado.

f) COMPORTAMENTAL - Origem nos trabalhos desenvolvidos desde 1948 pelo psicólogo americano B. F. SKINNER - não chegou a ser um terapeuta, mas seus estudos formaram a base desta teoria. Procura-se compreender o funcionamento de cada um a partir do conhecimento de sua história, passada e presente. Exemplo: você acha que outros o/a rejeitam, mas na verdade sua hostilidade os afastam. Reconheça o seu engano e porque age dessa forma; analise com o terapeuta como modificar o seu comportamento, com base no princípio de aprender com a vida a ser o que somos e ser o que desejamos.

--------------------------------------------------------------

----------------------------------------------

LEIAM meus trabalhos BRIGA DE "COMPADRES", SONHOS SOB AS DIFERENTES (opostas?) LUZES DA CIÊNCIA e VISITANDO FREUD EM VIENA.

FONTE:

"Terapia" - Revista NOVA, n.110 - 11e12/1987.

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 03/03/2018
Código do texto: T6269424
Classificação de conteúdo: seguro