A vida é um constante aprendizado

A vida é um constante aprendizado. Desde o nascimento até a morte, estamos aprendendo diariamente. Nossas primeiras aprendizagens acontecem no núcleo familiar, que denominamos aprendizagem informal. Esse tipo de aprendizagem tem como embasamento a cultura familiar e os saberes informais, seus ensinamentos são da vida prática nas quais todos participam como tutores.

Quando o indivíduo vai crescendo, ele é inserido em uma escola para aprender novos conhecimentos, que é chamada de aprendizagem formal, que é direcionado pelos conhecimentos sistemáticos através das ciências, transmitidos de geração a geração. E assim, irá aprender a ler e escrever, como também outras competências e habilidades em diversas disciplinas com seus professores.

É verdade que boa parte de nossas vidas passamos nos bancos escolares para aprender cada vez mais habilidades e competências. As instituições de ensino e os professores são responsáveis por guiar e direcionar nossas aprendizagens através do conhecimento formal. E dessa forma, o ser humano cresce envolvido com os saberes informais e formais. E cada dia, ele enfrenta dificuldades e desafios para aprender. E cada experiência um novo aprendizado que conduz uma evolução.

Vale lembrar que tudo que somos devemos as nossas aprendizagens. É na experiência com o saber que lidamos com nossa bagagem cultural, histórica, familiar, social, etc. Agimos conforme nossa interação com esses elementos, que se constituirá nossas crenças, propósitos, valores, princípios. Então, devemos cada vez mais buscar novos saberes como forma de construir uma profissão e nos tornarmos mais produtivos e competentes.

É válido ressaltar que o mundo está em constante transformação e que o indivíduo que está aberto às mudanças e ao novo estará mais apto a aprender de forma satisfatória e mais rápido. Então, por mais que aprendamos, não devemos parar de aprender, pois os conhecimentos estão em constantes mudanças.

Portanto, concluímos que quanto mais aprendemos mais poderemos nos transformar, ou seja, seremos mais intelectuais, comunicativos, assertivos e competentes. Devemos aceitar a condição de eternos aprendizes, pois a vida nos coloca diante de muitas experiências, devido estarmos em contato direto com pessoas, com o conhecimento e com muitos desafios.

Neste processo de aprendizagem, o indivíduo deve desenvolver e aprimorar muitas habilidades e competências ao longo da sua vida. Vale destacar que o ser humano está em constante movimento de transformação que é aprender, desaprender e reaprender. Cabe mencionar que precisamos cada vez mais do processo de ensino e de aprendizagem, da interação sujeito e objeto para que possamos lidar positivamente com obstáculos e desafios da vida.

Lucília Santos – Formação Internacional em Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" da Editora Conquista-RJ. Graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Empresarial, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e em Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 28/11/2020
Reeditado em 28/11/2020
Código do texto: T7122619
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.