É possível desenvolver a inteligência emocional: utopia ou realidade?

Atualmente, vivemos numa era das incertezas. Cada vez mais cresce o grande volume de mudanças em todas as áreas. Quando pensamos que algo está fixo, de repente tudo muda num piscar de olhos. E assim, percebemos que não devemos ser resistentes às mudanças, pois quem tem uma mente aberta é mais assertivo e mais flexível a determinados acontecimentos.

Mas será mesmo que devemos abraçar todas as tendências do momento e abandonar o que antes estava consolidado?. Devemos nos indagar, analisar e refletir sobre tudo o que surge como algo inovador, pois estamos inseridos no mundo denominado VUCA, onde tudo parece ambíguo, onde encontramos várias verdades ao mesmo tempo e que tudo é complexo, ou seja, é multidisciplinar.

Além disso, estamos num momento incerto, imprevisível, sendo que tudo é volátil, pois as mudanças são rápidas e têm um caráter universal, que impacta globalmente, na qual o que mais buscamos é um senso de propósito em tudo que fazemos. Sendo assim, é necessário que tenhamos uma clareza do que queremos hoje e futuramente, que tenhamos uma missão de vida e um propósito que tragam um grande legado para a humanidade.

Estamos mergulhados no mundo VUCA e isso requer que tenhamos uma grande aliada que é a inteligência emocional, que é conhecer a si mesmo(autoconhecimento), reconhecer e compreender suas próprias emoções e a dos outros. Cabe ressaltar que é possível desenvolver a inteligência emocional mesmo em uma era de incertezas, fazendo uma escuta ativa e criteriosa sobre suas emoções e sentimentos e enfrentar todos as dificuldades, riscos e desafios como forma de encarar positivamente todos os obstáculos da vida. Quem tem inteligência emocional é mais propenso a ter uma grande competência que é lidar com mais sensibilidade, coerência e maturidade para viver mais feliz

Vale lembrar que ter inteligência emocional é ter uma grande diferencial competitivo no mercado de trabalho, é ter uma personalidade mais evoluída e mais resiliente. Pesquisas recentes revelam que os líderes têm preferência por escolher colaboradores que tenha uma inteligência emocional mais desenvolvida, como forma de consolidar e perpetuar sua empresa com grande liderança.

Portanto, cabe mencionar que o indivíduo que tenha inteligência emocional bem evoluída possui um grande autoconhecimento, como também tem em suas mãos um grande poder, além de possuir a alta performance ao seu alcance, mais empatia, assertividade, autogestão das suas próprias emoções e uma excelente gestão de relacionamentos.

Sendo assim, o ser humano que tem uma inteligência emocional mais desenvolvida terá uma grande adaptabilidade, uma maior orientação para a autorrealização, otimismo, saberá trabalhar satisfatoriamente em equipe, terá uma grande influência e liderança inspiracional, saberá lidar positivamente com os conflitos, ou seja, terá uma vida com mais qualidade de vida sendo mais próspero e feliz.

Lucília Santos – Formação Internacional em Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" da Editora Conquista-RJ. Graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Empresarial, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e em Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 30/11/2020
Reeditado em 15/06/2021
Código do texto: T7124352
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.