Eleições e a eleição do "Tiririca"! Os problemas dos partidos políticos no Brasil!

Ainda não tendo escrito nenhuma linha a respeito do pleito do dia 03 de outubro de 2010, achei deveras interessante o texto que você me remeteu intitulado “Isso é democracia ?”. ( O texto em questão, que indico para leitura, pode ser lido no Recanto das Letras, acessando o trabalho do autor, sitiado neste site com o codinome Machadinho).

O título escolhido é uma pergunta que o nobre amigo responde já no parágrafo inicial “Ninguém pode negar que no Brasil não haja democracia, porque não fosse por isso algumas celebridades que foram eleitas não estariam figurando na folha de pagamento do Parlamento Nacional” . Porém, não podendo me furtar a uma análise do texto, no segundo parágrafo, me parece que o caro amigo e escritor foi contraditório, posto que afirma “Entretanto, para muitos eleitores essa estória de algumas celebridades como Romário, Tiririca, Jean Willis, Myriam Rios, goleiro Danrlei e alguns outros terem sido eleitos, não significa que estamos num país amplamente democrático, já que tais pessoas acima citadas só foram eleitas porque existem muitos eleitores que “fazem pouco caso” de outros candidatos que poderiam ser sérios, mas sabem que não são”.

Segundo meu ponto de vista ou existe democracia ou não!

Acredito que no Brasil temos sim, democracia! Vivemos num país, no pleito eleitoral, amplamente democrático. O fenômeno recorrente das celebridades eleitas atesta isso. Foi a democracia que lhes oportunizou a participação no pleito, ora encerrado. E será o regime democrático que lhes permitirá ser diplomados e tomar seus assentos na capital federal do país; engordando seus bolsos com os polpudos contra-cheques e a famosa semana de trabalho que vai de terça a quinta, quando lá os nossos representantes aparecem.

O regime é democrático, já os partidos políticos, com rara exceção, são verdadeiras piadas. Cabe ao partido a “filtragem dos candidatos” a candidatos. Se fossemos desenhar os partidos eles seriam iguais ao Tiririca. Como explicar os tipos de coligações que eles conseguem arquitetar? Como explicar os candidatos a candidatos que eles deixam desfilar em suas fileiras? Como explicar a falta de programa, de projeto e ideologia partidária?

É através das anedotas dos partidos que brotam os “Tiriricas”, as “mulheres pêras”, os jogadores de futebol, os “bicheiros”, os representantes do tráfico, os que promovem violência contra a mulher (o pagodeiro Netinho “Pancadão”) e tantos outros personagens díspares, hilários que, surpreendentemente em vez de nos despertar o riso, nos dá vontade de chorar.

E então meu amigo, o anedotário dos partidos, com seus representantes eleitos, corruptos, mau-caráter, os palhaços, os jogadores, são atores que não deixa esta tragédia terminar!

Obs: A lei ficha limpa, que visa impedir a candidatura dos políticos condenados por um tribunal, só saiu do papel por iniciativa da população, através de abaixo-assinado, com a proposição da lei!

Se dependesse do Congresso Nacional nunca tramitaria por aquelas bandas!

Sendo assim não resta dúvida que quem terá de fazer a reforma política seremos nós também!

Abraço fraterno!

( Atento á sua observação sobre a candidata Marina da Silva, logo enviarei outra missiva comentando, analisando e manifestando a minha opinião!)