O que eles pretendem (1)

Destrinchar o que os candidatos a Presidência querem não é fácil já que a linguagem deles não é nada compreensível. Pelo menos para mim. Por isso leio e e leio tento tirar as minhas conclusões.

Além de não serem compreensíveis elas muitas vezes são contraditórias. De manhã dizem uma coisa e desmentem a tarde. Tudo depende da reação pública. Antes, eles respeitam a vontade do povo, depois só a deles. Por tanto penso que é muito importante buscar encontrar o que há de melhor em cada um para depois decidir o voto.

De Economia eu nada entendo, só sei que não posso gastar mais do que ganho e mesmo sendo pouco o que ganho preciso guardar algo para dias mais difíceis. Não guardo tanto como devia e espero que as conseqüências me poupem. Mas os analistas da Revista Veja consideram que a proposta da Dilma é regular e a do Serra boa. Como nada entendo, por enquanto vou aceitando o que me dizem,  mas estou a procura de explicações mais lúcidas.(2x3)

Segundo a mesma revista os Programas Sociais dela são bons e os dele regulares. Disso eu entendo um pouco. Argumenta que o Bolsa Família é uma evolução do Bolsa Alimentação que foi criado por Serra quando Ministro da Saúde, o que significa que ele ganhando, não vai mexer nessa parte, só mudar de nome. Na verdade, promete ampliar o programa, o que ela também faz.( de 12 para 27 milhões). Eu acho ótimo, quanto mais gente recebe esse benefício mais pão eles compram, mais eu ganho e mais eu pago a meus funcionários que por sua vez vão gastar em outros lugares. (5x5) 
 
O programa de Saúde dela é regular e dele é bom e tinha mesmo que ser já que ele vive dizendo por aí que foi o melhor Ministro da Saúde que o Brasil já teve. E outros dizem também.Ela promete criar mais 500 UPAs ( que para quem não sabe significa Unidade de Pronto Atendimento). Em Lavras nós temos uma a URPA, sendo o R de regional e funciona muito bem. Dizem os analistas que é um programa caríssimo e que ela não explica de onde vai sair o dinheiro.Coisa de bilhões. Lula, durante os seus oito anos de governo construiu 87. De 87 para 500 a diferença é bem grande. Sem explicar como, ela também promete criar policlínicas no interior para atender consultas especializadas,(hoje, a maioria dos exames um pouco mais sofistificados têm que ser feitos nas capitais e só nas grandes), ampliar a rede de ambulâncias ( a indústria automobilística agradece) e viva! Distribuir remédios para hipertensos e diabéticos. Já o Serra vai criar o Ministério da Pessoa com Deficiência para cuidar dos 28 milhões de deficientes que existem no Brasil e minha família penhorada agradece já que por aqui são quatro deficientes visuais. Estou lançando meu irmão Dudu  candidato a Ministro já que ele é o Presidente da Associação Conquista das Pessoas com Deficiência e também do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência daqui de Lavras. Eu irei com ele para Brasília para ser os olhos dele. Já pensaram? O Serra também planeja retomar o Mutirão da Saúde que quando ele foi Ministro realizou mais de um milhão de cirurgias pelo Brasil afora. (7x8)

Educação: Bom para Dilma, regular para Serra. Ela promete 6000 novas creches, criará o Promédio( bolsa para alunos pobres freqüentarem escolas perticulares), 590 escolas técinicas em cidades com mais de 50000 hab.(ôba, uma vem para cá). E mudanças na LDBO. Serra quer focar no Ensino Técnico. Os analistas dizem que a proposta é boa, mas caríssima. Eu li um dia desses que o Brasil tem recebido imigrantes para ocupar os espaços daqueles brasileiros sem qualificação que emigram para fazer serviços subalternos em outras partes do mundo. Acho que seria muito bom segurá-los aqui com uma educação eficiente. (10x10)

Em Segurança Pública a avaliação do programa de Dilma é ruim e a Serra boa. Dilma quer criar a UPPs base da Polícia Militar postada nas favelas. O argumento é de que é uma proposta inviável já que seria caríssimo e as Polícias Militares são da alçada dos Estados. Conflito na certa. Só se preocupou com o assunto droga quando o seu adversário tratou dele. Apesar de Lula ter lançado um programa de vigilância nas fronteiras ninguém acredita nele por causa da grande amizade que une o atual governo brasileiro ao país cocaleiro (Bolívia) e as Farc colombianas. Serra promete assumir o enfrentamento ao Crime organizado, com o controle das Fronteiras para impedir a entrada de armas e drogas. Vai implantar a Guarda Nacional ligada a Polícia Federal. Vai agir na repressão ao tráfico e na criação de clínicas para o tratamento de dependentes financiado pelo SUS. Vai ainda criar o Ministério da Segurança Pública. (11x13 )

Termino aqui a primeira parte, pontuada da seguinte maneira:
Ruim= 1ponto
Regular= 2 pontos
Bom = 3 pontos
Assim explico o total de pontos para Dilma 11 e Serra 13

A segunda parte colocarei aqui depois que eu voltar de viagem. Bem antes das Eleições.
 
 
 
Fonte: Revista Veja 06 de outubro de 2010