A conspiração contra a presidente e a República - Gabrielli sobe nas tamancas, depois de encontrar José Dirceu.

A conspiração contra a presidente e a República - Gabrielli sobe nas tamancas, depois de encontrar José Dirceu.

Sérgio Gabrielli subiu nas tamancas e disse que, sobre o encontro com o sujeito que o Procurador-Geral da República reputou de "chefe de quadrilha" na denúncia do Mensalão oferta ao STF* num escritório do facínora em Brasília - DF, disse textualmente que "“Eu sou amigo dele [do José Dirceu] há 30 anos. Vou continuar encontrando com ele na hora que eu quiser e não tenho que dar satisfação nenhuma sobre isso.”

Sérgio Gabrielli é presidente da Petrobras, que foi nomeado pela presidente da república. Sendo um presidente de uma Estatal, está obrigado a observar o Código de Ética da administração pública federal. Sendo subordinado da presidente da república, está obrigado a respeitá-la. Ocupando um cargo público de alta relevância, tem o dever de abster de comportamentos aéticos e de natureza conspiratória, como foi o caso de seu encontro com um facínora da naipe de José Dirceu.

Conspiração? Sim, conspiração**. Como se sabe, na caso da petezada do carvalho, o que dizem corresponde exatamente ao contrário do que foi dito. E o que acontece, neste momento, é uma operação destinada a destruir a imagem e a credibilidade da presidente da república, para que inviabilizar qualquer possibilidade de que ela sinta o gosto do cargo e venha e pensar em disputar a reeleição e, ao mesmo tempo, se abra um espaço para um salvador da pátria...

...Porque interessa a alguém, a petezada do carvalho está jogando a presidente nas cordas e criando um clima de anarquia e permanente crise. Se ela não enfrentar tais situações como o seu cargo exige, cria uma crise de relacionamento com o seu partido. Se ela não enfrenta, passa a imagem de incompetente e, a anarquia gera o ambiente ideal e planejado pelos luas pretas.

Nesta data, 06 de setembro de 2011, vou fazer um prognóstico: em breves dias, a oposição vai ter de sair a campo, defendendo o cargo da presidente da república.

E aqui está um fato em que se pode diferenciar a atuação dos partidos de oposição - nomeadamente, PSDB, DEM e PPS: são agremiações que seriam incapazes de operações canhestras iguais à que está sendo perpetrada contra a presidente da república, porque tem consciência que do jogo político e atrás da figura política, existe o cargo, que está ligado ao concerto das instituições e valores democráticos.

Daí, a conclusão de que, num momento de crise extrema, não vão deixar de blindar e proteger a quem ocupa o cargo, muito embora a conheçam e saibam que ela também não é flor que se cheire e a quem, ao final, vão beneficiar.

Às lideranças do partido da presidente, por outro lado, pouco importam que esteja em jogo uma instituição e a preservação de instituições democráticas, desde que possam viabilizar seus intentos - no caso, a recondução de um ex-presidente ao Palácio do Planalto.

Pelo retrospecto, a presidente da república que se cuide, pois se sabe que o potencial e da sanha da petezada do carvalho, quando se trata de agredir e destruir instituições: em relação à família, sabemos do apoio do partido e suas lideranças ao aborto indiscriminado, por exemplo: em termos de destruição da imagem de adversários - e a presidente, que não completou ainda um ano de governo, vai se tornando, mais e mais, uma figura contrastável ou indesejada ao seu partido, basta lembrar do caso da falsificação de dossiês contra um candidato tucano, em São Paulo, e a quebra do sigilo fiscal de um candidato a presidente da república (que visava, lembremos, a, supostamente, beneficiar à candidata a presidente da república), nas eleições passadas.

A presidente da república é uma política reconhecidamente limitada e, tem um desafio enorme pela frente: enfrentar, ao longo dos últimos três anos de governo o seu Crono, aquele que a elegeu candidata e, usando e abusando da máquina governamental e carisma, a fez presidente da república e, agora acha que já chegou a hora de satisfazer sua foma colossal. Noves fora o sentimento de solidão entre lagartos e serpentes.

É um desafio enorme, no qual vai precisar de ajuda e aconselhamento. Mas, olhando as figuras que ocupam os ministérios e cargos-chave de seu governo, pergunto: quem pode fazer as vezes? Aloysio Mercadante? Gilberto Carbalho? Idelli Salvatti? José Eduardo Cardozo? As perspectivas não nada animadoras.

...Mas, em termo de macheza, não creio que Sérgio Gabrielli possa se comparar à presidente da república. Se ele ficar no cargo mesmo depois de desafiar a autoridade presidencial, os motivos são outros. Porque de gritaria e murro na mesa, a presidente sabe o recortado...

Quanto a mim, só tenho a dizer: a presidente da república é aquela que pegou em armas em nome de uma ditadura comunista e nunca se arrependeu; que, depois, arranjou três gordas pensões governamentais indenizatórias pelo cometimento de tal sandice; que era amiga e chefe imediata da quadrilheira Erenice; que tolerou a covardia e ilegalidade da quebra de sigilo fiscal contra seu adversário em campanha eleitoral; e que patrocina agora o tal "Regime Difenciado" cuja finalidade e escancarar os controles e abrir as portas para a roubalheira nass licitações e contratações de obras e serviços para a Copa do Mundo de 2014.

Ou seja, muita gente pode se enganar com ela, menos eu. Do que está dito nas linhas acima é possível inferir o juizo que tenho dela, seu governo e seu destinoo...

* Como se sabe, o processo do Mensalão foi distribuido ao ministro Joaquim Barbosa. Alguém tem notícia de seu andamento? Até onde soube, já havia prescrito o crime relativo à conduta de "formação de quadrilha ou bando".

**Em alguns países, existe a tipificação do crime de conspiração, aplicado às condutas de pessoas grupos e corporações que agem contra os interesses do governo e do país. Fosse nos EUA, por exemplo, e José Dirceu já estaria denunciado e processado criminalmente por tal conduta, com a perspectiva de curtir uns bons 40 anos no chilindró...