NELSON NAZAR - TRANSMITINDO CONHECIMENTO

Democratização da administração do TRT-SP, defesa do ensino técnico e parecer favorável à criação de conselhos profissionais são alguns dos pontos defendidos pelo desembargador Nelson Nazar

Nascido em 1946, Nelson Nazar se tornou bacharel em Direito aos 25 anos e, após mais de duas décadas atuando como advogado, chegou ao Ministério Público do Trabalho, em São Paulo, por meio de concurso. Não demorou muito para que assumisse o cargo de procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região e, posteriormente, se tornasse desembargador do TRT-SP – Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. Entre outras atribuições, é também membro titular vitalício da APLJ – Academia Paulista de Letras Jurídicas e fundador da CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa. Assim que assumiu a presidência do TRT-SP, em 2010, foi logo implantando seu programa de ação que, segundo o próprio desembargador, consiste basicamente em democratizar a administração do tribunal. “Eu criei um núcleo de gestão para que o planejamento estratégico pudesse seguir adiante, e isso nos deu a possibilidade de iniciar uma boa administração”, explica o também professor de pós-graduação da PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atividade que lhe rende grande satisfação. “É um dever social do magistrado transmitir conhecimento para os futuros profissionais, e eu tenho grande prazer em ensinar”, continua. Apesar, no entanto, de estar voltado à educação superior, ele defende com veemência o ensino técnico. “O Brasil precisa de profissionais que conheçam a estrutura dos serviços que são prestados”, salienta, citando a eficácia do Sistema S, que engloba o SESI, SESC, SENAI e SENAC, e demonstrando otimismo em relação ao PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. “Será muito bom se o governo levar adiante esse programa, pois países sem tecnologia não têm possibilidades de crescimento, e a função dos técnicos é essencial para o desenvolvimento”, complementa.

Papel das empresas e sindicados – É notório que, cada vez mais, as empresas e entidades sindicais têm se mobilizado no sentido de prover qualificação técnica a seus funcionários e associados. Nesse contexto, o papel do TRT-SP, de acordo com o presidente, é de grande importância, justamente pela ligação que mantém com essas duas vertentes: trabalho e patronato. “Assim como todos os demais tribunais, o TRT-SP tem participação efetiva nessa questão por estar completamente ligado com a estrutura e a legislação trabalhista, ou seja, com a proteção do trabalhador e o cumprimento da lei por parte dos empregadores”, explica, enfatizando que as empresas têm o dever legal de garantir a transmissão de conhecimento por meio dos cursos técnicos; por sua vez, os sindicatos devem garantir representatividade às suas respectivas categorias. “No caso específico do SINTEC-SP – Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo, o Wilson Wanderlei Vieira exerce uma liderança muito importante no contexto do sindicalismo brasileiro, com competência e, principalmente, sem radicalismo”, elogia.

E por conhecer bem o trabalho que vem sendo realizado há décadas pelo SINTEC-SP, Nelson Nazar garante que a criação do Conselho dos Técnicos Industriais é só uma questão de tempo. “É importante para a democracia a existência dos conselhos profissionais, que são órgãos auxiliares da estrutura social”, conclui.

Fonte: SINTEC-SP em Revista - Edição 152

http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/3671258.pdf

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

facebook.com/jdmorbidelli

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 16/05/2012
Reeditado em 16/05/2012
Código do texto: T3671245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.