Objetivos e conquistas.

O homem consciente de que é capaz de conquistar seus objetivos levanta, batalha e conquista, mas, se ele é cidadão num país governado pela tirania, como o são a Coreia do Norte, Cuba e a Síria, ele jamais terá o prazer da conquista caso seus objetivos sejam contrários ao que determina a lei imposta pelo regime. O melhor, sendo assim, é desistir dos objetivos e das conquistas, evitar brigar inutilmente contra as autoridades constituídas e viver na santa paz, ainda que resignado, desconsolado e infeliz, mas vivo.

O homem consciente de que é capaz de conquistar seus objetivos levanta, batalha e conquista, mas, se ele é morador numa comunidade onde a norma de vida que impera é determinada pela milícia, como o são as favelas dominadas do Rio de Janeiro, ele jamais terá o prazer da conquista caso seus objetivos confrontem a ordem estabelecida. O melhor, sendo assim, é deixar o sonho adormecido do jeito que está e não colocar a vida em risco. Antes que morto, vivo.

O homem consciente de que é capaz de conquistar seus objetivos levanta, batalha e conquista, mas, se ele é aluno numa escola carcomida, sem estrutura, sem biblioteca, sem professores bem pagos e motivados... e, se seus objetivos dependem diretamente do estudo que lhe é oferecido, ele jamais terá o prazer da conquista. O melhor, sendo assim, é deixar tudo como está, sentado está sentado fica; pra que brigar, se aborrecer, se amofinar? O que valem os objetivos e as conquistas? Melhor ser esperto do que inteligente, vive-se mais, ainda que pior. Pense nisso.

Dilucas
Enviado por Dilucas em 31/08/2012
Reeditado em 04/11/2022
Código do texto: T3859285
Classificação de conteúdo: seguro