O futuro político de Fortaleza

Como avaliar uma derrota? Seria necessário discorrer aqui por tratados políticos e ver que em política e futebol como diria o comentarista Sérgio Ponte tudo é permitido. Foi o que aconteceu em Fortaleza, onde a máquina formada por Roberto Cláudio venceu a eleição para o cargo de Prefeito.

Não posso avaliar o candidato como gestor pois ele ainda não assumiu, porém posso julgar as atitudes de sua coligação para se chegar ao poder. Como o meu amigo Darckson Lima lá de Cascavel falou: era a campanha da vida de Cid Gomes (Governador).

Assim ele se empenhou e conseguiu atrair os mais fortes empresários para o seu lado. Denúncias de compras de voto foram muitas e tem até vídeos e fotos suspeitas rolando por ai, mostrando os correligionários de Roberto Cláudio fazendo um trabalho sujo.

Do lado de Luizianne Lins fica a questão de que para ela faltou um pouco de diálogo, deve-se na vida ser menos radical ou então partir para cima e tentar vencer, pois derrotada ninguém quer por perto.

Elmano de Freitas, advogado e candidato pelo PT saiu de desconhecido a quase eleito com mais de 550 mil votos, sem uso do poder econômico como tinha o seu adversário, talvez ai tenha sido o erro, junto com o desgaste da população com a lentidão da resolução de alguns problemas.

Se houve realmente venda de voto da população mais humilde, só podemos lamentar e torcer que eles não tenham errado ao escolher Roberto Cláudio e ele como Prefeito olhe mesmo para os mais humildes como a Prefeita atual Luizianne Lins sempre fez.

Agora vem Copa do Mundo de 2014. O que se pode fazer a não ser trabalha para entregar as obras ainda atrasadas? Se ele fizer isso estará em vantagem para 2016 e ainda de quebra ajudará o seu correligionário Cid Gomes a dar um passo para indicar o seu sucessor. Já se cogitam nomes como de Leônidas Cristino , Ministro de Dilma.

Em janeiro ocorrerá a posse de Roberto Cláudio e a possível varredura da maioria dos cargos comissionados e parte dos terceirizados da gestão da loira.

Luizianne se entregar ainda os dois Cucas que faltam e fizer o Réveillon da Paz que sempre fez, deixará um legado histórico e uma marca positiva para a população ainda lembrar-se dela futuramente como boa gestora.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 30/10/2012
Reeditado em 16/11/2015
Código do texto: T3959743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.