Carta aberta ao Ministro Joaquim Barbosa, Presidente do S.T.F.

Exmo. Sr.

Dr. Joaquim Barbosa

M.D. Presidente do Supremo Tribunal Federal

BRASÍLIA – D.F.

Prezado Senhor,

Nos últimos meses, como fruto das desassombradas e patrióticas declarações e posturas frente ao julgamento do “mensalão” e condução de seu mister como presidente da mais alta corte de nosso desacreditado país, o nome de V. Excia. passou a ser citado, inicialmente nas redes sociais e atualmente nas mídias, como uma das mais plausíveis alternativas para a moralização de nosso Brasil, chegando a postar-se, mesmo que sem qualquer declaração oficial própria ou demonstração de tal pretensão, como em segundo lugar na preferência nacional para o cargo de Presidente da República nas próximas eleições.

Vê-se, em todos os dias, em todos os momentos, demonstrações espontâneas postadas naquelas redes sociais expressando a profunda esperança em seu nome, em seus princípios de moralização, em suas demonstrações de probidade, tornando-se uma bandeira de todos ou quase todos que vão às ruas em busca de um pouco de dignidade. O nome de V. Excia. suplantou todos os demais, em que pese serem aqueles integrantes desta tão famigerada classe política que não integras e na qual não mais confiamos. Infinita é a confiança que depositamos no nome de V. Excia., quase que como nosso último bastião de moralidade.

Como cidadão, como brasileiro, V. Excia. tem pleno conhecimento de todas as mazelas que nos afligem e creio não ser necessário repeti-las. Como de Vosso e igualmente nosso pleno conhecimento, as soluções para elas dependem de atitudes firmes, corajosas, íntegras, desinteressadas e, sobretudo, verdadeiramente nacionalistas dos três poderes constituídos, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, este último presidido por V. Excia. Cabe a V. Excia. tomar TODAS as providências necessárias para a correção de todas estas irregularidades, inicialmente dentro de sua própria casa, o Judiciário, dando o exemplo a ser exportado para os demais.

Se V. Excia., por inúmeras vezes, se manifestou contra as arbitrariedades cometidas por seus pares, contra os “conchavos” e “arranjos” nos tribunais, cobrando medidas efetivas para debelar a nomeação de parentes e amigos por parte dos tribunais regionais, não se viu até esta data qualquer providência para a correção das excrescências legais das aposentadorias compulsórias de ministros, desembargadores e juízes decorrentes de atos desonestos e corruptos = não se viu, o que sempre se aguardou, a prisão de qualquer deles. Não se viu qualquer providência por parte de V. Excia. para conter os gastos com as mesmas mordomias constatadas nos âmbitos executivo e legislativo e para cuja extirpação estamos nas ruas. E, da mesma forma que naqueles outros poderes, o Judiciário presidido por V. Excia. tem sido conivente com aqueles meliantes, tem sido corporativo e complacente em seus julgamentos, com leis e regras frouxas. E nada foi feito para mudar e isto nos causa apreensão e angústia.

SE V. EXCIA. NÃO É PARTE DA SOLUÇÃO, É PARTE DO PROBLEMA.

Sincera e respeitosamente, duzentos milhões de brasileiros aguardam uma demonstração autêntica de brasillidade, comprovando-nos que não são infundadas nossas esperanças depositadas no nome de V. Excia.

Atenciosamente,

Luiz Henrique Mignone

CPF-027.883.737-91

RG-1.070.896

LHMignone
Enviado por LHMignone em 02/07/2013
Reeditado em 26/05/2014
Código do texto: T4369150
Classificação de conteúdo: seguro