LIBERDADE x IGUALDADE – A SOLUÇÃO FINAL DO PT

Milton Pires

A Revolução Francesa nos trouxe o lema da "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"..Desde 1789 estamos acostumados a pensar nas três coisas juntas. Deixando a ideia de "fraternidade" de lado, acreditamos simplesmente no seguinte: "liberdade e igualdade andam juntas"..não pode existir liberdade entre desiguais e não pode haver igualdade quando as pessoas não são livres. Esse é um raciocínio EXTREMAMENTE perigoso porque nos induz a pensar que, nas sociedades democráticas, apreciamos liberdade e igualdade da mesma maneira. Afirmo eu que isso NÃO É VERDADE. Digo que nada deixa alguém mais desesperado nas sociedades "democráticas" do que a "desigualdade"..Em nome da igualdade somos capazes de TUDO..somos inclusive tentados a entregar nossas vidas privadas, nossas crenças e nossos destinos a um Estado "Santo"..a uma ideologia e forma de Governo que nos garanta a "igualdade absoluta" através de uma espécie de "nova religião civil"...

Pensem comigo vocês que tem empresas..vocês que trabalham, que tem filhos..O que os "desesperaria mais??" Saber que o Estado tributa empresas iguais de maneiras diferentes ou que a população inteira não pode mais ter armas??" O que nos revolta mais? Nós e nossos vizinhos pagarmos um preço diferente pela mesma casa ou mesmo carro ou a tirania do voto obrigatório?? Não é isso a prova de que aquilo que nos desespera, aquilo que nos toca em PRIMEIRO LUGAR na sociedade em vivemos é a "falta de igualdade" e não a de "liberdade" ???

Vivemos num tempo e numa época em que, em nome da "igualdade", somos capazes de tudo - até aceitar a falta ABSOLUTA da mais básica de todas as liberdades: a de derrubar um governo corrupto que não mais nos representa. Ainda que não nos represente, ele parece garantir isso que parece nos bastar: a nossa absoluta "igualdade"..

Nada do escrevi acima é pensamento original meu. Aprendi isso lendo Tocqueville em "A Democracia na América"..De uma maneira geral eu diria que a lição deixada por ele é a seguinte: a Democracia parece ter começado numa sociedade (a Grécia) onde havia alguma liberdade entre cidadãos porque aceitava-se entre eles algumas poucas diferenças. Entre os escravos gregos a igualdade era absoluta pois para eles não havia liberdade alguma. No Brasil Petista, as desigualdades estão desaparecendo. Apenas uma delas permanece: aquela entre quem governa e quem é governado - todos nós estamos nos tornando escravos. A igualdade "perfeita" está chegando e nossa liberdade desaparecendo: é a “Solução Final do PT”

Porto Alegre, 22 de dezembro de 2014.

cardiopires
Enviado por cardiopires em 22/12/2014
Código do texto: T5077876
Classificação de conteúdo: seguro