OBA! LA VEM ELA,DENGOSA E TODA PROSA!

Há quem diga que o Brasil não é um país, mas sim uma piada. Não creio; se for é de muito mau gosto, Do tipo Charlie Hebdo. Não é, também, o país mais corrupto do mundo já que uma dúzia deles pela África, America do Sul e pelo oriente ganham de goleada já nos dez primeiros minutos de competição.

O Brasil também não é um país violento mesmo que nesse quesito nossa posição mundial é considerável; há mais mortes no trânsito em uma semana por aqui do em um ano em Nova York. Aqui se matam mais mulheres do que em países sabidamente antimulheres que as exterminam a pedradas ou as mutilam costurando suas vaginas.

Eu moro na segunda cidade mais violenta do mundo. No Rio de Janeiro balas perdidas acertam quem não tinha nada a ver com os tiroteios entre traficantes. Polícia bate nos protestantes porque goza e mata porque é despreparada, desequilibrada.

Na política nada há nada mais patético, rasteiro e, dizem, democrático, pois qualquer brasileiro pode votar e ser votado; vai de Sarney a Tiririca passando por um presidente dessa república analfabeto eleito e reeleito. E só Tupã sabe o que compõe assembleias legislativas e mais de cinco mil camaras municipais. Famoso ou apenas notório, seja lá por que for, tem vitória garantida em qualquer eleição.

É o caso do vereador Aonde é; um entregador de pizza que ganhou essa identificação por perambular por um bairro da periferia, em busca de um endereço perguntando: aonde é? Eleito, com esse nome, “Aondeé” na urna eletrônica com esse nome, em três meses comprou sete apartamentos com parte do salário dos assessores de seu gabinete. Foi preso, solto e está de volta a camara municipal e terá que dar explicações a “comissão de ética”. Mas já declarou: “fui vítima de uma armação”.

Somos chamados de “macaquitos” pelos argentinos não porque somos negros, mas por que imitamos os norte-americanos em tudo até onde formos capazes. Operações militares eles batizam com expressões de grande efeito como Tempestade no Deserto; parece titulo de filme feito em Hollywood. Aqui nossas operações policiais têm nomes espalhafatosos como Operação Lei Seca, Operação Satiagraha, Operação Lava-Jato. Assim mesmo, com hífen e tudo.

Esse Brasil meio galhofeiro infestado de bandidos, larápios, vigaristas e povo ignorante (lato senso como adjetivo e substantivo de dois gêneros) não é, certamente, o pior dos mundos; muito menos o melhor. Nem uma coisa nem outra. È impagável, ridículo, cômico de nascença, carnavalesco.

E chegou o carnaval! E chegou durante e enquanto a patifaria come solta, pois o negócio é sambar. Com alegria, com graça. Na escola de samba União da Ilha, do coração de Graça Foster há 18 anos, e onde ela já desfilou outras vezes, esse ano o enredo será uma graça: “Beleza Pura?”. Segundo o jornal O Globo, o presidente da escola diz que as portas estão abertas para tão ilustre e bela figura que “poderá escolher entre, pelo menos, cinco fantasias para representar o enredo “Beleza Pura?”. A escola, que pretende tratar sobre o tema da beleza de maneira bem-humorada, irá compor o desfile com disfarces de “Frangos de Academia” - em uma referência às pessoas que têm obsessão por malhar -, “Rei do pop e do Retoque”- representando o cantor Michael Jackson -, “Zé Bonitinho, o perigote das mulheres”, “A corte da moda” e “O Herói e a Proteína”.

Se Graça Foster sambar, na avenida, cantará faceira o refrão “Lá vem ela, toda prosa, gostosa, fiu, fiu! A beleza tá no seu interior.Nos olhos de quem vê.No verdadeiro amor”. Na última vez que Graça Foster desfilou na União da Ilha foi na ala Xangô “orixá relacionado à justiça, que nas religiões afro é visto como aquele que castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores”. A União da Ilha tem entre seus patrocinadores a Petrobras de quem recebe um milhão de reais.

Quem me contou essa história foi Vulpino Argento, o Demente, suplente de senador não eleito que leu a notícia no jornal O Globo que não permite que suas matérias sejam publicadas, transmitidas por broadcast, etc, sem autorização. O que é justo. Mas ler e comentar, no boca a boca, acho que pode. Não sei esse enredo da União da Ilha, “Beleza Pura?”, é mesmo uma pergunta, uma gozação com a Graça Foster ou se é mesmo coisa de Brasil pátria educadora e seus brasilinos.

CESAR CABRAL
Enviado por CESAR CABRAL em 06/02/2015
Código do texto: T5128008
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.