..       500 ANOS DE EXPLORAÇÃO DO BRASIL,
                   NAS MÃOS DE POUCOS
                Não é nenhuma novidade para nós brasileiros que ficamos aqui trabalhando, dando nosso suor e saúde para que alguns poucos empresários ou políticos ou pequenos grupos se enriqueçam.
      Desde 1500, quando o Brasil foi descoberto, sua riqueza é explorada e usada por poucos. Antes era o seu precioso pau brasil, pedras preciosas que  iam para a coroa de Portugal para sustentar o luxo da aristocracia.
     Lembrando dos anos seguidos, acompanhamos os bandeirantes, depois vieram os exploradores das terras, os fazendeiros que ainda por cima usavam a mão de obra escrava para enriquecer, maltratando e tratando humanos como matérias.
      Logo em seguida vieram os governadores de estados, e todo regime de governo usufruindo. Sempre tirando proveito próprio
     Tivemos a Vale Rio Doce também, poucos ficavam com os lucros, menos o povo. Depois começaram as privatizações deixando os lucros das estatais nas mãos de estrangeiros. As estradas com seus pedágios que ninguém nunca sabia para onde ia tanto dinheiro até a indústria das multas ...      Também lembramos bem da telefonia brasileira, sem contar com as empresas que enriquecem pagando salários parcos para os funcionários.      Quanto a Petrobrás, alguém sabe para onde ia tanto dinheiro em tantos anos de petróleo brasileiro? Sempre para um grupo seletivo de empreiteiras, alto escalão de funcionários  ou para políticos se elegerem.
     Quem acompanha o que acontece no Brasil e faz questionamento ficava se perguntando. Para que serve os recursos de matérias primas brasileiras, que sempre vão ou para enriquecer outros países, com os lucros para grupos seletivos ou para se fazer política. Pelo menos espero que a mão de obra dos trabalhadores tenha sido bem renumerada neste tempo todo. Ou será que era a mesma exploração como tantas dezenas de anos de exploração de recursos naturais do Brasil? Com a Petrobrás, uma empresa brasileira, não era para termos uma gasolina e outros derivados do petróleo tão caro, já que é legalmente brasileira.       Mais uma vez é um recurso que escoa de nossas mãos acompanhando o preço do dólar. A economia americana está melhorando e, quando os Estados Unidos melhora as outras inevitavelmente sofrem quedas. Seria isto uma manipulação já que EUA sempre está por trás de tudo que acontece no planeta. Os recursos brutos, matérias primas de muitas de suas indústrias são exportadas do Brasil. Com o dólar cada vez mais alto, nossa moeda fica fraca e eles lucrando grande com isto, pagando muito pouco pelos nossos recursos e o Brasil importando tudo muito mais caro. Ou seja 300% mais caro, moeda forte. A moeda brasileira sempre caindo...
     Numa viagem de navio aqui mesmo no Brasil, paguei 12,00 por uma garrafinha de água. É incrível como funciona a economia e o valor das moedas dos países no planeta.
      Há muita injustiça social no Brasil e infelizmente o Brasil não é um Brasil de todos para todos, mas sim um Brasil de Dois, (aqueles  grupos que mamam na teta dos recursos ou seja matérias primas naturais do Brasil) e o Brasil do povo que sofre nos hospitais em filas de espera, já que como classe operária e braçal os brasileiros deveriam ter a saúde muito bem cuidada, para aguentar o tranco de tanta exploração em horas e horas de trabalho pesado.      A classe operária é a classe menos valorizada do Brasil, mas são eles que trabalham em lugares insalubres jogando constantemente com a saúde e a morte. E por incrível que pareça esta é a classe mais alta de eleitores.
     Infelizmente gostaria de crer que tivessemos um futuro diferente, mas é utopia. Em todas as repartições públicas do povo sempre há algum " espertinho" pensando no próprio bolso. Aliás muitos pensam como  por exemplo, em serem políticos para ficarem ricos...
     Que Deus proteja o nosso país, mas a justiça Cósmica Divina tarda mas não falha. Cada um receberá o seu quinhão no tempo certo.
.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 07/03/2015
Reeditado em 07/03/2015
Código do texto: T5161199
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.