ALMINO AFONSO CONTA 64

ALMINO AFONSO CONTA 64

Assistindo pela segunda vez o documentário da TV Brasil onde Almino Afonso, ex – Ministro do Trabalho no governo Jango, hoje com 86 anos,narra fatos que antecederam o golpe de 64 e seus motivos ,pude clarear minha memória relembrando fatos e aprendendo sobre outros,dos bastidores,curiosidades interessantes ,quando se pode mensurar o caráter ou a falta dele de muitos protagonistas desta “página infeliz da nossa história.”

Pude constatar que os motivos do golpe em 64 são os mesmos do golpe que se pretende dar contra o governo Dilma e orquestrados pelos mesmos personagens da direita enraivecida ,pro – americanista e anti – nacionalista.

O golpe de 64 foi todo preparado pelos americanos e financiado por eles.como o de hoje,embora usem laranjas para maquiar os interesses dos abutres do Norte.

Naquela época os americanos queriam acabar com o monopólio estatal do petróleo - como hoje - ,barrar a Eletrobrás,pois,não nos queriam auto - suficientes em energia e não viam com bons olhos nossas relações com Cuba.o magnífico discurso contra que nosso Santiago Dantas apresentou na OEA sob aplausos,mostrou aos ianques que estavam perdendo tempo e não faríamos o que eles queriam.

Não conseguiram atingir nenhum dos seus objetivos,felizmente,mesmo em 21 anos de terror.

No dia que o Mourão saiu com suas tropas de Minas,o Presidente,no Rio,nada sabia ou desconfiava da trama já urdida e preparada por todos os chefes militares ,na surdina.O canalha do Assis Brasil ,consultado,disse a Jango que não se preocupasse ,pois ,aquilo era apenas um pequeno movimento de tropas,como o Exército sempre fazia para exercitar sua tropa.

O outro canalha,o General Kruel ratificou o dito ,embora ,desconfiados Almino Afonso e Arthur Virgílio Filho ,estivessem muito desconfiados do inusitado movimento do Congresso Nacional numa manhã,quando nunca estava ninguém naquele recinto.

Vale ressaltar o papel sujo da nossa imprensa corrupta e anti – brasileira ,cujas manchetes mentirosas e fabricadas desinformavam o povo e espalhavam a violência.O Globo,o Estadão,A Folha fizeram a sua parte incendiando o país.Como hoje!Uma moção de louvor á Última Hora,do Samuel Wainer,um dos maiores jornalistas do Brasil e um homem de honra.

O Almino e mais dois ministros estavam sentados quando três beatas passaram com terços enormes e os enfiaram na cara dos três como se os quisesse exorcizar. No dia seguinte,um outro pulha de execranda memória,o Auro de Moura Andrade,convocou o Congresso e foi lacônico;em duas palavrinhas declarou vaga a Presidência porque o presidente não estava em Brasília.Ele já havia aprontado antes, na renúncia de Jânio Quadros,declarando que o vice – presidente estava fora do país (Jango visitava a China) e empossando Rainieri Mazzili,presidente da Câmara dos Deputados para assumir a Presidência.Mazzili ficou conhecido como Presidente Modess ,entrou para evitar derramamento de sangue.

Sentado ao lado de Almino,o sempre elegante,discreto e comedido Tancredo Neves,no meio do silêncio patético que ficou mergulhado o salão gritou a plenos pulmões: CANALHA! CANALHA!

De repente,um tsunami ;um deputado do Partido Socialista ,homem alto e forte, o deputado Rogê Ferreira, ,desceu acompanhado de dois “armários” seus guarda – costa e deu duas memoráveis cusparadas cívicas na cara safada do Moura Andrade.

Jango foi instigado a resistir,mas,com a notícia de que navios de guerra americanos estavam a caminho e pretendiam tomar o porto de Recife,o presidente preferiu evitar uma guerra civil de proporções incontroláveis.

E,assim ,passados 51 anos ,a mesma sombra continua.Com uma diferença,agora temos as redes sociais e gente que se lembra de tudo e abre o bico.

Quem quiser assistir o documentário passou , quinta – feira na TV Brasil.Imperdível!

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 02/04/2016
Reeditado em 05/01/2018
Código do texto: T5592572
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.