POR FAVOR, UMA DOSE DE PASCAL - POR TELÊMACO MARRACE

Abro as janelas da alma e já me assusto pela manhã! Quando ouço as notícias políticas, mergulho de braços abertos no meu niilismo particular! Lembro que sou da espécie que às vezes se sente pior que o verme que gruda nas fezes das patas do cavalo do bandido, pois detenho o pensamento lógico e mesmo assim não encontro a harmonia na convivência com os meus !!!

Vejo uma horda vermelha com pensamentos tão obscuros que imagino se realmente essa turma, consegue enxergar além dos muros que protegem suas cuecas dependuradas em varais cinzentos e nebulosos, delineados ao mundo material. Do outro lado, vejo uma direita tosca e politicamente correta, que minha intuição, me aconselha a ficar sob as cobertas, escondidinho, para não ouvir suas opiniões que estão mais doentes que moribundos que agonizam em leitos de UTIs, fedendo à escômbridas!

Me dá um certo acalento, quando lembro de Pascal, um filósofo e também escritor, um gênio que tinha um exuberante e perspicaz pensamento político. Trago isso para minha época para aliviar um pouco meus pensamentos, como se tomasse uma dúzia de comprimidos de fluoxetina.

Tomo uma dose de Blaise Pascal, para deixar meus pensamentos desiludidos, necessários, lúcidos e ao mesmo tempo desesperados, numa dicotomia maluca!!!

Quero me esconder como uma ostra no meu individualismo, mas meu mundo não consegue ser apolítico, preservando minha racionalidade para jamais me simpatizar com qualquer horda ou súcia que se intitulam como PARTIDOS no meu País, dentro do meu pensamento democrático e minha liberdade de expressão! Não simpatizo hoje, pelo menos pela forma com a qual se apresentam, despojadas de idealismo, fazendo coligações e tratados ignóbeis para chegar ao escopo maior que é o Poder!!!

Hoje tomo uma dose de Pascal, distante de utopias! Não tenho a mínima vontade de acreditar nos homens e consequentemente colocar nos mesmos, um fiapo que seja de esperança.

Venho de um mundo de gente com fome, de homens rudes e pés no chão, que circulam entre olarias e vendas ambulantes debaixo de sol escaldante queimando suas peles! Esse é meu Brasil!!!

Pascal já afirmava que na política, a disputa é entre o poder e a luta pelo poder. Então, quem vota são as partes que outorgam poder num jogo nefasto de acharem que tem poder e nos últimos anos, transformaram-se em torcidas semelhantes as que lotam os estádios de futebol.

Não é um conflito de ideias na sua grande maioria; salvo raras exceções; mas sim um desfile de aberrações de pensamentos espúrios e oriundos de análises superficiais, onde se transformam em guerreiros sem causa, com uma venda nos olhos e com um fiapo de luz que escapa ao tecido; na sua parte mais baixa; direcionando seus olhares apenas para seus próprios umbigos!!!

Pascal analisava que a força é que prepondera e numa espécie de esquecimento, somos ludibriados, ancorados em símbolos ou pelo hábito, numa ilusão de direitos, mas a força é quem manda e dita as regras. É nela que como um membro indissociável, a opinião é parte integrante ou oriunda de seu corpo que vence pela ignorância!!!

Quanto maior o número de pessoas, não importando a qualidade, tolhe-se a razão, forja-se o forte e nasce o tosco das eleições ganhas em números, o que resulta em massa de manobra, em manipulação e alimento para manter a força!!!

Mas o povo continua a brigar, pensando existir uma sociedade ideal, um mundo utópico...Mergulhados numa neblina, esquecem por um minuto que são humanos e realmente acreditam, sem ao menos dar uma chance para raciocinar o que realmente é possível mudar! A evolução é lenta e a mudança virá pelo raciocínio num coletivo melhor, sem utopias, pelo menos a curto prazo no vasto processo do universo! Ainda, somos Pobres Diabos!!!

Telêmaco Marrace

Autor do Velho no Portão, Café Com o Grego, Nuvem Negra e Aspectos Filosóficos e Jurídicos da Educação Escolar.