PMDB e PSDB, partidos de esquerda

PMDB E PSDB, PARTIDOS DE ESQUERDA
Miguel Carqueija


A desgraça atual do Brasil é estar sendo comandado pelas esquerdas, com toda a sua carga de corrupção, arrogância e desprezo pelo povo e pelos direitos humanos. Os maiores partidos são de esquerda, como quem não quer nada eles tomaram conta da situação e agora somente um grande esforço das forças vivas da nação, e com a ajuda de Deus, poderá exorcizá-los.
Falemos do PMDB e do PSDB.
Muita gente talvez não saiba ou já não se lembre, mas o PMDB vem a ser o antigo MDB. Era o Movimento Democrático Brasileiro, seu guru era o lendário Ulisses Guimarães. O MDB foi, até o advento de Figueiredo, o único partido de oposição tolerado pelo regime militar. O partido da situação era a ARENA (Aliança Renovadora Nacional). Se o governo militar era, como se afirma, uma ditadura de direita, é de supor que o partido de oposição reunisse as forças de esquerda, principalmente.
Só mais tarde, quando uma lei qualquer obrigou a aposição da letra “P” de partido em qualquer agremiação político-partidária é que o MDB virou PMDB. E claro, quando foi autorizada a criação de novas agremiações, muita gente debandou. Não estou informado em detalhes, mas acredito que muita gente que formou o PT saiu do MDB ou PMDB. É natural, da Arena é que não sairiam.
E tanto é verdade que esse partido é de esquerda que a Dilma Rousseff utilizou como seu vice o guru do PMDB, Michel Temer, e em dois mandatos.
Vejamos o PSDB. Esse é o partido do neoliberalismo — e onde é que se viu liberal de direita?
Note-se, de passagem, que já quase não se fala mais em centro, o maniqueísmo petista praticamente separou o povo brasileiro em esquerda e direita, mesmo que muita gente não se considere nem de esquerda, nem de direita, nem de centro, muito pelo contrário. Eu mesmo julgo meio bobas essas classificações que não passam de rótulos.
Quer lembrar que no diretório da Revolução Francesa sentavam os liberais na esquerda e os conservadores na direita. Daí é que veio essa história de ser da esquerda ou da direita... os liberais são a esquerda original, histórica, anteriores ao socialismo de Karl Marx.
E os tucanos? No livro “Igreja e anti-Igreja: teologia da libertação”, de Paulo Rodrigues, escrito nos anos 80, Fernando Henrique Cardoso é citado como “intelectual de esquerda’, e é o que ele é, mesmo medíocre. E nos anos 90, já com FHC presidente, o jornal carioca Tribuna da Imprensa publicava regularmente artigos indignados assinados pelo General Tasso Vilar de Aquino. E este articulista, analisando a situação do nosso país, sempre definia o governo FHC como “de esquerda radical”.
Não me venham portanto com essa história de dizer que os tucanos são da direita. Isso é conversa de petista. O FHC é esquerdista chapado e isso eu falo até na cara dele, se tiver oportunidade. Além disso foi FHC quem colocou Lula no poder, já se esqueceram? E os dois são amigos de longa data, fato público e notório.

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2017.