Alckmin Eleito Presidente em 2018

Não sou adivinho ou místico. Falo de possibilidades e fatos favoráveis ao provável candidato. Na política é sempre recomendável desconfiar do óbvio e não subestimar o imprevisível.

Quem elege é o povo, é preciso compreender sua maneira de pensar e decidir, pelos exemplos da história e da atualidade, e não conforme nossas preferências pessoais e ideológicas.

Aponto abaixo os motivos, seguidos das referências em fatos, de ter uma grande chance de Geraldo Alckmin ser eleito presidente em 2018, caso o Lula seja impedido de se candidatar ou tomar posse.

1) O candidato favorito nas pesquisas, o petista Luiz Inácio Lula da Silva, provavelmente será condenado e se tornará inelegível. Ainda que ele entre com recursos, caso estes sejam derrubados, não poderá tomar posse caso ganhe as eleições.

A Lei da Ficha Limpa é clara: candidatos condenados em segunda instância se tornam inelegíveis. Notas 1 e 2.

A média de tempo deste tipo de julgamento, segundo dados do TRF, 4 é de 150 dias, não havendo nada de excepcional na celeridade deste julgamento conforme o presidente do TRF 4 Carlos Eduardo Thompson Flores. 3

O registro de candidatura se inicia em agosto. Caso Lula seja condenado antes, seu registro será negado pela Justiça Eleitoral. Se condenado depois do registro sua candidatura será invalidada. Porém, caso ele ainda recorra, poderá se candidatar e fazer campanha até que este recurso seja julgado (mas será julgado com prioridade sobre outros processos). 4

Não sabemos, embora o voto do relator já tenha sido dado, mas ainda em segredo, qual será o resultado. Disto dependerá a vitória ou não de Alckmin, mais do que qualquer outro fator.

2) O segundo candidato em termos de intenção de votos é Jair Bolsonaro. Discurso muito atraente para certos setores da nossa sociedade, por estranho que pareça poderia herdar votos do Lula caso este fosse impedido.

Porém é um candidato facilmente endemonizável, por mérito próprio graças aos discursos e posicionamentos que assume. Ele terá pouquíssimo tempo de televisão e recursos para fazer frentes aos seus opositores.

Partido pequeno, Patriota, não pode fazer frente a máquina eleitoral e política que é o PSDB, ainda mais se apoiado, como tudo indica, pelo PMDB.

Não é um candidato articulado com outros congressistas e caciques. O único posicionamento claro e incisivo do candidato tem sido a política de segurança, e ainda assim na contra mão do que especialistas apontam para a redução da criminalidade.

Embora alguns porta vozes do mercado tenham se aproximado de Bolsonaro, como conselheiros inclusive, Alckmin é um candidato muito mais seguro quanto a visão pró mercado e preferência do mesmo. 5

3) Ciro Gomes. Provável herdeiro de parte de votos petistas. Porém pouco carismático, conflituoso e não contará com a máquina petista ou de um grande partido para apoiá-lo.

4) Marina Silva. Mais uma que disputará parte dos votos dos petistas. Falta a máquina eleitoral e clareza sobre sua visão política. Passa hesitação e insegurança.

5) Alckmin já mostrou em seu governo de São Paulo que não é chegado a políticas sociais 6 , a "gastança" na terminologia de jornalistas pseudo economistas. Seu partido foi o mais devoto as políticas reformistas de Temer, devoto não, entusiasta. Com certeza será o continuador destas reformas. 7

É um candidato confiável pelo mercado, que tem reagido bem as reformas de Temer. O que ajuda muito com a mídia, que depende de bons resultados econômicos como as grandes empresas dependem, além de suas vendas de publicidades se relacionarem a saúde das empresas e disposição a investimentos em publicidade.

Alckmin não assusta os setores conservadores, nem com radicalismos ( Bolsonaro) nem como esquerdismo ( Marina ou Ciro). Terá apoio do PMDB, e não terá adversários internos fortes como Aécio Neves. O que tornará o partido mais coeso e paulista para as próximas eleições.

A Rede Globo, a maior emissora de TV do país, e uma das maiores do mundo, não tem problemas com Alckmin 8 como teria ao apoiar Bolsonaro 9 ou Ciro. O primeiro pelo radicalismo ideológico e o segundo por não desejar uma nova aventura desenvolvimentista como a promovida por Lula.

Alckmin foi aclamado recentemente presidente do PSDB, o que é um passo importante para que o partido o torne o candidato oficial. Seu partido de forma estratégica e muito "elegante", nas palavras de Michel Temer, saiu do governo.

A ideia é desassociar o partido das reformas impopulares promovidas pelo Governo, embora seja um dos entusiastas e aliados da mesmas. Infelizmente, o povo não vai entender ou se lembrar disto. Ainda que o PSDB continue votando com o governo, Alckmin não é um congressista, está longe de Brasília com sua imagem muito associada ao governo de São Paulo.

O povo vota mais em personagens do que em partidos. Há inúmeros casos de um estado eleger pra governador um partido e pra senador outro. Uma incoerência e personalismo político que foi o fundamento para alianças espúrias entre partidos e a prática da compra de votos como forma de manter a governabilidade.

Referências:

1 - https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/12/12/entenda-como-devera-ser-o-julgamento-que-pode-decidir-futuro-da-candidatura-de-lula.htm

2 - https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/12/12/cenarios-de-candidatura-de-lula-geram-perspectiva-de-briga-juridica-em-2018.htm

3 - http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/celeridade-no-julgamento-recursos-e-a-regra-e-nao-a-excecao-diz-tribunal-a-lula/

4 - http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/07/1903981-brecha-na-lei-da-ficha-limpa-pode-beneficiar-lula-na-eleicao-de-2018.shtml

5 - http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7131294/que-geraldo-alckmin-pretende-fazer-para-ser-candidato-preferido-mercado

6 -http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,governo-paulista-reduz-gasto-com-social,70002114571

7- https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/12/09/psdb-elege-alckmin-como-novo-presidente-do-partido.htm

8-https://jornalggn.com.br/noticia/a-publicidade-de-alckmin-na-tv-globo-em-meio-a-crise

9- https://www.sociedademilitar.com.br/wp/2017/12/bolsonaro-declara-guerra-contra-a-rede-globo-e-e-seguido-por-militancia.html

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 15/12/2017
Reeditado em 15/12/2017
Código do texto: T6200009
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.