Sobre os apoiadores de Bolsonaro

Durante uma conversa com um amigo, ele me explicou que as pessoas que elegeram Trump são as que receberam menor tempo de educação formal. Curioso com esta observação, fui verificar, então, quem eram as pessoas que darão seu voto a Bolsonaro.

Pesquisei por algumas horas algumas dúzias de perfis de pessoas que participam da página do político no Facebook. Fiquei bastante

intrigado com o que vi.

1) Várias pessoas que, indignadas, compartilham boatos como se fossem verdade, tais como a notícia da suposta verba de 5 milhões a Pablo Vittar através da lei Rouanet, entre outras histórias, mesmo aquelas já comprovadamente falsas em conteúdo detalhado disponível na web. Qual o nível de inteligência e consciência política de quem fica proliferando fake news?

2) Nenhuma referência a solidariedade ou serviço social: ninguém que goste de Bob Marley, O Rappa, Ghandi, Nelson Mandela, Chico Mendes,

ninguém que compartilhe o trabalho de ONGs e entidades. Uma coisa é ser contra benefícios sociais, é ser crítico à rigidez da fiscalização

para cortar malandragens (algo que considero extremamente importante que seja feito). Outra é desejar o fim destes benefícios e do trabalho de ONGs, cujas pessoas atendidas podem ter nesta oportunidade a única na vida de combater graves dificuldades na vida, como a miséria, a pobreza extrema, o preconceito e a falta de oportunidades. Gostaria, sinceramente, que alguém se manifestasse dizendo que estou enganado. Serão estas pessoas aquelas que opinam sobre notícias (verdadeiras ou, pior, falsas) do alto de seus sofás, sem estarem realmente envolvidas com o problema abordado? Alguém que critica um benefício social já esteve engajado numa causa social?

Se o fato destas pessoas do Facebook apoiadoras de Bolsonaro não terem em suas páginas referência alguma a solidariedade e ação coletiva significar que elas não dão a mínima para isto, então este país está perdido.

José Antônio Dias
Enviado por José Antônio Dias em 21/02/2018
Código do texto: T6259952
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.