Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Bolsonaro mistura discurso truculento e retórica vazia

Jair Bolsonaro é pré-candidato à Presidência da República pelo PSL. Na última pesquisa Datafolha, ele aparece em segundo lugar, depois de Lula, com 15% na preferência do eleitorado. Para seus seguidores é um mito e exemplo de honestidade a ser seguido. Isso é compreensível, mas não é bem assim. Como se sabe, ele é um ultraconservador falastrão e seu nome consta na Lista de Furnas, que é um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro, para abastecer a campanha de políticos, ocorrido nos anos 2000, que envolveu a empresa estatal Furnas Centrais Elétricas, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Mais: é réu num processo criminal no Superior Tribunal Federal (STF). Na sexta (13/4), a Procuradora-geral da República, Raquel Dodge, denunciou o deputado por racismo ao STF.

Outra coisa, é fato que o discurso moralista de Bolsonaro ecoa mais entre os segmentos menos escolarizados da população. E principalmente entre aqueles que se identificam com o autoritarismo e o fascismo. Para quem não sabe, no fascismo prevalece conceitos como nação e raça sobre os valores individuais e o governo é autocrático, isto é, ditatorial. Mais, ele defende abertamente a tortura, tem um discurso reacionário que é contrário aos direitos humanos e é um grande defensor da violência policial. Aliás, que atinge os mais pobres da sociedade. Ele ainda é fã da ditadura militar e vê a democracia como uma porcaria. Caro leitor, imagine esse discurso numa Assembleia da ONU ou numa Conferência Mundial... Por fim, a meu ver, como parlamentar é medíocre. Tem apenas dois projetos aprovados em 27 anos. O pior de tudo: sua plataforma é uma colcha de retalhos sem consistência e não sabe nem o básico de economia. Mesmo assim, quer ser presidente da República.

Com um discurso chinfrim, moralista e retórica vazia, a verdade é que Bolsonaro tem muitos seguidores. Outra coisa, os historiadores esclarecem que o discurso vazio dele repercute mais entre os desinformados que se identificam com suas ideias demagogas. O que está ruim pode piorar e muito: lembro que foi dessa maneira que Adolf Hitler alcançou o poder na Alemanha nos anos 30. Concluo este texto com duas frases que revelam bem como pensa Bolsonaro: ''Sou preconceituoso, com muito orgulho. ''Fui ser deputado federal para não andar de ônibus, fusca, van, e morar bem''.

Referências:
https://oglobo.globo.com/brasil/quais-sao-as-ideias-que-fazem-eleitores-apoiarem-tambem-rejeitarem-bolsonaro-22592484
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u79588.shtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_Furnas
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/04/dodge-denuncia-jair-bolsonaro-ao-supremo-por-racismo.shtml
https://pt.wikipedia.org/…/Controvérsias_envolvendo_Jair_Bo…
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/as-frases-polemicas-de-jair-bolsonaro/
https://arte.folha.uol.com.br/poder/2018/01/12/o-patrimonio-dos-bolsonaro/?
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/01/1950202-veja-trechos-da-entrevista-de-bolsonaro-a-folha-em-angra-dos-reis.shtml
REALISMO
Enviado por REALISMO em 16/04/2018
Reeditado em 17/04/2018
Código do texto: T6310020
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
REALISMO
São Paulo - São Paulo - Brasil
7 textos (329 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/04/18 14:00)