ENSAIO SOBRE A CORRUPÇÃO
Quem dinheiro tiver pode ser papa.
                                                Gregório de Mattos
 
Se você não acredita, como eu, que o DNA da corrupção está em todos os  brasileiros ,talvez concorde com este ensaio.Aqui trataremos,apenas,na corrupção na política,que considero extremamente danosa para o  desenvolvimento de um país.Depois de muito pensar deduzi ser o sistema o vilão desta história.Um presidente é eleito pelo voto popular,bem como nossos congressistas.Sendo o Congresso Nacional composto de vários cidadãos oriundos de todos os cantos do pais , terá que ser um microcosmo desta sociedade onde vivemos.Pessoas diversas com valores e projetos diversos e um imenso desejo de realizá-los.Para isto precisam de poder e ai entra o poder de barganhar,o famoso franciscanismo: - é dando que se recebe!
Para votar projetos do governo a “base aliada” faz exigências  que terão que ser aceitas já que a oposição cumpre seu papel de se opor a tudo que o governo quer,seja ou não bom para o país.Eles não visam o país,visam seus próprios interesses e o jogo do poder.Hoje,você,amanhã,nós.Ainda ontem ,no depoimento, Paulo Roberto diz que Lula ficou chateado porque se viu como refém de partidos políticos que queriam colocar um notório corrupto num cargo da Petrobrás ;e,aproveitando,deu os nomes aos bois,ou melhor ,das empresas que vivem se chantagem e sonegação,quase todas do eixo Rio – São Paulo.
Esta prática torna o presidente do Brasil um mero refém dos  partidos políticos fortes já que o chamado “baixo clero” só entra para dizer amém e os interesses nacionais que vão pro o raio que o parta...Uma situação nada republicana onde a chantagem,a prepotência e o conchavo jamais serão descartados.Soube ,até,que políticos sérios – porque os há – são deletados pelo sistema e acabam abandonando a causa pública.
Vimos,recentemente,o  desconforto da Presidente Dilma por ter que tirar o Cezar Borges para colocar outra pessoa, cedendo ás  pressões  de um partido aliado que o trocou por um incompetente ,mas,favorável ao interesse deles.
Ou se vota o que eu quero,ou se nomeia quem eu indico ou não votamos o orçamento,ou os projetos etc,etc,etc...
Por isto votei no Parlamentarismo ,talvez,sonhando com uma situação mais  conveniente,porque blinda o presidente e sobra o Primeiro Ministro para negociar e dar a cara a tapas.
Cai o ministério,se necessário,mas,não o governo;preserva-se a democracia.
Outra questão interessante a ser pensada é como a mídia trata a corrupção:a do meu candidato é muito mais palatável do que a do candidato oposto;mensalão é o deles,não o nosso...Por isto,como a mídia é quase  toda direitista o Mensalão do DEM nunca foi julgado ,nem bombardeado pela Imprensa como foi o do PT.
Uma mentira,muitas vezes repetida e frequentemente repisada,vira verdade,dizia Goebbler .
A verdade é que todos os partidos têm um projeto de poder;talvez o PT que começou sob a bandeira da ética,tenha resvalado um pouco nos seus valores ,afim de construir um “reich de mil anos”,ou seja construir um projeto de poder cujo objetivo fosse   socializar a nação,fortalecendo a classe média e tirando milhares da linha de pobreza.Para isto precisava de recursos e tirava das grandes empresas,das empreiteiras,dos bancos,como faz todo mundo desde que o mundo é mundo.Se é certo ou errado,não sei,foi feito. São os famosos 10% . Alguém aqui,acredita ,que todos os partidos ignoram estas práticas?
É por isto que o corrupto “deles”,da mídia local  - ou por oportunismo ou por medo ,-  é sempre perdoado,exaltado e seus mal feitos escondidos debaixo do tapete,enquanto os dos outros só nos chegam notícias estarrecedoras,são tratados como criminosos e até pegam cadeia.O resto do país fora do eixo Rio/São Paulo não  dispõe de uma  mídia de âmbito nacional e  conta apenas,com estações recebedoras da grande mídia sulista,que ,por sua vez,é  ligada á grande mídia internacional,o Big Brother capitalista,sediada nos States.
E,assim,o brasileiro vai recebendo informações   viciadas e o nosso fraco senso moral fica ainda mais deteriorado,principalmente porque não temos memória e temos muita preguiça de pensar;aceitamos o prato indigesto que nos serve a mídia,pronto para engolir  e sem fazer nenhuma reflexão ou juízo de valor.
No entanto é fácil definir a corrupção;é tudo que fazemos em nosso próprio benefício com prejuízo do semelhante , o famoso “farinha pouca meu pirão primeiro”, cantado em prosa e verso.
Os fatos recentes da nossa política permitiu que muitas máscaras caíssem;pessoas consideradas íntegras e  por nós admiradas se deixaram cair em tentações nada religiosas e mudaram de lado como quem muda de roupa;falo das adesões,das alianças espúrias,dos acórdãos.Que tem o PV,Partido Verde  comum com o candidato do PSDB? Foram as verdinhas que levaram o candidato Eduardo Jorge a tão repugnante apoio?E os políticos pernambucanos ,alguns de respeitável biografia?Apenas o  ódio á Presidente faz o sujeito manchar seu currículo e tirar estes paladinos da moralidade do seu virtuoso caminho?Se é assim vamos repetir Sérgio Porto o saudoso Stan Ponte Preta:-“ ou restaura-se a moralidade ou nos locupletamos todos.”
 
 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 25/04/2018
Código do texto: T6318865
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.