Não se desumanize pelo Bem Maior

Sempre fui e continuo à favor de que pessoas se unam tendo uma pauta política em comum. Isso faz parte do jogo político e principalmente da democracia. Mas não estou falando de pessoas que estão unidas por interesse de classe, coletividade ou qualquer outra coisa do tipo. Não sou contra porém, mas não me refiro a esse ponto -- aonde as pessoas praticamente são obrigadas a abraçar certa causa, por fazerem parte de uma casta, gênero ou classe. O que tem de político você se desumanizar a tal ponto a apenas representar os "interesses de uma classe" e não o Seu Interesse?

Mas como assim? Estou falando de indivíduos. Pessoas de classes distintas podem e devem sim ter interesses mútuos. Por exemplo, baixos impostos é bom para ricos e pobres (é melhor ainda para os pobres, porque acreditem ou não, o peso da carga tributária fica na cabeça dos pobres... mas ricos também gostam de menos impostos, todos gostam).

É interesse de muitos e não apenas de uma classe, se ter uma escola eficiente com bases científicas e nos interesses éticos e humanos. Não é uma coisa que apenas as classes dos acadêmicos querem. Todos querem ter uma escola mais humana e que leve a ciência a sério de verdade.

Até mesmo empregadores e trabalhadores podem ter interesse mútuo. Não apenas no caso dos baixos impostos e em menos burocracia -- com menos impostos o empregador vai produzir com mais eficiência e até dar (isso mesmo, Dar) valores em capital para os empregados, porque assim eles vão trabalhar mais e mais felizes -- acabamos de ver isso nos USA com a diminuição nos impostos que as empresas receberam, e que elas felizes da vida, deram bônus aos seus empregados. Sem ônus, sem contrapartida.

Mas não só em impostos. A questão do horário também -- já apercebe-se que trabalhar menos, mas com mais eficiência e melhor, aumenta a produção. E mais produção é bom para todo mundo. Até para quem aplica os impostos.

A questão é que tomar apenas interesses coletivos e não individuais podem afetar até o amor. Quem imagina um pobre e uma rica casando? Bom, eu imagino. Uma negra e uma branca? Ou Azul e uma marrom? Tudo é possível. A verdade é que não se deve jamais se negar seus gostos e interesses individuais, verdadeiramente éticos e seus, por interesses coletivos. Se sub-sumir porque tudo é válido pelo bem maior... é se desumanizar por completo.

Eu de cá lembrei de uma alemã nazista na época do Julgamento de Nuremberg. Num documentário, não o filme. A alemã que veio de uma família rica havia se tornado nazista para tirar os pobres da pobreza, acabar com a desigualdade de classes e elevar o moral alemão. Tudo era válido, não importa o que fosse. Entregar amigos e familiares para a SS (a polícia nazista) que não se "interessassem" pelo bem coletivo e por uma Alemanha pura. Mãe, pai, amigos, nada importava, apenas o partido, a Alemanha Grande e tudo mais que deveria ser feito pelo bem maior.

Ela se desumanizou pelo bem coletivo de uma Alemanha sem pobreza e sem ricos (sim, sem ricos). Negou as maldades que fez, porque tudo havia sido feito pelo bem maior... como que se desculpasse. Um gatilho psicológico, compreende? Não vou listar tudo o que ela contou. Mas são coisas dignas de uma revolução cultural (soviética e chinesa). No fim, pensem bem. Não se deixe sub-sumir por sua classe, seu partido, seu estado ou seu ídolo. Não coloque os interesses individuais seus para depois. Se você colocar os seus interesses para depois, vai no fundo, colocar o de todo mundo para depois também. E no fim, o que vai importar se você não for mais humano ou humana?

Simplesmente nada. A não ser o que o Líder disser que importa.