MAIS UMA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO OU O ÓBVIO ULULANTE?

O Brasil é dominado pelo sistema financeiro internacional, como a maioria dos países.

Se os bancos e corporações, sobretudo estrangeiros, aparecessem como maiores empecilhos ao nosso crescimento humano e econômico, seria fácil identificar o inimigo e combatê-lo, por isso eles traçam um plano para ocultar suas atividades prejudiciais à economia e ao povo brasileiro.

Para isso, controlam boa parte da mídia e do sistema político, através dos financiamentos de campanhas, lobbys e possivelmente do pagamento de propina.

Controlando a mídia, formam opinião favorável aos interesses deles. Controlando os políticos, aprovam leis favoráveis a eles e tratam de reduzir os recursos destinados à educação e interferir nas diretrizes do ensino, assim também formam opinião e moldam visões de mundo.

Tanto a mídia quanto a educação pública parecem priorizar um tipo de raciocínio que não admite meio-termo: ou algo é preto ou é branco nesse tipo de raciocínio. Assim, se alguém critica o capitalismo praticado no Brasil, logo se concluirá que a pessoa é comunista, pois esse tipo de raciocínio curto induz à crença de que capitalismo é como 2+2=4, é sempre o mesmo em todas as partes do mundo, e que comunismo é sempre o oposto negativo do capitalismo.

Parte dessa doutrinação anticomunista, que apresenta o comunismo sempre como a causa de todos os males, foi promovida pela ditadura militar, certamente sob orientação dos EUA. Isso explica a visão de mundo de um Bolsonaro, que não consegue enxergar os verdadeiros donos do poder no Brasil - a direita - e sempre afirma estar sob um regime comunista, sob o risco de conspirações comunistas que tramam para tomar o poder etc.

Ora, essa opinião revela uma completa doutrinação e falta de contato com a realidade (a farra dos bancos é noticiada diariamente nos jornais), portanto os métodos usados no adestramento dessas pessoas parecem mesmo ser muito eficazes.

Mas não há novidade alguma nesses métodos, que foram praticados por Hitler e tantos outros: algo é apontado como o grande vilão, como a causa de todos os males, seja o diabo ou o comunismo (ambos nem existem), e os donos do poder se apresentam como o bem, sempre através de propaganda maciça. Porém os donos do poder se ocultam atualmente, portanto o bem é apresentado ora como um governo de centro-esquerda, ora como um governo neoliberal etc., sempre de acordo com os interesses dos verdadeiros donos do jogo.

E quando o governante ou partido já não interessa mais às elites citadas, ou quando uma crise financeira e econômica aflige o país, é hora de apontar um bode expiatório para que os verdadeiros criadores de crises - o sistema financeiro internacional - não seja responsabilizado. Para isso eles contam com intelectuais e com uma mídia bastante favorável aos interesses do mercado, assim fica fácil formar opinião. Também contam com pelo menos três terços dos políticos brasileiros e acredito que hoje contem com boa parte do judiciário.

E quanto à corrupção? Também é promovida e estimulada pelo sistema financeiro internacional, já que é fácil controlar políticos e agentes públicos desonestos e geralmente é o próprio sistema que os financia e os nomeia através de influência política.

Portanto esse é o sistema perfeito para os donos do mundo, que realmente parecem governar a partir das sombras, como apontam teorias da conspiração seculares.

Edgley Gonçalves
Enviado por Edgley Gonçalves em 11/08/2018
Reeditado em 11/08/2018
Código do texto: T6416149
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.