Sobre o voto dos professores e das professoras

Uma série de pessoas dizendo que não entendem por que muitos professores, que deveriam ser inteligentes, inclusive da universidade, votam no PT. Dizem que queriam entender isso! Se querem entender de verdade, se não é demagogia, vou explicar:

Os professores não votam no PT, mas, como qualquer cidadão, votam na pessoa que acham mais indicada a estar lá. Você que é comerciante, agricultor, lojista, caminhoneiro, está preocupado com sua classe e escolhe conforme o seu ponto de vista. E é justo que seja assim para professores e professoras também. Você não tem direito de coibir a liberdade de voto.

Os professores, em sua grande maioria, leem, estudam e discutem. Uma reunião de professores reúne vários saberes: história, geografia, língua e literatura, matemática etc. Há, nas discussões, uma gama muito ampla de conhecimentos e, ainda, saber e amor pedagógico: a preocupação com o ato de ensinar. Se a maioria, não todos, pensa que o candidato Fernando Haddad é mais indicado para vencer o segundo turno, isso deveria no mínimo ser levado em consideração. E que Haddad pode não ter sido a primeira opção de muitos.

As discussões das pessoas que nos criticam a nós professores, pelo contrário, são notoriamente mal escritas, com péssima gramática e pontuação, com argumentos mal elaborados e fantasiosos, mentirosos. São dignas de ser anotadas e trabalhadas na escola, como o contrário de uma boa redação ou debate. A incoerência, a falta de coesão e a incapacidade de argumentação são defeitos que combatemos na escola, com conhecimento crítico, então voltem a estudar para melhor falar e parar de fazer nossos ouvidos e olhos doerem.

A maioria das pessoas que têm ofendido os professores, principalmente os que são concursados, fazem isso porque 1) são incapazes de responder uma prova ou escrever uma redação para passar num concurso; 2) têm inveja de sua estabilidade; 3) têm interesse político com político corrupto (como se vê são os mesmos que apoiavam o governo ladrão de Beto Richa e votaram no Aécio Neves); 4) querem jovens imbecis com professores descontentes para manipular o "status quo".

Sobre as Fake News, como a de que recebemos maior salário conforme o nosso voto ao PT, vocês são tão carentes de intelectualidade que não percebem que quem prepara nossa folha de pagamento há oito anos é o pessoal do Beto Richa, que não gosta muito do PT. Se isso ocorre no município, já que vi uma professora municipal (de nossa categoria! Que triste) dizer, se correm ao prefeito fofocar sobre o colega, no estado isso seria muito mais difícil, não ocorre, e a nível federal, há um grande hiato entre nós e o poder executivo. Só vocês não percebem.

Você que divulga essas Fake News, os professores estamos nos organizando e vamos fazer B.O. com os prints de sua burrice maliciosa.

Dizem que só pensamos em nosso salário em greves, mas falam aqui no Facebook e no WhatsApp, nunca tiveram a empatia e a sensibilidade de vir até aos professores perguntar sobre as pautas, que desconhecem. Já houve pautas inclusive sobre o básico: merenda e materiais de limpeza, fundos que deveriam vir à escola e são desviados. Pois então, o principal fator de sua ignorância: falam como doutores, contudo não sabem do que falam, não leram, não perguntaram.

Nós profissionais da educação num contexto geral lidamos com crianças e jovens em formação. Não podemos baixar a cabeça e votar em alguém que, além de não ter feito praticamente nada em quase trinta anos de mamata e privilégios, ensina a sermos piores pessoas, a odiar o coleguinha negro, os homossexuais e outras pessoas diferentes de si. A escola é um encontro diário de pessoas de todas as cores e jeitos, lá ensinamos os alunos a respeitarem-se, além de ensinarmos o conteúdo científico. Se não fizermos isso, a escola torna-se insuportável a todos e todas.

Não ensinamos alunos a fazer atos libidinosos, bata sobre sua boca ao falar isso, ignorante maldoso! Somos pessoas talvez muito mais decentes do que esses aí que falam isso sobre nossa escola. Não ensinamos a ser gays também. Ensinamos os alunos a conhecer seu corpo, cuidar dele e a ter autoestima, o que fica a cargo da disciplina de ciências, que tem projeto pedagógico, didático - não é um professor falando o que quiser sem conhecer, temos planos de ensino, documentos que norteiam nosso lecionar.

Ensinamos também, na escola pública, os alunos a lutar por seus direitos, pois a classe trabalhadora tem seus filhos ali. Precisam entender sobre direitos humanos, direitos trabalhistas etc. São esses alunos que acreditamos futuramente ser responsáveis por toda a sociedade. E queremos que tenham vida digna, décimo terceiro, férias, adicional de férias, comida na mesa.

Por fim, venha visitar-nos na escola, venha informar-se antes de falar asneiras. Terei o prazer de recebê-los em minhas aulas. Teremos o prazer de argumentar com os senhores e senhoras nossa posição, sem impor a mesma a ninguém. Em particular podemos fazer isso, porque em sala de aula respeitamos a diversidade de opiniões.

Nós temos muito a ofertar, com estudo, trabalho e dedicação. Respeite o nosso ofício como respeitamos com carinho e saber o seu filho na escola!

Envolva-se, construa, não destrua!