A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... "O ADVOGADO ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior seria 'O ADVOGADO dos CINCO CRIMES?'" - (5ª parte).

A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... “O ADVOGADO ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior seria ‘O ADVOGADO dos CINCO CRIMES’”? - (5ª parte).

CRONOLOGIA dos CRIMES.

1º - CRIME - Assassinato – 12 de fevereiro de 2005 - Dotothy Mae Stang. – Missionária assassinada porque defendia “Trabalhadores Sem Terra” no Pará. Motivação: - Reforma Agrária. Estado Democrático de Direito – 1º Governo do Molusco PETRALHA.

2º - CRIME - Assassinato – 10 de julho de 2010 - Eliza Silva Samúdio. – Ex-amante do Goleiro Bruno Fernandes. Assassinada em Minas Gerais. Motivação: - Reconhecimento de Paternidade de um Filho. Estado Democrático de Direito – 2º Governo do Molusco PETRALHA.

3º - CRIME - Assassinato – 22 de agosto de 2012 – Sérgio Rosa Sales. Primo do Goleiro Bruno Fernandes. Assassinado em Minas Gerais. Motivação: - Queima de Arquivo. Estado Democrático de Direito – 1º Governo da Ex-Guerrilheira PETRALHA Dilma Rousseff.

4º - CRIME - Tentativa de Assassinato – 06 de setembro de 2018. Presidenciável Jair Messias Bolsonaro. Esfaqueado em Minas Gerais. Motivação: - Política e/ou Religiosa. Estado Democrático de Direito – Governo do Vice-Presidente dos PETRALHAS Michel Temmer.

Observações do escriba:

1ª - Direta ou indiretamente ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior, ao que parece, está envolvido com os QUATRO CRIMES acima mencionados, atuando como Advogado juntamente com outros colegas. Tanto que: - ESTADO DEMOCRÁTICO de DIREITO. Entendem?

2ª – Haverá de acontecer outro CRIME? É quase certo que sim. E já existem três nomes na lista. Apenas suposição...

O ASSASSINATO de DOROTHY STANG.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy (Dayton, 07 de junho de 1931 — Anapu, 12 de fevereiro de 2005 – 73 anos) foi uma Religiosa Norte-Americana naturalizada brasileira.

Pertencia às Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur, Congregação Religiosa fundada em 1804 por Santa Julie Billiart (1751-1816) e Françoise Blin de Bourdon (1756-1838).

Esta Congregação Católica Internacional reúne mais de DUAS MIL MULHERES que realizam Trabalho Pastoral nos Cinco Continentes.

BIOGRAFIA.

Ingressou na vida religiosa em 1950, emitiu seus votos perpétuos – pobreza, castidade e obediência – em 1956.

De 1951 a 1966 foi professora em Escolas da Congregação: - St. Victor School (Calumet City, Illinois), St. Alexander School (Villa Park, Illinois) e Most Holy Trinity School (Phoenix, Arizona).

Em 1964, graduou-se na Universidade Notre Dame de Namur, em Belmont (Califórnia).

Em 1966 iniciou seu Ministério no Brasil, na cidade de Coroatá, no Estado do Maranhão.

Irmã Dorothy estava presente na Amazônia desde a Década de Setenta junto aos Trabalhadores Rurais da Região do Xingu.

Sua atividade Pastoral e Missionária buscava a Geração de Emprego e Renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos Trabalhadores Rurais da área da Rodovia Transamazônica.

Seu trabalho focava-se também na minimização dos Conflitos Fundiários na região.

Atuou ativamente nos Movimentos Sociais no Pará.

A sua participação em projetos de Desenvolvimento Sustentável ultrapassou as fronteiras da pequena Vila de Sucupira, no município de Anapu, no Estado do Pará, a 500 quilômetros de Belém do Pará, ganhando Reconhecimento Nacional e Internacional.

A Religiosa participava da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde a sua fundação e acompanhou com determinação e solidariedade a vida e a luta dos Trabalhadores do Campo, sobretudo na Região da Transamazônica, no Pará.

Defensora de uma Reforma Agrária justa e consequente, Irmã Dorothy mantinha intensa agenda de diálogo com Lideranças Camponesas, Políticas e Religiosas, na busca de soluções duradouras para os conflitos relacionados à posse e à exploração da terra na Região Amazônica.

Dentre suas inúmeras iniciativas em favor dos mais empobrecidos, Irmã Dorothy ajudou a fundar a primeira escola de formação de Professores na Rodovia Transamazônica, que corta ao meio a pequena Anapu. Era a Escola Brasil Grande.

Irmã Dorothy recebeu diversas ameaças de morte, sem deixar intimidar-se. Pouco antes de ser assassinada declarou: - «Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar».

Ainda em 2004 recebeu premiação da Ordem dos Advogados do Brasil (secção Pará) pela sua luta em Defesa dos Direitos Humanos.

Em 2005, foi homenageada pelo documentário livro-DVD Amazônia Revelada.

ASSASSINATO.

“Foto: - Túmulo de Dorothy Stang”.

A Irmã Dorothy Stang foi assassinada, com seis tiros, um na cabeça e cinco ao redor do corpo, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, às sete horas e trinta minutos da manhã, em uma estrada de terra de difícil acesso, a 53 quilômetros da sede do município de Anapu, no Estado do Pará, Brasil.

Segundo uma testemunha, antes de receber os disparos que lhe ceifaram a vida, ao ser indagada se estava armada, Irmã Dorothy afirmou «eis a minha arma!» e mostrou a Bíblia.

Leu ainda alguns Versículos das Bem Aventuranças para aquele que logo em seguida lhe balearia.

No cenário dos Conflitos Agrários no Brasil, seu nome associa-se aos de tantos outros homens, mulheres e crianças que morreram e ainda morrem sem ter seus direitos respeitados.

O corpo da missionária está enterrado em Anapu, Pará, Brasil, onde recebeu e recebe as homenagens de tantos que nela reconhecem as Virtudes Heróicas da Matrona Cristã.

O FAZENDEIRO Vitalmiro Moura, o BIDA, acusado de ser o MANDANTE do CRIME, havia sido condenado em um primeiro julgamento a 30 anos de prisão.

Num segundo julgamento, contudo, foi absolvido.

Após um terceiro julgamento, foi novamente condenado pelo Júri Popular a 30 anos de prisão.

CITAÇÕES.

"Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar”.

Representações no cinema e na arte. Mataram Irmã Dorothy (2009). - documentário do norte-americano Daniel Junge, narrado por Wagner Moura. Apresenta um retrato fiel do crime e das condições que o provocaram.

O artista Cláudio Pastro incluiu Irmã Dorothy no painel em azulejos "As Mulheres Santas", na decoração da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida (SP).

Festa Litúrgica Anglicana.

A Irmã Dorothy faz parte do Calendário de Santos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil como "Mártir da Caridade na Amazônia".

Sua memória é lembrada com uma festa litúrgica em 12 de fevereiro.

REFERÊNCIAS.

01 - Vida e obra da Irmã Dorothy Stang é celebrada na Califórnia, acesso em 09 de julho de 2015.

02 - «Irmã Dorothy Stang é morta a tiros no PA». Memorial da Democracia. Consultado em 28 de agosto de 2018.

03 - O sangue ainda corre na floresta. Dez anos do assassinato de Dorothy Stang, acesso em 09 de julho de 2015.

04 - «Fazendeiro acusado pela morte de Dorothy Stang é absolvido». Portal Globo.com. 06 de maio de 2008. Consultado em 13 de abril de 2010.

05 - «Bida é condenado a 30 anos por morte de Dorothy Stang». Estadão.com.br. 13 de abril de 2010. Consultado em 13 de abril de 2010.

06 - «Acusado de ser mandante da morte de Dorothy Stang, Bida é condenado a 30 anos de prisão». O Globo. 13 de abril de 2010. Consultado em 13 de abril de 2010.

07 - Revista Galileu, nº 211, fevereiro de 2009, página 88.

08 - "Normas para o Ano Cristão". Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. 27 de novembro 2014. Página visitada em 20 de julho de 2015.

LIGAÇÕES EXTERNAS.

01 - Irmã Dorothy recebe homenagens durante velório em Altamira www.pa.gov.br

02 - Governador do Pará repudia assassinato de missionária norte-americana www.pa.gov.br

03 - Comissão Pastoral da Terra www.cptnacional.org.br

04 - Mensagem da presidência da CNBB, pela morte da Irmã Dorothy, a Dom Erwin Kräutler www.cnbb.org.br

05 - Um drama com um novo capítulo. Revista Época, 19 de março de 2012.

Categorias:

Nascidos em 1931.

Mortos em 2005.

Católicos dos Estados Unidos.

Religiosos dos Estados Unidos.

Religiosos ASSASSINADOS.

Mortes por armas de fogo no Brasil.

Estado-Unidenses expatriados no Brasil.

Cidadãos naturalizados do Brasil.

Norte-americanos ASSASSINADOS.

Ativistas ligados à Teologia da Libertação.

Esta página foi editada pela última vez às 03h27min de 28 de agosto de 2018.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

Aracaju, segunda-feira, 15 de outubro de 2018.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – WIKIPÉDIA. (4) - OUTRAS FONTES.

Reportagem relembrando o caso Dotothy Stang.

“Foto: - Manifestação na Praça dos Três Poderes para relembrar a luta de Dorothy Stang pelos povos da floresta e a pedir a paz no campo. Aconteceu a 07 de Junho de 2005, dia em que a missionária faria 74 anos. Foto de Valter Campanato”.