ARTIGO – Fake News – 17.10.2018 (PRL)
 
ARTIGO – Fake News – 17.10.2018 (PRL)
 
Muita gente ainda não se apercebeu do significado dessas duas palavras escritas no idioma inglês. Trata-se, nada mais nada menos, de notícias falsas, aportuguesando-se o termo mundialmente conhecido. Para nós o mesmo que mentiras divulgadas pelas redes sociais, pela mídia em geral, partidos políticos e seus integrantes, enfim por qualquer pessoa que disponha de um aparelho celular, por exemplo.

Evidentemente que a divulgação de invencionices é bastante prejudicial ao povo e suas instituições, notadamente numa época agitada de eleições presidenciais, assim como para renovação da câmara e do senado, bem como para governadores de estados e pertinentes deputados, como a que está em curso neste momento, quando estamos no caminho do segundo turno para o mais alto cargo da república.

Acusações de ambos os lados, dizem, quer do PT seja do PSL, representados pelos senhores Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, o primeiro um ex-prefeito da cidade de São Paulo, quando teve uma aprovação pífia dos munícipes, tanto que fora derrotado na eleição seguinte, perdendo no primeiro turno para o senhor João Dória, hoje candidato ao governo daquele estado; o segundo, um capitão reformado do glorioso Exército Brasileiro, deputado federal pelo Rio de Janeiro, exercendo pela sétima vez tal mandato do povo carioca.

Parece ter lógica a desconfiança de que essas maldades teriam sido iniciadas pelo pessoal do Partido dos Trabalhadores, porquanto o seu candidato vem correndo bem atrás da preferência do povo nacional, estando no momento cerca de dezoito por cento a menosj junto aos eleitores. Transformando em votos isso poderia representar dezoito milhões de pessoas, sendo difícil sua reversão no prazo que resta até o dia 28, porquanto teria que alcançar mais ou menos um milhão e quinhentos mil votos diariamente.

Ora, a quem interessaria prejudicar o ritmo do pleito ou mesmo melar o seu resultado, confundindo o pobre eleitor? Claro, lógico e evidente que não se poderia impingir ao primeiro colocado à pecha de que é o fabricante primordial de mentiras deslavadas. Todavia, admitir que fosse apenas uma forma de resposta às originárias isso é possível sim, porque ninguém jamais ficaria calado diante de acusações sem qualquer cunho de verdade. Essa campanha política começou a tomar tal vulto logo após a divulgação dos primeiros resultados que colocavam o Capitão Bolsonaro à frente das pesquisas.

A bem da verdade, não temos condição daqui desta tribuna pouco visitada de indicar de onde partem as manchetes e notícias falaciosas que circulam na internet, competindo às autoridades constituídas, pelos meios de que dispõem descobrir e punir, se for o caso, os seus autores. Comparamo-las ao que ocorre num campo de futebol repleto de torcedores agitados de ambos os lados, quando alguém mais exaltado provoca um tumulto generalizado, cuja apuração se torna muito difícil indicar os culpados. Geralmente, não dá em nada.

Ficamos surpresos com a notícia da ameaça sofrida pela digna Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Doutora Rosa Weber, Juíza que, na realidade, foi a responsável pela prisão do ex-presidente Lula, quando votou favoravelmente ao encarceramento de réus condenados em segunda instância, resultando no placar de seis x cinco votos no Supremo Tribunal Federal. Na oportunidade, demonstrou a convicção de que era contrária à medida, todavia levando em conta o princípio da colegialidade, comportamento que fora exemplar, acompanhou o que o tribunal já havia decidido anteriormente.

Somente um maluco seria capaz de ameaçar uma autoridade por e-mail. Dizemos assim porque tentamos várias vezes contatar com o TSE para oferecer sugestões a respeito de pesquisas e ficamos desapontados ante a pouca opção que se nos oferecia. Não estavam disponibilizados no site oficial nem sequer os e-mails particulares de cada membro da Corte, muito menos da presidente. Além do mais, para se mandar esse tipo de correspondência há de se colocar nome, endereço, telefone, etc., ficando mais fácil encontrar o culpado, que merece ser julgado sob as penas da lei.
 
Também não acreditamos tenha origem na campanha do Bolsonaro as violências registradas entre torcedores e simpatizantes. Todos se lembram daquela facada imoral de que fora vítima em Minas Gerais, da autoria de um ativista de partido que se engajou na oposição, que quase motivou a sua morte, submetido que fora a duas cirurgias de longa duração. Parece claro que ainda não se livrara totalmente dos perigos que o circundam, vez que fará outra cirurgia dentro de alguns meses. Causa estranheza o fato de a Polícia Federal nada ter encontrado a propósito do crime que, talvez não haja dúvida, fora devidamente planejado.
 
Não poderíamos terminar nossas palavras sem lembrar que quando emissoras de rádio e televisão, como ocorre atualmente, se engajam na campanha das oposições, divulgando toda a sorte de notícias e pronunciamentos tidos como mentirosos, estão nada mais nada menos do que divulgando “Fake-news”, e o que é pior com dinheiro da população, porquanto isso de propaganda eleitoral gratuita é negócio pra boi dormir. Tais programas deveriam ser retirados do ar imediatamente,  sem precisar de processo. Bastaria o Tribunal ficar com a chave geral do sistema, que num simples clique fecharia a geração da imagem e som.
 
Nosso abraço.
 
Ansilgus

COMENTÁRIOS DE AMIGOS:

17/10/18 21:40 - Orpheu Leal assim se pronunciou:
 
As notícias falsas são recursos sujos para tentar influenciar os
incautos eleitores. Mas diante dos fatos não adianta querer torcer a
verdade. O candidato do PT está pressentindo sua derrota e agora, que
é o período pré eleitoral decisivo, tenta desesperadamente mudar o
jogo. Um político que não soube governar bem uma cidade, como poderá
governar um país enorme igual ao nosso? O pior é que ele foi indicado
por um presidiário, ex-presidente, condenado por crimes de corrupção e
lavagem de dinheiro. É lógico que ele acha que seu apadrinhado sendo
eleito, facilmente, através de um indulto, poderá tirá-lo da cadeia.
Mas a maioria do nosso povo não vai nessa onda. Parabéns, meu grande
amigo Ansilgus, pelo maravilhoso artigo. Um abraço para você e seus
queridos familiares. Obs. Quem é o autor da pintura do seu rosto?

Muito grato doutor Orpheu.
ansilgus
Enviado por ansilgus em 17/10/2018
Reeditado em 22/10/2018
Código do texto: T6479017
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.