Carta Renúncia de Jânio Quadros x Bolsonaro

Carta renúncia do Dr.JANIO DA SILVA QUADROS, divulgada no dia 25 de agosto de 1961.( 1 ).

PARA A NOSSA REFLEXÃO E DECISÃO DE NOSSOS VOTOS.

"Fui vencido pela reação e assim deixo o governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e noite, trabalhando infatigavelmente, sem prevenções, nem rancores.

Mas baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação, que pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, a única que possibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito o seu generoso povo.

"Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou de indivíduos, inclusive do exterior. Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis levantam-se contra mim e me intrigam ou infamam, até com a desculpa de colaboração.

"Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo que não manteria a própria paz pública.

"Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes, para os operários, para a grande família do Brasil, esta página da minha vida e da vida nacional. A mim não falta a coragem da renúncia.

"Saio com um agradecimento e um apelo. O agradecimento é aos companheiros que comigo lutaram e me sustentaram dentro e fora do governo e, de forma especial, às Forças Armadas, cuja conduta exemplar, em todos os instantes, proclamo nesta oportunidade.

O apelo é no sentido da ordem, do congraçamento, do respeito e da estima de cada um dos meus patrícios, para todos e de todos para cada um.

"Somente assim seremos dignos deste país e do mundo. Somente assim seremos dignos de nossa herança e da nossa predestinação cristã. Retorno agora ao meu trabalho de advogado e professor. Trabalharemos todos. Há muitas formas de servir nossa pátria."

Brasília, 25 de agosto de 1961.

Jânio Quadros"

______________________________________________________

REFLEXÃO A.BIGCUORE. O Dr. Jânio Quadros foi eleito com mais de 5 milhões de votos, na eleição do ano de 1.960, deixando o Marechal Teixeira Lott em 2.lugar e o Dr.Ademar de Barros e 3. lugar.

Como Ele não tinha a maioria no Congresso, ele teria que entrar no jogo do "tomalá da cá" da política brasileira e, pelo seu caráter forte e determinado, acabou por NÃO entrar no jogo político dos CORRUPTOS e optou pela renúncia.

Às "forças terríveis" a que alude, presumem-se que sejam as 7 irmãs do petróleo aliadas as elites reacionárias nacionais.

A Carta supra mencionada, pouco esclarece sobre o real motivo que o levou a tomar tal atitude.

O meu receio, em se elegendo, o Dep.Bolsonaro, é como será a governabilidade com ele, tendo em vista que, pelo seu temperamento e formação, vão confrontar com um legislativo fisiológico. Além de enfrentar forte oposição das "esquerdas de iphone", o Sr.Bolsonaro terá que ter INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para, com equilíbrio, angariar apoio das forças do centro para poder aprovar as REFORMAS que o nosso País tanto precisa para avançar.

Que eu me lembro, quase todos os Presidentes eleitos, não tiveram maioria no Congresso, sujeitando-se a velha política do "que é dando que se recebe". Por isso, que defendo uma REFORMA POLÍTICA RADICAL, com a introdução do PARLAMENTARISMO, VOTO DISTRITAL MISTO COMO EXISTENTE NA ALEMANHA e AS CLÁUSULAS DE BARREIRAS MAIS RÍGIDAS, para se evitar os "partidos de aluguel".

Vamos aguardar até domingo, dia 28.10.2018, para saber o que as urnas "falarão".

DEUS SALVE O BRASIL!!"

______________________________________________________

Antoni BigCuore*

Data: 02.10.2018

Horas: 20,00 hrs.

Local: SP.Sp.

_____________________________________________________

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link filosófico e poético: www.recantodaletras.com.br/autores/antonibigcuore

_______________________________________________________