Lembrai-vos de Fernando Henrique Cardoso

LEMBRAI-VOS DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Miguel Carqueija

A Lava-Jato e a série de grandes escândalos que vêm abalando a sociedade brasileira nos últimos tempos estão, de certo modo, jogando para o esquecimento as safadezas que foram amplamente praticadas contra o nosso povo quando do governo neoliberal do líder da esquerda brasileira, Fernando Henrique Cardoso. Muitos fatos graves ficaram lá para trás na História recente.
Localizei em meus guardados um recorte da Tribuna da Imprensa aqui do Rio de Janeiro, com data de 8 de julho de 1999, em pleno segundo mandato de FHC. Trata-se da coluna “Funcionalismo”, que o brilhante jornalista Lindolfo Machado assinava naquele jornal. Na data citada, vejamos um pouco do que ele diz:
“O Presidente Fernando Henrique Cardoso, como sempre fugindo do tema central das questões, afirmou, em sentido vago, que o governo não pode assegurar indefinidamente a distribuição de cestas básicas às populações carentes, principalmente porque tal atitude nada resolve sob o prisma social, uma vez que a sociedade e a economia dependem do nível de emprego e nada mais importante e decisivo do que isso.
Perfeito. Concordamos plenamente. Só que o presidente da República, ao pagar juros anuais de 21% pela rolagem da dívida interna, ao invés de incentivar a criação de empregos, faz o contrário: estimula as atividades especulativas no campo financeiro e abandona o desenvolvimento econômico.”
“Pois enquanto o PIB retroage 1% nascem no Brasil 1,3% por ano, ou seja, 2 milhões de pessoas. Assim, temos um produto menor para dividir por uma população maior.”
“Um recuo de 1% por cento significa que o desemprego vai continuar crescendo, ao invés de sairmos do desemprego para o emprego. Resultado da política de Fernando Henrique Cardoso, um incapaz completo (sic), que recebeu o país com uma dívida interna de 61,7 bilhões, conforme relatório do próprio Banco Central, e já o elevou para 400 bilhões.”
“As afirmações feitas usualmente pelo presidente FHC, como se vê, são falsas.”
“O Presidente Fernando Henrique Cardoso precisa de sinceridade e reconhecer que está falhando.”
Se vasculharmos a imprensa daquela época encontraremos muitos fatos escabrosos que caíram no olvido, e o que causa espécie também é o fato de que, hoje em dia, muita gente ainda defende FHC e seus dois horríveis mandatos que praticamente destruíram a obra sensata de Itamar Franco, que depois sabotaram para que não conseguisse se candidatar à presidência, ele que a ocupou em substituição a Collor e surpreendeu pelo seu bom senso e sensibilidade.

Rio de Janeiro, 1° de fevereiro de 2019.