Caruaru, seu aniversário e precipício político

162 anos com direito a audiência solene na Câmara dos Deputados, em Brasília. Por aqui, cordel, poesias, músicas, dentre outros presentes. Caruaru, localizada no agreste pernambucano, festejou seus anos enquanto preparava-se para receber milhares de pessoas neste mês de junho. A cidade fica toda em festa, o céu colorido. Vê-se fogos e fogueiras, a economia é movimentada e turistas de todos os lugares chegam à cidade para um arrasta-pé e uma boa comida de milho. É sem dúvida uma grande e linda festa cultural, porém, servindo-me de um antigo ditado digo-vos que “nem tudo são flores”. A cada ano as superfestas são também envoltas por alguns escândalos que dizem respeito à aplicabilidade do dinheiro público, a exemplo do caso que envolveu o cantor Wesley Safadão e seu extraordinário cachê. A recente discussão iniciou quando através do Diário Oficial Municipal do dia 16 de maio a prefeitura divulgou o contrato firmado com uma empresa de “serviços de produção e gestão especializada para eventos, inclusive serviços de Buffet”, a contratação terá a durabilidade de 3 (três) meses, e tem a finalidade de vivificar o famoso São João do ano de 2019, a nova polêmica pousa na cifra destinada a esse serviço, são R$ 984.999,50 (novecentos e oitenta e quatro mil, novecentos e noventa e nove reais e cinquenta centavos), ou seja, é aproximadamente um milhão de reais, se compararmos esse montante a outra despesa do município, identificamos que é superior ao destinado à compra de carne que servirá a todos os estudantes da rede pública municipal durante 12 (doze) meses: R$ 833.824,16 (Oitocentos e trinta e três mil, oitocentos e vinte e quatro reais e dezesseis centavos). Lógico que todo contribuinte anseia contemplar a aplicação do dinheiro público de forma eficiente, e indigna-se ao recordar que até mesmo larvas já foram encontradas em merenda escolar; para casos dessa origem (festividades), quando se intui economizar, as parcerias público-privadas sempre são boas saídas, no entanto, saliento que este valor compreende para além do Buffet, diferentemente de como divulgaram através de vídeo que circulou pelo whatsapp, inclui, segundo o edital nº004/2019 de processo nº012/2019 que poderá ser acessado através do site da prefeitura, toda a logística necessária a uma festa tão imensa quanto o São João de Caruaru. Não digo com o intuito de proteger a prefeita, pois esse montante de dinheiro também me deixa perplexa, ainda mais ao imaginamos outras maneiras de sua aplicação, mas desvendo por sempre defender a verdade e crer que nenhuma oposição deve sustentar-se em mentiras. Todavia, destaco que padecemos de outro problema: a ausência de oposição. A oposição séria é uma espécie de contrapeso que fortalece a democracia e garante o equilíbrio de ideias, contudo, em Caruaru, parece-nos que ela é complacente com alguns equívocos praticados pelo executivo.

Os nomes públicos que anunciam aferro lançam-na meramente com teor eleitoral, é uma corrida de ataques com o único intento de abalar a imagem pública de seu concorrente e há pouquíssimos resíduos de cuidados com a população. Não nego que me oponho a diversas políticas adotadas pela atual gestora, já teci inúmeras críticas (e ainda as faço) às práticas ideológicas que implanta no município, mas algo me abespinha mais: a ausência de uma coerente oposição. Faltam-lhes projetos que possam competir com a número 1 da recente pesquisa de intenções de votos a prefeitura de Caruaru em 2020, mais que isso, faltam-lhes audácia para tecer críticas claras e objetivas. A pesquisa encomendada pelo Blog do Mário Flávio, realizada pelo Instituto Simplex, publicada no último dia 20, aponta que Raquel Lyra venceria em todos os cenários, seguida pelo velho conhecido Deputado Tony Gel e José Queiroz e, segundo os comentários divulgados pelo Blog que encomendou a pesquisa, podemos inferir que estão a unir forças com a intenção de derrotar sua opositora, eles representam a velha forma de fazer política e de governar, são adeptos da ideologia "o que for melhor para mim farei". Quanto ao ex-candidato a prefeito e atual deputado estadual Delegado Lessa, que se encontra em 4ª ou 3ª colocação nas pesquisas, aprecio que na ânsia de alçar posições políticas foi capaz de tolher a coerência e abdicar de determinados valores que professava, pois criticar Raquel Lyra por suas práticas amorais e apoiar Paulo Câmara é execrável e incoerente, e revela unicamente que a preocupação é estritamente com interesses pessoais. Demonstra brincar de conservador enquanto defende sutis e sorrateiras práticas progressistas, aderiu ao "agradar a gregos e troianos", a população não gosta de indecisos, na era da tecnologia de informação é preciso decidir um lado para quedar-se e agir de forma coesa, no mais, quem ganha eleição nem sempre é o com a menor taxa de rejeição, vide a última eleição presidencial, e se é que o atual deputado ainda aparece com baixas taxas de rejeição, uma vez que até o momento nenhuma pesquisa fora desenvolvida com esse fim. Dentre outros que ainda aparecem há o deputado federal Fernando Rodolfo, Raffiê Dellon e ex-candidato a deputado estadual Silvio Nascimento, para esse último fica a dica de não repetir o jargão utilizado em sua pré-candidatura a governador do Estado de Pernambuco “meu projeto é o projeto de Jair Bolsonaro”, que ele compreenda que para além de seu apoio ao presidente existem aspectos próprios de nosso estado e cidade, os apoiadores do presidente esperam de um conservador firmeza em seus discursos e postura, faça-se conhecido, candidato.

A todos que surgem representantes de uma nova política, apresentem projetos, construam-no junto à população, ouvindo categorias, acompanhem a administração pública e verifiquem quais dificuldades enfrentamos. Ainda que a pesquisa seja um retrato do momento e que em política o final seja incerto e decidido apenas ao fechar das urnas, já revela-se o quão difícil será para qualquer opositor derrotar a atual prefeita, a dificuldade tona-se-á demasiada aos que não apresentarem coerentemente o verdadeiro novo, com ética, contra a corrupção e que sobretudo valorize à família e repudie a velha maneira de fazer política, é negar-se ao sistema e isso não é tão simples. Quanto ao País de Caruaru só poderia desejar felicidades, além de políticos sérios e coerentes que promovam as mudanças que ela precisa e merece. Oh Caruaru tão bela, tão charmosa, tão alegre, encha-te de luzes, brilhos e sorrisos, anima-nos com teu cheiro e teu som, todos os sentidos numa mistura efervescente de gozo e arrastapé.