Bolchevismo: doença senil da esquerda brasileira

Persiste na esquerda brasileira algumas ideias tipicas do bolchevismo:

A)Estado como instrumento direto de ação sobre a sociedade, no sentido de molda-la a certos ideais. O Estado ao ser tomado pelo partido revolucionário se torna seu condutor e agente de transformação.

B) O partido se autodenomina de vanguarda e se convence de ser a consciência das massas, sabendo mais que ela própria seu destino e prioridades.

> Disto decorre que:

* A esquerda hegemônica não se opõe a políticas autoritárias quando se trata de Cuba, Venezuela e afins.

* Apoia movimentos de rebelião contra inimigos de potências capitalistas, mesmo sendo violentos de ação terrorista.

* Defende pensamento único, discordâncias estratégicas ou ideológicas sao vistas como traição, desunião ou sabotagem.

* Movimento e a organização acima de tudo: mesmo que implique em contradições a princípios antes defendidos. É preciso união acima de tudo, inclusive do bom senso.

*Discurso imune a auto crítica: a verdade é um monopólio do partido e subordinada a ele. A verdade pode ser até a mentira, caso seja estratégica.

O Brasil tem uma fraca tradição liberal. Sua ramificação a esquerda praticamente não existe aqui. Seu ramo mais tosco, politico econômico, nunca teve força nem entre a elite nem entre os setores médios.

Nossa tradição é autoritária seja a esquerda ou direita. Tivemos no máximo uma farsa liberal no período do Café com Leite.

Um FHC só teve lugar em nossa politica diante de um descontrole financeiro que ameaçava os próprios interesses oligárquicos por aqui. Logo após se desentender com ACM, este foi recebido nos braços de Lula.

O que foi o Lula?

Um conciliador dos diversos interesses aqui existentes. Tinha como aliados um rol que vai de Frei Beto a Renan Calheiros. O homem que chorava a seca no Nordeste, mas se sentava com as mesmas famílias que por décadas se esquecera de seu povo.

Lula, ao contrário das péssimas análises da direita, não representava as forças tradicionais da esquerda. A Dilma não entendia o jogo e deixou que mercado e politicas publicas se colocassem em choque. O resultado todos sabemos.

Esquerda Bolchevique

Nunca esteve no poder, a não ser em cargos comissionados. Sua politica se colocada na mesa geraria uma crise institucional.

É mentira que chegaram emparelhar o poder. Não resistiram a primeira crise onde tinham que decidir entre mercado e políticas públicas. Se fundamentaram desde o principio na conciliação, quando esta se tornou impossível caíram de forma humilhante.

Discurso da direita

O fato de um discurso ser mentiroso e maligno não o torna menos eficiente - Hitler sabia disto na prática. O que vimos nestes últimos 4 anos, ou mais, foi uma tentativa constante de rotular a política de Lula com as cores assustadoras do bolchevismo.

Somente pessoas bem pagas ou com parcos conhecimentos de política teriam coragem de associar o lulismo, contra todos os fatos, ao velho bolchevismo ainda presente nas esquerdas do Brasil.

Sim, o fantasma existe, mas nunca pertencera ao morto, embora o acompanhasse enquanto vivia.

Fragilidade da nossa democracia

Na ausência de uma tradição política liberal de verdade, nossa democracia carece de base ideológica. A direita tende para o oligarquismo, loteando o poder e o gerenciando para si, ou para o positivismo (golpismo militar).

A esquerda é bolchevista ou associada a oligarcas - que nunca levaram a sério a democracia. Resultado: judiciário tendencioso, pessoal. Um congresso que parece um mercado de interesses setoriais e um povo com rasa ou nenhuma noção de cidadania, justiça ou direitos.

Nem mesmo a parte mais educada da nossa população não se envergonha em pedir intervenção militar ou fechamento de congresso. É também facciosa e temerosa quanto ao alcance pela população mais pobre (uma enorme massa) de direitos e cidadania básica.

Isto é Brasil.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 13/06/2019
Reeditado em 13/06/2019
Código do texto: T6672162
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.