QUANDO DEVO ORAR PELOS MEUS GOVERNANTES?

É claro que todos temos uma resposta para esta pergunta. Entretanto, a pergunta gera a seguinte reposta: EM TODO TEMPO, pois se o governo é bom ele cumpre com os propósitos divinos, então ele é digno de nossas orações, para que permaneçam firmes e fiéis. E, se o governo é ruim ele também é digno de nossas orações, pois o povo precisa e necessita ser conduzido por quem é justo e por quem age com justiça.

.

Paulo quando fala - "Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e POR TODOS QUE EXERCEM AUTORIDADE, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade" - 1 Timóteo 2:1-2. É sem exceção, sem olhar a quem, sem cara feia, concordando ou não e sem preconceito.

.

A recomendação do apóstolo é uma ordem, e para confirmar Tito declara - "Lembre a todos que se SUJEITEM AOS GOVERNANTES e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens" - Tito 3:1-2.

.

Esses versículos não faz do crente um robô que faz tudo o que o governo manda. Pois, no momento em que este vai contra os princípios bíblicos nada obriga a igreja (que sou eu e você) a ser fiel a eles. Entretanto, senão há injustiça Tito diz que TODOS devem se sujeitar, não caluniar, ser pacífico, amável e manso.

.

Há muito tempo deixamos de vigiar passando a falar o que vem na mente, parem de - "... blasfemar contra Deus e de amaldiçoar qualquer que seja a autoridade..." - Êxodo 22:28. Nosso direito termina aonde o do outro começa, são muitos "teólogos" de plantão falando o que não devem, irritados com o atual e com o antigo vomitam de cima de seus púlpitos e nas redes sociais uma teologia firmada em seus pensamentos e não numa teologia histórica, firme e compromissada.

.

"Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei" - 1 Pedro 2:13-17. Como você tem vivido?

.

Eu fui chamado de fanático e religioso por quem não me conhece. Não respondi, mas se tivesse que responder diria, sim, sou fanático pelo evangelho de Cristo, a ponto de dar a minha vida por ele. Mas, não, não sou religioso, não sou daqueles que cumprem um rito, eu penso, e quando, o que os homens fazem não me agrada, não fico expondo seus defeitos, oro por eles. Não sou um crente frustrado com o sistema, sei de suas falhas, mas também sei do meu compromisso para com a minha comunidade. Por isso, apesar de tudo quero estar sempre com ela, ao lado dela, ser um com ela - "OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união" - Sl 133.1.

.

Por que faço isto? Porque é - "Por intermédio de Cristo que os reis governam, e as autoridades exercem a justiça; também por meu intermédio governam os nobres, todos os juízes da terra" - Provérbios 8:15-16.

.

Irmãos, quando entenderemos que a coisa é muito maior do que os nossos pensamentos? Enquanto esbravejamos - " Deus dos altos céus se rir" - Sl 2. Você sabia?

.

Então: quando devo orar pelos meus governantes? Em todo tempo, porque - "Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos" - Romanos 13:1-2. Se você vê algum erro aqui, cuidado com a sua teologia, porque se a autoridade não aflige os principios da lei de Deus, sujeite-se, cale-se e permita que Deus trate direto com ela.

.

Tem muitos pastores incentivando o povo a fazer o que a Bíblia não autoriza, cuidado - "Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser por aqueles que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas, se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência" - Romanos 13:3-5.

.

Todos nós nos sujeitamos a 14 anos de um governo que para uns foi bom e para outros ruim. Por que nos recusamos agora a nos sujeitarmos a um governo que nem começou a governar? Por que colocar a culpa em quem não fez nada? Queridos - "O governante sem discernimento aumenta as opressões, mas os que odeiam o ganho desonesto prolongarão o seu governo" - Provérbios 28:16. Por que, não esperamos, irmãos, para ver se as opressões aumentarão ou se a honestidade fará com que o governo se prolongue?

.

Deus te abençoe!

................

"Minhas Palavras, meu Púlpito"