O Idiota da vez chora os 860 bilhões

Pensou que com a Reforma da Previdência iria injetar mais grana nos bancos substituindo gradualmente a previdência como conhecemos pelo sistema de capitalização.

Para isto, seria necessária uma economia maior que os 860 bilhões da reforma alterada pelo relator, para pagar os custos da transição ( já que os novos contribuintes pagariam a capitalização e não o regime do INSS). O governo teria que entrar com a parte deles, o que seria viável se houvesse 1 trilhão de economia.

O Congresso, ou a parte sensata dele, entendeu que é preciso uma reforma (feita inclusive nos governos petistas), mas a ideia de que aumentar os lucros dos bancos às custas de sacrifícios do povo não faz sentido para aqueles que se consideram representantes deste povo e não de grupos econômicos.

Paulo Guedes é daqueles fundamentalistas que acham ou fingem achar que o que beneficia o mercado consequentemente beneficia o povo. É a velha fórmula do bolo que cresce para depois ser dividido, até agora só se divide os prejuízos.

O ministro foi colocado em xeque pelo relator: afinal quer reforma ou quer enriquecer ainda mais os bancos? O jogo é sutil, o jornalista porta-voz dos interessados não vai te contar estes lances.

Aécio Neves, que apesar das acusações que sofre e já sofreu, não pode ser acusado de ingênuo e tenta ensinar o ministro um pouco de politica:

"“O relatório do deputado Samuel Moreira é o ponto de equilíbrio entre a utopia dos que acham possível fazer uma reforma radical sem ouvir o Parlamento e, de outro lado, aqueles que insistem em negar sua necessidade, muito mais por pragmatismo eleitoral do que por suas reais convicções. Declarações destemperadas, como essa de hoje do Ministro Paulo Guedes, atendem muito mais ao segundo grupo do que ao primeiro.” Fonte: https://www.google.com/amp/s/www.oantagonista.com/brasil/aecio-critica-declaracoes-destemperadas-de-guedes/amp/

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 14/06/2019
Reeditado em 14/06/2019
Código do texto: T6673109
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.