I Too Have a Dream !

Sem nenhuma intenção de parodiar o grande Martin Luther King, atrevo-me a dizer que eu também tive um sonho. Sim. Eu tive um sonho!

Sonhei que portava uma potente filmadora e estava acomodado no ponto mais alto de uma espécie de grua, colocado bem no meio de uma grande avenida, que tinha arquibancadas nos dois lados, parecendo um 'sambódromo'.

Em toda a sua extensão aquela imensa arquibancada estava completamente lotada; era o povão que esperava ansioso pelo início do desfile.

E surgiu o primeiro grupo que, tão logo pisou na passarela o povão todo se levantou; gritando e vibrando muito com a performance deles que, marchando com seus vistosos uniformes verde-oliva ou dentro dos seus enormes tanques de guerra, levantavam suspiros de todos. Suspiros estes que ao fim da sua passagem, acabaram se transformando em gemidos para grande parte daquela platéia. E no seu abre-alas estava escrito: "15-4-1964 a 15-01-1985".

Em seguida surgiu um outro grupo. Estes pareciam já não ser assim tão organizados quanto aqueles que os precederam, tanto que o povão ainda meio escaldado pelo que tinha acontecido anteriormente, preferiu não se manifestar; nem sequer se levantaram quando eles passaram... E no seu abre-alas estava escrito: "15-3-1985 a 31-12-2002"

Surgiu então na avenida mais um grupo. Já estes pareciam bem mais animados que o grupo anterior; já entraram na avenida com gestos de 'paz e amor', jogando docinhos para a platéia. Mas parece que não conseguiram agradar a todos porque, embora os que estavam à esquerda simplesmente estivessem adorando aquela performance; pulando e gritando de tanta alegria, aqueles da direita não conseguiam digerir aquilo de jeito nenhum, tanto que decidiram interromper aquele desfile, entrando na avenida.

Eles conseguiram alguns gigantescos balões infláveis em forma de pato com uma frase: "Não Vou Pagar o Pato" e desfilavam pela avenida gritando a todo pulmão: "-Quem é que vai pagar o pato?", pegaram o abre-alas onde estava escrito: "01-01-2003 a 31-12-18'', riscaram a última data, colocando em seu lugar: "30-8-2016". A platéia da esquerda, não aplaudiu aquele golpe sujo...

Depois daquela bagunça, era o momento de entrar 'a turma da limpeza', que prepararia o terreno para o próximo grupo.

E o tal grupo chegou. Os dois lados da avenida já estavam novamente todo tomados.

E quando, ainda lá no início do desfile começou a aparecer no ar centenas de balões com formato de fuzis, surgiu na avenida a pomposa figura daquele 'ilustre e desconhecido personagem'; a galera do lado direito da arquibancada foi à loucura e começou a gritar: "-Mito! Mito!". Enquanto que aqueles do lado direito permaneciam imóveis e calados.

Mas à medida em que aquele confuso grupo ia desfilando pela avenida, os gritos daquela galera iam diminuindo, diminuindo... Até que silenciaram por completo. E foi então que o outro lado começou a gritar: "-Mico! Mico!". Eram tão ensurdecedores os gritos, que eu acabei ficando zonzo, me desequilibrei e despenquei lá do alto, com câmera e tudo. Acordei no susto... Felizmente foi só um sonho.

É... Eu também tive um sonho...

Mas voltando à nossa realidade, penso que já existe quem tenha a resposta para aquela pergunta daquele gigantesco pato da FIESP que, desfilando pela Av. Paulista em março de 2015, ajudou a derrubar a 'presidenta'... É só perguntar a um daqueles quase 3.000 (três mil) funcionários daquela fábrica de caminhões da Ford de São Bernardo do Campo (filiada à FIESP). Certamente serão eles os primeiros a 'pagar o pato' por aquele golpe... O saldo já está sendo debitado na nossa conta.