Sérgio Moro e Deltan Dallagnol tem OBRIGAÇÃO de Renunciar.

(Milton Pires)

Numa Democracia, o fundamento de toda Teoria Política, de toda Ciência Social capaz de fazer análise da vida pública, é a representação. O Governo de Jair Bolsonaro não mais representa a vontade e as aspirações de seus cinquenta e oito milhões de eleitores.

Em nove meses de governo, Bolsonaro cercou-se daquilo que existe de mais podre, de mais baixo no meio político brasileiro. Levou para dentro dos ministérios os mais notórios estelionatários, cometeu nepotismo, traiu promessas e frustrou esperanças.

Ele o fez no Ministério da Saúde, na Polícia Federal e vai fazê-lo hoje com a nomeação do próximo Procurador Geral da República. Ele o fez ainda quando se negou a vetar completamente o mais nojento e absurdo projeto de lei já elaborado por uma Democracia Ocidental – o Projeto de Lei de Abuso da Autoridade.

Ao cometer todos estes atos, Bolsonaro sempre sustentou que o “bom é inimigo do ótimo”, aterrorizou apoiadores perguntando se eles queriam a “volta do PT” e fez da ideia da “política no mundo real” e do “pragmatismo” a justificativa para as maiores barbaridades.

Estas linhas, por sua vez, devem terminar aqui no que diz respeito à análise ética do Governo Bolsonaro e à dimensão moral de suas atitudes. Elas (as linhas) vem à luz numa época em que impera a interpretação positiva da Ciência Política que aspira ser “livre de todo juízo de valor” para ser exata. Tal Ciência, eu uma vez já o disse, nada mais é do que a mistura de Maquiavel com matemática, com a histeria positivista da metodologia científica, e veio ao mundo através da obra de Max Weber.

Vamos ao que importa – o procurador Deltan Dallagnol e o Ministro Sérgio Moro tem obrigação moral de renunciar. Podem e devem fazê-lo. Podem porque já fizeram tudo que tinham que fazer. O Brasil reconhece e é grato. Devem porque não podem trair, não podem desfazer o que já fizeram, dando aspecto de legalidade a um Governo CORRUPTO que pretende destruir a Operação Lava Jato a qualquer custo e abandonar a sociedade brasileira a si mesma.

A renúncia de Moro e Dallagnol, caso ocorra, é a maior lição, a maior aula de civilidade e de republicanismo que os dois podem deixar a uma sociedade que acreditou ser capaz de transformar-se saindo às ruas aos domingos com camisetas de sua Seleção de Futebol – não deu certo.

Não foi suficiente para mudar a Nação. Nem mesmo o Impeachment de Dilma e a prisão de Lula foram suficientes e não, não adianta dizer que “pelo menos já foi um começo” - não foi “começo” de coisa alguma!

Está na hora do Brasil perceber que não deu certo e não foi suficiente e que a renúncia de Moro e Dallagnol é o caminho para este processo de conscientização.

Há inúmeros argumentos que podem, imediatamente, ser levantados pelo leitor atento e que são radicalmente contra aquilo que eu escrevi.

O primeiro deles é de que isso é derrotismo, e é favorecer a “volta do PT ao Poder”. O PT jamais saiu do Poder; saiu só do Governo e, ainda assim, parcialmente. Sobre esse argumento nada mais é necessário dizer.

O segundo argumento é que a Operação Lava Jato é a última manifestação do Estado de Direito no Brasil. Isso também não é verdade: a Lava Jato é a manifestação do FIM do Estado de Direito no nosso país. Ela só nasceu porque o Estado de Direito morreu. Gilmar Mendes, só para citar um exemplo, PROVA isso que eu disse todos os dias e ainda assim as pessoas insistem com essa bobagem de “Estado de Direito”.

Raquel Dodge, esta semana, fez a mesma coisa. Ontem, todos os procuradores da Força Tarefa da Lava Jato em Brasília renunciaram e, ainda assim, as pessoas continuam com essa bobagem de falar em “Estado de Direito”.

O terceiro argumento, o argumento “ad hominem”, é o da covardia. É a ideia de que um grande homem é aquele que na política é capaz de sobreviver às situações como aquela que passam, neste momento, o procurador Deltan Dallagnol e o Ministro Sérgio Moro. Não concordo: refuto tal ideia afirmando que toda grandeza de um homem dentro da vida política deve ser medida pelo seu desapego e pela sua capacidade de renúncia no que diz respeito a ideia de trair-se, de violar a si mesmo e tudo aquilo que ele acreditava antes.

O quarto e mais importante de todos os argumentos contra renúncia de Deltan e Moro é aquele que diz que, “em política, o ótimo é inimigo do bom”.

Pouca gente é capaz de perceber que a ideia de que o ótimo é inimigo do bom não passa de uma frase de efeito, de uma máxima utilitarista que não define NEM aquilo que é ótimo e NEM o que é bom e que, considerada ad eternum, pode muito bem ser transformada na ideia de que “o bom é inimigo do possível” e que, àquele que detém o Poder numa Democracia, só o “possível” é digno de interesse.

A maior mentira, a maior tragédia da Filosofia Política jamais elaborada até hoje, é aquela que diz que “fora da Democracia não há salvação”. A Ministra Cármen Lúcia, que já foi presidente do STF, repetiu este horror mesmo sabendo que é fora da Justiça que não há salvação, mesmo consciente, como afirmou Marco Túlio Cícero, de que antes do Poder vem o Direito!

Bolsonaro está se transformando num autocrata. Vagabundos Petistas insistem em chamá-lo de “fascista” mesmo quando, em transe religioso, ele se ajoelha na frente de um estelionatário qualquer que se apresenta como “Bispo” (seja lá o que isso signifique) Evangélico. Gostaria, eu já disse uma vez, de ver Benito Mussolini se ajoelhando na frente do Papa!

Mesmo sem fascismo algum, o Brasil está criando um monstro que vem se locupletando, se aliando às organizações criminosas que tomaram conta do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. Não é isso que o povo brasileiro esperava dele e não é a “mão por cima”, a leniência, que ele espera de Sérgio Moro e de Deltan Dallagnol.

Ao renunciarem, ao apresentarem claramente à Nação os motivos de sua renúncia, Sérgio Moro e Deltan Dallagnol podem fazer com que a sociedade brasileira volte às ruas e exija dos marginais que a representam nos três poderes um mínimo de respeito.

Vamos ver se eles vão ter essa bravura, essa coragem e essa grandeza de espírito.

5 de setembro de 2019.

cardiopires
Enviado por cardiopires em 05/09/2019
Código do texto: T6738147
Classificação de conteúdo: seguro