Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A crise chilena

O modelo neoliberal implantado no Chile, pelo presidente Sebastián Piñera, levou o país a bancarrota. Ou melhor, um quadro de miséria e pobreza instalado, em todo o país, como não se via há muito. A situação é muito similar a Argentina. Por isso, os chilenos estão nas ruas protestando. A situação vai muito além do aumento do bilhete de metrô.

Um paralelo: a política econômica chilena é a mesma implantada pelo ministro da economia Paulo Guedes no Brasil. O governo privilegia os mais ricos em detrimento dos mais pobres. Assim não temos geração de empregos, crescimento econômico e total falta de perspectiva. Portanto, não é à toa que a Argentina e Chile se encontram em situação muito difícil. O pior de tudo: os mais ricos concentram toda riqueza.

Engana-se quem pensa que a situação do Brasil é melhor do que os países vizinhos. Lembro que há alguns meses uma baleia jubarte encalhou em Salvador. Resultado: após sua morte, o animal doente virou churrasco. Essa situação ilustra bem os efeitos nefastos de uma política neoliberal excludente.

REALISMO
Enviado por REALISMO em 22/10/2019
Reeditado em 25/10/2019
Código do texto: T6776003
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
REALISMO
São Paulo - São Paulo - Brasil
47 textos (2013 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/11/19 18:28)