Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Neoliberalismo bolsonariano aprofunda crise no país

O modelo neoliberal adotado pela Argentina e Chile tem levado esses países a uma terrível crise econômica e institucional.

No Chile de Sebastián Piñera, a miséria se espalhou pelo país. E grandes manifestações acontecem de um canto a outro.  Na Argentina de Maurício Macri, a realidade não é diferente. A pobreza se aprofundou.

No Brasil os tempos são difíceis. O governo neoliberal de Jair Bolsonaro destrói o país da mesma forma que Piñera e Macri. Como? Ao adotar o mesmo modelo econômico neoliberal excludente.

Ou melhor,  a atual gestão governa o país, somente, para os mais ricos que  concentram todas as riquezas produzidas.

Outra coisa, com a aprovação da reforma da Previdência, os trabalhadores viverão tempos, ainda mais, sombrios. Trabalharão até morrer com salários reduzidos.

Tem mais, a economia não deslancha e a indústria brasileira vem sendo destruída. O Paulo Guedes, que é adepto do modelo chileno, não tem um projeto de crescimento econômico e de desenvolvimento nacional.

A realidade brasileira de Norte a Sul: o desemprego é grande, atinge mais de 30 milhões de trabalhadores, o aumento de impostos recai, apenas, sobre os que produzem e a classe média. Os mais ricos, lamentavelmente, não são tributados como deveriam ser. E para piorar mais: o PIB não cresce

É fato, ainda, que, ante essa realidade, o presidente loteia o país aos estrangeiros. Especialmente, a Amazônia.  Quanto ao cenário político é nebuloso e incerto. O governo e seu partido, o PSL, estão em pé de guerra. Salve-se quem puder...

A verdade: há muita miséria no campo e nas cidades. Para quem discorda:  até a carcaça de uma baleia doente virou comida na Bahia. O mais triste, a apatia, segue em berço esplêndido,  atinge todos os segmentos sociais.

Os empresários e os militares nacionalistas não se rebelam. Estão apavorados pelo medo. Aliás, não se pode esperar nada do Congresso. Estão de mãos dadas com o governo em maioria.

E Bolsonaro segue destruindo o país. Ele não tem um projeto de país. Portanto, as perspectivas são desanimadoras. E a velha mídia tradicional segue a cartilha do governo. Quase não há críticas.

Um comparativo para concluir: lembro que a Bolívia, governada por Evo Morales, apresenta um crescimento de 5% ao ano. É o país que mais cresce na América Latina. Para quem não sabe, a Bolívia não é neoliberal e foi um dos países mais pobres do planeta. E cresce mais que os EUA.
_________________________________
LEIA MAIS
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41753995
ANÁLISEDECONJUNTURA
Enviado por ANÁLISEDECONJUNTURA em 23/10/2019
Reeditado em 23/10/2019
Código do texto: T6776759
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANÁLISEDECONJUNTURA
São Paulo - São Paulo - Brasil
51 textos (1993 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/11/19 17:37)