A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... "O IMPERADOR Dom Pedro II (1825-1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presidentes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL"... - (24ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... “O IMPERADOR Dom Pedro II (1825 – 1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presidentes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL”... - (24ª parte).

UM MÉDICO na PRESIDÊNCIA do BRASIL (Considerações Finais) + (Outras Considerações Curiosas) – (16ª parte).

Enquanto MUITOS POLÍTICOS e OUTROS PODEROSOS atrapalham e roubam descaradamente o BRASIL e os brasileiros, continuamos com algumas perguntas ainda sem respostas.

1ª – Quem mandou ASSASSINAR o Prefeito de Santo André, CELSO DANIEL, que era do PT, em janeiro de 2002?

2ª – Onde se encontram os RESTOS MORTAIS da jovem ELIZA SAMÚDIO, que foi ASSASSINADA e que desapareceu em junho de 2010? Fala FIFA. FALA FIFA. FALA FIFA da PUTA.

3ª – Como está a SEGURANÇA e a SAÚDE do CRIMINOSO “confesso”, e, agora presidiário, Adélio Bispo de Oliveira?

4ª - Quem PAGOU inicialmente, e, quem continua PAGANDO os ADVOGADOS do ESFAQUEADOR Adélio Bispo de Oliveira?

5ª - Quem mandou ASSASSINAR em 06 de setembro de 2018, o então Presidenciável JAIR MESSIAS BOLSONARO, e, que hoje é, CONSTITUCIONALMENTE, ELEITORALMENTE e LEGITIMAMENTE, o 38º Presidente da REPÚBLICA Federativa do BRASIL?

6ª – MILITARES de todo o Brasil estão pensando em fazer uma “vaquinha”, e AUMENTAR a RECOMPENSA para DEZ BILHÕES de DÓLARES por informações fidedignas, sobre os verdadeiros mandantes da TENTATIVA de HOMICÍDIO do Presidenciável JAIR MESSIAS BOLSONARO, por considerarem que, além da TENTATIVA de HOMICÍDIO, os covardes mandantes do crime também ATENTARAM contra a DEMOCRACIA do BRASIL, ATENTARAM contra a LEI de SEGURANÇA NACIONAL e também ATENTARAM contra a SOBERANIA BRASILEIRA.

O GABINETE MINISTERIAL do Presidente ELEITO pelo Voto Popular, o ADVOGADO Paulista Prudente de Morais era composto por SEIS MINISTÉRIOS. (Observação Importante - 2ª fonte de pesquisas - Almanaque Abril de 1977).

Presidente da REPÚBLICA – ADVOGADO Paulista Prudente de Morais.

Vice-Presidente da REPÚBLICA – MÉDICO Baiano Manuel Vitorino Pereira.

01 - Ministério da Justiça e Negócios Interiores – ADVOGADO Pernambucano Antônio Gonçalves Ferreira, ADVOGADO Fluminense Alberto de Seixas Martins Torres {(jornalista e depois Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)}, ADVOGADO Mineiro Bernardino José de Campos Júnior (interino) e o ADVOGADO Potiguar Amaro Bezerra Cavalcanti {(jornalista, político, diplomata e depois Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)}. (Quatro Ministros).

02 - Ministério da Marinha – ALMIRANTE Fluminense Eliziário José Barbosa e o CONTRA-ALMIRANTE Manuel José Alves Barbosa (local de nascimento ainda desconhecido). (Dois Ministros).

03 - Ministério da Guerra – GENERAL Fluminense Bernardo Vasques {depois Ministro do Superior Tribunal Militar (STM)}, GENERAL-de-BRIGADA Baiano Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira (também engenheiro), MARECHAL Francisco de Paula Argolo {(depois Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) – local de nascimento ainda desconhecido}, MARECHAL Gaúcho Carlos Machado de Bittencourt e MARECHAL Gaúcho João Tomás de Cantuária {depois Ministro do Superior Tribunal Militar (STM)}. (Cinco Ministros).

04 - Ministério das Relações Exteriores – ADVOGADO Fluminense Carlos Augusto de Carvalho e GENERAL-de-BRIGADA Baiano Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira (também engenheiro). (Dois Ministros).

05 - Ministério da Fazenda – ADVOGADO Paulista Rodrigues Alves e o ADVOGADO Mineiro Bernardino José de Campos Júnior. (Dois Ministros).

06 - Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas – ENGENHEIRO Mineiro Antônio Olinto dos Santos Pires (também escritor), ENGENHEIRO Mato-grossense Joaquim Duarte Murtinho {(também médico homeopata, professor, estadista e depois Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)}, GENERAL-de-BRIGADA Baiano Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira (interino) - (também engenheiro), ADVOGADO Fluminense SEBASTIÃO EURICO GONÇALVES de LACERDA {(também magistrado e depois Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)} e o MARECHAL Goiano Jerônimo Rodrigues de Morais Jardim (também engenheiro e político). (Cinco Ministros).

Baseados nas informações existentes no Almanaque da Editora Abril, de 1977, vejam as Profissões dos Ministros, e as respectivas Regiões Geográficas (locais de nascimento).

PROFISSÕES.

01 – ADVOGADOS – O Presidente da REPÚBLICA + Oito = Nove.

02 – MILITARES – Dez.

03 – ENGENHEIROS – Dois.

04 – MÉDICO – O Vice-Presidente da REPÚBLICA.

Total – O Presidente + O Vice-Presidente + 20 Ministros = 22 Personalidades. Lembrando que algumas Personalidades ocuparam mais de um MINISTÉRIO.

REGIÕES GEOGRÁFICAS.

01 – REGIÃO NORTE – Nenhum.

02 – REGIÃO NORDESTE – Seis. - Rio Grande do Norte – Um. Pernambuco – Um. Bahia – Quatro.

03 – REGIÃO SUDESTE – Dez. – Minas Gerais – Três. São Paulo – Dois. Rio de Janeiro – Cinco.

04 – REGIÃO CENTRO-OESTE – Dois. - Goiás – Um. Mato Grosso – Um.

05 – REGIÃO SUL – Dois. – Rio Grande do Sul – Dois.

Desconhecido – Dois.

Total – 22 Personalidades.

As informações contidas na Wikipédia, no presente caso, em relação às profissões e aos locais de nascimento das personalidades, estão exatamente iguais às informações do Almanaque Abril. O que é um bom sinal em nossas pesquisas, até então.

O MÉDICO Baiano Manuel Vitorino Pereira foi ELEITO Vice-Presidente da REPÚBLICA do BRASIL.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

O MÉDICO Baiano Manuel Vitorino Pereira (Salvador, 30 de janeiro de 1853 — Rio de Janeiro, 09 de novembro de 1902 – 49 anos) foi um político brasileiro. Foi ELEITO Vice-Presidente da REPÚBLICA no mandato do ADVOGADO Paulista Prudente de Morais, e Presidente da REPÚBLICA (interino) por quase quatro meses. Foi do Partido Liberal até 1889. De 1889 até 1902 pertenceu ao Partido REPUBLICANO.

Manuel Vitorino era filho do Português Vitorino José Pereira e de Carolina Maria Franco Pereira. O pai era marceneiro e a mãe Dona de Casa, e Manuel teve uma infância muito pobre.

Foi MÉDICO e Escritor na imprensa baiana. Sua Alma mater foi a Faculdade de Medicina da Bahia.

Foi Presidente do Estado da Bahia de 23 de novembro de 1889 até 26 de abril de 1890, e também Senador Federal.

Foi Presidente Interino do Brasil entre 10 de novembro de 1896 até 03 de março de 1897 quando o ADVOGADO Paulista Prudente de Morais afastou-se por motivos de saúde.

Foi então o único baiano a assumir a Presidência da REPÚBLICA do BRASIL.

Durante sua interinidade na Presidência da REPÚBLICA, transferiu a Sede do Governo, do PALÁCIO ITAMARATY para o PALÁCIO do CATETE que ele adquirira.

GOVERNO da BAHIA.

Foi o Segundo Governador do ESTADO da Bahia no período REPUBLICANO. Seu nome foi o primeiro cogitado para ocupar o cargo de Governador, mas declinou por não ser um REPUBLICANO Histórico e, ainda, por recusar-se a tomar posse em um QUARTEL.

Indicou, então, seu colega, o MÉDICO Baiano Virgílio Clímaco Damásio (médico particular e primo de Rui Barbosa), que efetivamente ocupou o cargo, num primeiro momento - por apenas cinco dias. Por instâncias do ADVOGADO Baiano Rui Barbosa, entretanto, aquiesce e revê sua decisão.

Assumiu o MÉDICO Baiano Manuel Vitorino o Governo do Estado, a 23 de novembro de 1889, na Câmara Municipal de Salvador.

Tinha a pretensão de fazer uma administração inovadora, voltada para o incremento da educação. Sendo ele Professor da Faculdade de Medicina, e ex-diretor do Liceu de Artes e Ofícios, tinha ali empreendido uma reforma no sistema de ensino.

Objetivando melhorar a INSTRUÇÃO PÚBLICA, nomeou uma Comissão da qual era o próprio presidente, e formada por grandes nomes do ensino, então, no Estado: - o MÉDICO Baiano Ernesto Carneiro Ribeiro (também educador, professor e lingüista), o MÉDICO Baiano Sátiro de Oliveira Dias, o MÉDICO Baiano Virgílio Clímaco Damásio (que o precedera no cargo e ocupava a Vice-Governadoria), dentre outros.

No plano político, dissolveu o Partido Conservador e o Partido Liberal - remanescentes do IMPÉRIO, buscando assim promover a conciliação. Criou a Milícia Civil.

Observações do escriba:

1ª - O MÉDICO Baiano Manuel Vitorino Pereira, não via com bons olhos os MILITARES. Inicialmente negou-se a tomar posse em um QUARTEL. Posteriormente criou uma Milícia Civil. Sua principal preocupação era com a Instrução Pública ou Ensino Público. Educação Pública era uma expressão que não existia na época. Educação começa em casa com os pais. Instrução ou Ensino é nas escolas.

2ª - Na condição de MÉDICO (embora cirurgião) uma das suas preocupações era com o SANEAMENTO BÁSICO do Rio de Janeiro, na época capital da REPÚBLICA. Nós, citadinos, vivemos literalmente em cima de fezes, para não usar um vocábulo mais fedorento. Discutir SANEAMENTO BÁSICO no BRASIL parece ser um crime de lesa humanidade ou de lesa pátria. Defecar dia sim e defecar dia não, até que não parece uma idéia tão bizarra... Fábricas de rolhas já têm para os mais dispostos a usá-las. Rolhas para os ricos e rolhas para os pobres. E para todas as idades. Não fiquem acanhados. Estamos fazendo promoções...

3ª – A contragosto, atendendo a um pedido do Presidente da Bahia, - o ADVOGADO Baiano Luís Viana -, mandou a terceira expedição para a “Guerra de Canudos”.

A REFORMA do ENSINO.

“Foto: - O PALÁCIO do CATETE foi adquirido por Manuel Vitorino, quando o mesmo ocupou a Presidência da REPÚBLICA.

Grandioso era o projeto do MÉDICO Baiano Manuel Vitorino: - Criava-se uma caixa para financiamento dos altos custos que a instrução requeria, tanto no plano estadual como no dos municípios.

Regulamentava o alistamento escolar, o ensino de higiene, etc. - medidas que seriam implementadas tomando-se por base dados concretos obtidos do censo escolar que determinara.

Tamanhas modificações encontraram forte oposição e, aliado a outras questões de disputa pelo poder, foi o Governador nomeado afastado do cargo a 26 de abril de 1890, sendo nomeado em seu lugar o irmão mais velho do MARECHAL Alagoano Deodoro da Fonseca, o MARECHAL Alagoano Hermes Ernesto da Fonseca, que no brevíssimo tempo que governou teve como principais atos, desfazer as reformas empreendidas pelo MÉDICO Manuel Vitorino.

“E a licença, por prazo imprevisível, alterou subitamente a fisionomia do Governo. Assumiu-o (a 11 de novembro de 1896) o Vice-Presidente Manuel Vitorino Pereira, parlamentar de outra formação, que, não pertencendo às mesmas origens REPUBLICANAS, era com os seus dotes cintilantes de orador e jornalista, um autêntico condutor de massas. Sem compromissos com o passado, culto e imaginoso, tinha Vitorino a intuição do momento, a sensibilidade do tribuno que afina com a exaltação dos auditórios, a simpatia dos jacobinos, incompatíveis com a nova situação. Tornou-se o salvador, o homem que reergueria a REPÚBLICA, tão enferma quanto o seu presidente”.

Na PRESIDÊNCIA da REPÚBLICA.

Na condição de Vice-Presidente, acumulou a PRESIDÊNCIA do SENADO, conforme estabelecia a CONSTITUIÇÃO da época.

Em 1896, o MÉDICO Baiano Manuel Vitorino Pereira assume interinamente o cargo de Presidente da REPÚBLICA, quando o ADVOGADO Paulista Prudente de Morais se licencia do cargo por quatro meses por motivo de doença.

Ligado aos partidários do MARECHAL Alagoano Floriano Vieira Peixoto, os chamados JACOBINOS, o MÉDICO Manuel Vitorino não mantinha boa relação com o Presidente afastado, o ADVOGADO Paulista Prudente de Morais.

Pôs em prática suas próprias idéias e interesses políticos. Comprou o PALÁCIO do CATETE para abrigar a Sede da Presidência.

Uma vez no exercício do cargo, o MÉDICO Baiano Manuel Vitorino entra em atrito com o MÉDICO Fluminense Joaquim Maurício de Abreu, Governador do Estado do Rio de Janeiro.

Manuel Vitorino Pereira interveio nas Eleições Federais na cidade de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, buscando fortalecer a liderança local do ADVOGADO Fluminense Nilo Peçanha e enfraquecer o grupo político do MÉDICO Fluminense José Tomás da Porciúncula do qual fazia parte o MÉDICO Fluminense Joaquim Maurício de Abreu.

Diante do fato, o Partido Republicano Fluminense, prejudicado, rompe relações com o governo do MÉDICO Baiano Manuel Vitorino.

O ADVOGADO Fluminense Alberto de Seixas Martins Torres, membro do partido, se demite do Ministério da Justiça por considerar esta interferência um insulto.

Com o retorno do ADVOGADO Paulista Prudente de Morais à Presidência, as relações entre o governo federal e o governo estadual se normalizam.

Por solicitação do Governador da Bahia, o ADVOGADO Baiano Luís Viana, o MÉDICO Baiano Manuel Vitorino enviou para combater o movimento da Guerra de Canudos uma TERCEIRA expedição federal, sob o comando do MILITAR Paulista Antônio Moreira César (coronel).

Esta expedição, mais adiante, se revelou um desastre, com a trágica morte do CORONEL Paulista Antônio Moreira César e uma negativa repercussão nacional que atingiu o Exército Brasileiro e o Governo Federal.

Em 04 de março de 1897, sem qualquer aviso, o ADVOGADO Paulista Prudente de Morais apresentou-se para reassumir o cargo. Retornando à condição de Vice-Presidente, o MÉDICO Baiano Manuel Vitorino aliou-se à oposição.

O ATENTADO ao ADVOGADO Paulista Prudente de Morais.

A carreira política do MÉDICO Baiano Manuel Vitorino sofreu um grave abalo quando do atentado sofrido pelo ADVOGADO Paulista Prudente de Morais.

Em 05 de novembro de 1897 o Presidente da REPÚBLICA Prudente de Morais foi recepcionar os MILITARES vitoriosos em CANUDOS.

Acabou sendo alvo de um atentado contra a sua vida. O SOLDADO Alagoano Marcelino Bispo de Melo não conseguiu atingir o Presidente, mas acabou matando, a Punhaladas, o MARECHAL Gaúcho Carlos Machado Bittencourt, então Ministro da Guerra.

O Vice-Presidente, o MÉDICO Baiano Manuel Vitorino Pereira foi indiciado no inquérito sobre o atentado, acusado de envolvimento no ato criminoso.

Respondeu com um Manifesto em que proclamava inocência. Seu nome não foi incluído no despacho final do processo, mas SUA CARREIRA POLÍTICA ARRUINOU-SE.

Findo o mandato, passou a atuar no Jornalismo, publicando críticas ao novo presidente, o ADVOGADO Paulista Campos Sales, sucessor do ADVOGADO Paulista Prudente de Morais, no jornal Correio da Manhã (Brasil).

LIVROS PUBLICADOS.

O MÉDICO Baiano Manuel Vitorino Pereira publicou várias obras, a maioria no campo da MEDICINA. Entre elas, destacam-se:

01 – MOLÉSTIAS PARASITÁRIAS mais frequentes nos climas tropicais.

02 - Alcoóis poliatômicos.

03 – SANEAMENTO do RIO de JANEIRO.

04 – INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT.

05 - Higiene das escolas e a filária de Medicina para a América pelas negras africanas.

Cronologia sumária – Por gentileza pedimos aos leitores para consultarem a Wikipédia, ou outra fonte de informação, para que possam ampliar os seus conhecimentos.

Em 1853 – Nasce em Salvador (BA) em 30 de janeiro.

Em 1871 – Ingressa na Faculdade de MEDICINA da Bahia (tinha 18 anos).

Em 1876 – É diplomado MÉDICO e filia-se ao Partido Liberal da Bahia (tinha 23 anos).

Em 1877 – Viaja à EUROPA para aperfeiçoar os estudos.

Em 1883 – Torna-se Catedrático da 2ª Cadeira de Clínica CIRÚRGICA, na Faculdade de MEDICINA da Bahia.

Em 1885 – É designado Secretário do Diretório do Partido Liberal Baiano, e chefe de redação do Diário da Bahia.

Em 1889 – Oito dias após a Proclamação da REPÚBLICA, é empossado como Presidente do Estado da Bahia.

Em 1890 – Deixa o cargo de Presidente do Estado da Bahia por divergências com o Governo Federal.

Em 1892 – É ELEITO Senador da REPÚBLICA, e, posteriormente ocupa a Presidência do Senado.

Em 1894 – É ELEITO Vice-Presidente da REPÚBLICA, ao lado de Prudente de Morais.

Em 1896-1897 – Assume a Presidência da REPÚBLICA por quase quatro meses.

Em 1902 – Morre no Rio de Janeiro, então Distrito Federal.

“Foto: - Presidente Manoel Victorino em seu leito de morte (Eliseu Visconti, 1902)”.

HOMENAGEM PÓSTUMA.

Em 1962, sessenta anos após a sua morte, um município do Centro-Sul Baiano foi emancipado e recebeu o seu nome: - Manoel Vitorino.

Abaixo as seis REFERÊNCIAS existentes na Wikipédia.

01 - Pela grafia arcaica, Manoel Victorino Pereira.

02 - «Manuel Vitorino Pereira». UOL - Educação. Consultado em 1º de março de 2012.

03 - CALMON, Pedro, História do Brasil - A República e o Desenvolvimento Nacional. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio: 1959, Volume 06.

04 - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil; Silvia Noronha Sarmento. «Dicionário da Elite Política Republicana (1889-1930), verbete: Manuel Vitorino» (PDF). Fundação Getúlio Vargas. Consultado em 08 de dezembro de 2017.

05 - Francisco de Vasconcellos. «Há cem anos Alberto Torres chegava ao governo fluminense». Instituto Histórico de Petrópolis. Consultado em 08 de dezembro de 2017.

06 - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil; Raimundo Helio Lopes. «Dicionário da Elite Política Republicana (1889-1930), verbete: Maurício de Abreu» (PDF). Fundação Getúlio Vargas. Consultado em 08 de dezembro de 2017.

CATEGORIAS:

Nascidos em 1853.

Mortos em 1902.

Presidentes do BRASIL.

Vice-Presidentes do BRASIL.

Presidentes do Senado Federal do BRASIL.

Governadores da Bahia.

Senadores do BRASIL pela Bahia.

Patronos da ACADEMIA NACIONAL de MEDICINA.

Naturais de Salvador.

MÉDICOS da Bahia.

CATÓLICOS do BRASIL.

Esta página foi editada pela última vez às 19h27min de 16 de julho de 2019.

Observações do escriba:

1ª – Os dois primeiros Presidentes da REPÚBLICA do BRASIL foram MILITARES. O 1º foi o Proclamador da REPÚBLICA, no caso o MARECHAL Alagoano Manuel Deodoro da Fonseca, e, o 2º, o MARECHAL Alagoano Floriano Peixoto. Os dois eram conterrâneos e de origem muito pobre. Nenhum dos dois foi eleito pelo voto popular. Tal período é conhecido como a REPÚBLICA da ESPADA.

2ª – Segundo o meu ponto de vista, os dois MILITARES foram praticamente “obrigados” a assumirem a Presidência da REPÚBLICA, impulsionados pelas OLIGARQUIAS, composta por LATIFUNDIÁRIOS, pela ELITE dos BACHARÉIS, pela esquisita e misteriosa MAÇONARIA e pelos nascentes BANQUEIROS NACIONAIS, e, principalmente pelos BANQUEIROS INTERNACIONAIS, capitaneados pelos INGLESES.

3ª – A até então poderosa IGREJA CATÓLICA começava a sua decadência, embora ainda tivesse muita força junto à maioria da população. Entre os profissionais liberais predominava a força da Classe dos ADVOGADOS e depois a força da Classe MÉDICA, esta última como muito menos poder que a primeira.

4ª – Realmente o 3º Presidente do BRASIL, o ADVOGADO Paulista Prudente de Morais foi eleito pelo voto popular, cuja “Legislação Eleitoral” foi elaborada na maior parte, pela ELITE dos BACHARÉIS, da qual Prudente de Morais fazia parte.

5ª – O voto era facultativo. Tinha direito ao voto os homens maiores de 21 anos. Mendigos, analfabetos e religiosos não podiam votar. Embora as mulheres pudessem votar elas nem foram informadas que tinham este direito. Os militares de baixa patente (os soldados rasos eram a grande maioria), também não podiam votar. Os militares de alta patente (que eram uma minoria), não estavam muitos interessados em eleições. A votação não era secreta, dando origem ao “voto de cabresto”, ou “voto de curral”. Sendo “eleições a bico de pena”, a fraude corria solta.

6ª – O meio de comunicação era apenas a IMPRENSA ESCRITA ou a “propaganda boca a boca”. Não existiam emissoras de rádio e muito menos televisão. Na época, no Brasil, existia uma EPIDEMIA de ANALFABETOS. Daí o baixíssimo número de leitores e de eleitores. A bola da vez eram os LETRADOS, destacando-se os ADVOGADOS em primeiro lugar e os MÉDICOS em segundo lugar.

7ª – O ADVOGADO Paulista Prudente de Morais (um civil) foi o responsável pela quarta expedição na “Guerra de Canudos” que exterminou quase toda a população (muitos foram degolados) e arrasou o povoado. Não sobrou pedra sobre pedra. Seu governo terminou melancolicamente em Estado de Sítio. Na época as liberdades individuais foi pras cucuias, o Poder Legislativo ficou calado, o Poder Judiciário ficou mudo e a Imprensa Escrita amordaçada. Enquanto isto...

O FUNDING LOAN.

A situação econômico-financeira do Brasil, depois de uma década em que se sucederam golpes de Estado e revoluções em várias partes do País, além da ONEROSA e extenuante campanha contra o reduto dos jagunços de CANUDOS, era excessivamente precária.

A dívida externa, herdada do Império, acrescera-se com dois empréstimos contraídos na INGLATERRA com os BANQUEIROS N. M. Rothschild & Sons, nos anos de 1893 e 1895, totalizando, em conjunto mais de DEZ MILHÕES de LIBRAS ESTERLINAS.

O país queria renegociar sua dívida: - As Revoltas da Armada, a Revolução Federalista e a Guerra de Canudos haviam consumido grandes somas de dinheiro, gerando uma crise inflacionária.

De São Paulo, o ADVOGADO Campos Salles, futuro Presidente da República, alertava o ADVOGADO Prudente de Moraes sobre os compromissos financeiros do Brasil e a impossibilidade de se encontrar uma solução em curto prazo que satisfizesse os nossos credores externos.

Em carta de 14 de Janeiro de 1898 manifestava-se o Presidente de São Paulo sobre o crédito brasileiro no estrangeiro e a necessidade de negociar com os BANQUEIROS LONDRINOS que constituíam os nossos principais credores.

- Se você entender que é conveniente a ida de alguém à Europa, posso tomar informações, estudar a oportunidade e aplicar os meios para uma operação que resolva o nosso problema. Eu desde já me proponho a fazer a viagem, a título de passeio, sem caráter algum oficial, e, ao contrário, guardada A MAIS COMPLETA RESERVA SOBRE O FIM OCULTO dessa viagem. Será em SEGREDO entre mim, você e o Bernardino (ADVOGADO) e mais ninguém.

Compreende-se que estando eu eleito (como é a hipótese), só o SIGILO ABSOLUTO poderá me preservar dos INCONVENIENTES MORAIS no caso possível de um insucesso na minha missão.

P.S. Em uma questão como esta, é indispensável que cada um se enuncie com a mais absoluta franqueza. Está entendido que a viagem será minha e por minha conta.

- A sugestão de Campos Salles foi bem aceita por Prudente de Moraes que, em carta de 18 de Fevereiro seguinte, respondeu ao oferecimento do futuro Presidente da República: “Convidamos (ele e Bernardino de Campos) o Rodrigues Alves (ADVOGADO) para ir à Europa tomar informações, aplicar os meios e estudar a oportunidade para essa operação; mas o Rodrigues Alves escusou-se alegando motivos que reputamos procedentes, entre os quais o seu precário estado de saúde.

- Pensando assim, eu e o Bernardino, aceitamos com a melhor vontade a vossa sugestão: não podemos ter agente melhor e nem mais autorizado do que o FUTURO PRESIDENTE - que agirá em nome e no interesse do atual e de seu governo e da República. Pode, pois, iniciar os preparativos da viagem, que convirá abreviar quanto possível. Quando vier cá, depois da eleição, COMBINAREMOS TUDO, prestando a você todas as informações necessárias ao desempenho dessa patriótica missão.

- Como você, compreendemos bem a necessidade de GUARDAR A MAIS ABSOLUTA RESERVA, exigida pelo MELINDRE da tentativa: por isso pode ficar certo de que o SIGILO ficará entre mim e o Bernardino, você e mais ninguém. Do amigo velho Prudente de Moraes.

O ADVOGADO Bernardino de Campos substituíra o ADVOGADO Rodrigues Alves na pasta da Fazenda e recepcionou no Rio de Janeiro, em Abril de 1898, O REPRESENTANTE dos Rothschild.

O ADVOGADO Campos Salles fôra à Europa acertar o funding loan: - Descartava-se a moratória e tomava-se um só grande empréstimo que resgatasse o montante da dívida.

Após SEIS MESES de NEGOCIAÇÕES, a Casa Rothschild de Londres concordou pelo acordo de 15 de Junho de 1898, em emitir títulos no valor de até DEZ MILHÕES de LIBRAS, com juros de 5% ao ano, resgatáveis em 63 anos.

Como garantias foram oferecidas as hipotecas das rendas alfandegárias da Capital. Esse empréstimo só terminou de ser pago em 1961 (ou seja, no prazo estipulado de 63 anos).

Observações do escriba:

1ª – Parecem até filme de terror ou de agente secreto as tais “negociações”.

2ª - Em 1961, o escriba já tinha 11 anos de idade. Usando calças curtas, estava devendo muito dinheiro, aos meus parentes: - Os queridos BANQUEIROS ROTHSCHILD. Eu primo rico. Eles primos pobres.

3ª - Só que a dívida foi contraída no século XIX, pelo ADVOGADO Paulista Prudente de Morais, pelo ADVOGADO Mineiro Bernardino José de Campos Júnior e pelo ADVOGADO Paulista Campos Salles. É claro que eu paguei o débito também em SIGILO ABSOLUTO. E o SIGILO continua entre o escriba, eu, e DEUS...

4ª – O Vice-Presidente da REPÚBLICA, o MÉDICO Baiano Manuel Vitorino Pereira parece que ficou sabendo das “negociações”, mas, quase nada pode fazer a não ser denunciar na Imprensa Escrita.

5ª – A “filantropa” família ROTHSCHILD entrará posteriormente, mais uma vez, na pauta da suposta “NOVA ORDEM MUNDIAL”, ou seja, do GLOBALISMO.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

Aracaju, sábado, 26 de outubro de 2019.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – Wikipédia. (4) – Livro – “Chatô” o Rei do Brasil – Autor: - Fernando Morais. (5) – Livro – Minha Razão de Viver – Autor: - Samuel Wainer. (6) – Livro – O que é isso, companheiro? – Autor: - Fernando Gabeira. (7) – Almanaque Abril de 1977 – Editora Abril – Página 77. (8) – SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR (STM). (9) – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF). (10) - Outras Fontes.

P.S. - O computador estava doente (na oficina).