DIGA NÃO AO ANARCO-CAPITALISMO UTILITARISTA: FIQUE EM CASA!

DIGA NÃO AO ANARCO-CAPITALISMO UTILITARISTA E FIQUE EM CASA!

POR VALÉRIA GUERRA REITER

Muitos sabem que o "coronavírus" possui um número de ventosas que facilitam por demais sua fixação e dano (às enzimas) importantes para o bom funcionamento de nosso organismo.

Vivemos um momento atípico e boa parte de uma geração de "bons vivants" - nunca imaginou perder entes ou amigos caros e endinheirados para um invisível inimigo que pode ter sido desenvolvido (no interior) de organismos de morcegos e ratos (in vitro), e que tal aventura microbiológica (proposital ou não) pode ter criado “o Frankenstein” da cepa: do dito super vírus.

O filósofo Karl Marx demonstrou muito bem o edifício sistêmico da sociedade econômica burguesa com sua infraestrutura na base, e sua superestrutura no ápice, junto com Engels ele sabia que a economia dos meios de trabalho leva consigo desde o primeiro momento, o mais impiedoso desperdício da força de trabalho e a espoliação das condições normais da função mesma do trabalho.

Há uma superestrutura ideológica e uma superestrutura política ou legal: a primeira corresponde a “ideologia” e a segunda ao “Estado”. Coerção, sanções e regulamentações mantêm os indivíduos (produzindo) com pouca ou quase nenhuma mobilidade social aprisionados em um determinado status quo; que os reduz a simples peças de uma engrenagem que retroalimentam às superestruturas que dirigem o esquema econômico e social.

O marxismo com seu materialismo histórico surge para esclarecer o Homem a respeito das relações socioeconômicas entre uma Superestrutura Ditadora e praticamente escravagista e uma infraestrutura humilhada e comedora de migalhas.

A função da Superestrutura até hoje é de reforçar os seus interesses econômicos em detrimento das “forças de produção” ou infraestrutura; o hedonismo da classe dominante que nasceu como burguesia, oriunda de uma elite, mas que também está aí desejando o utilitarismo; ou o prazer de um “bem viver” à custa de uma pobreza crônica: se encontra escondida em sua quarentena luxuosa, enquanto os trabalhadores pobres estão expostos a uma contaminação perversa.

Nossa missão sagrada como progressistas é de agir como anti-anarco-capitalistas e propagar sob a forma de artigos, ensaios, palestras on-line e similares, o quanto o modo de produção capitalista já se tornou anárquico utilitarista, ou seja, a dor ou a morte das “coisas/pessoas”; não importa; o Estado deve ser eliminado e a soberania deve sofrer mutações e adaptações nesta visão equivocada de sistema.

Obviamente que o caro leitor, já deve ter assistido a algum filme de "Bang-bang" norte-americano na telinha ou na telona; pois é naquela época nos Estados Unidos existiam as agências protecionistas nas cidades do chamado “velho oeste” em que os xerifes mandavam, e os bandidos também. Aqui no Brasil, se você não ficar em casa, de quarentena para salvar a sua vida; morrerá de CODIV-19 e concomitantemente poderá morrer intoxicado pelo anarco-capitalismo que incrementa à necropolítica vigente.

A anarquia instituída não garante segurança, trabalho digno, e tão pouco previdência social; ela apenas elimina o mais fraco, através do tão propalado “darwinismo social” ou (rebatizando), “bolsonarismo social” que atira antes e prende depois, ouvquando nós joga na informalidade desamparada; ou que ainda durante uma pandemia (altamente contagiante) profere que é “preciso enfrentar o vírus como homem e não como moleque”.

A frase parece cômica, porém é trágica, pois coloca em risco a vida de milhões de brasileiros: tanto os que votaram, como os que não votaram no (des) governo: urge uma revolução, de forma cirúrgica, estética e baseada em fatos, e para isso é preciso que ninguém solte a mão virtual de ninguém. A tecnologia nos propiciará os meios e os insumos para que mesmo à distância alavanquemos a transformação social e política emergencial que nos tire de esta HORA DO PESADELO.

#LEIABRAZILEVIREBRASIL

Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 31/03/2020
Reeditado em 31/03/2020
Código do texto: T6902797
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.