Sobre a polêmica envolvendo a liberdade de expressão

Eu poderia fazer um texto me baseando no artigo 5° da CF/88, em acordos internacionais que o Brasil assinou assegurando a liberdade de expressão e outras garantias fundamentais ou até mesmo poderia citar a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Mas não farei tal coisa, serei direto e reto em meus apontamentos, para ser entendido pelo público geral.

Liberdade de expressão é diferente de liberdade para mentir e difamar. É diferente de ter direito de faltar com a verdade em seu discurso. Como é diferente de ter a prerrogativa de falar o que bem quiser quando quiser.

Ninguém tem o direito de espalhar mensagens falsas usando a desculpa que possui liberdade de expressão, como fizeram os filhos do presidente da República, com as Fake news na eleição presidencial passada, que inclusive tem uma CPI na Câmara dos Deputados e um processo em curso no STF para julgar tais atos.

Eu tenho liberdade de expressão, enquanto não uso para mentir e espalhar mensagens falsas sobre a vida de pessoas e instituições.

É por conta disso, do mal uso da liberdade de expressão, que o Eduardo Bolsonaro usava seu próprio gabinete em Brasília para espalhar fake news, quem disse isso foi o próprio Facebook, após ser obrigado pela CPI das Fake news a entregar acesso de mensagens e IP de computadores usados para propagação de tais mensagens. Já seu irmão, Carlos Bolsonaro, é o mentor do escritório do ódio, é o que diz o relatório da mesma CPI e inúmeros testemunhos até de ex aliados, como a deputada federal Joice Hasselmann.

Portanto, não confunda liberdade de expressão com poder falar o que bem entender. Pois inúmeros jornalistas, celebridades e políticos já pagaram indenizações altíssimas por dano moral porque usaram de sua liberdade para mentir e caluniar.

Há um princípio ético na Filosofia de Sartre muito Interessante: "Somos livres para fazermos e falarmos o que quisermos, mas temos que arcar com as consequências".

Liberdade deve ser pautada pela responsabilidade!

Nunca eu e você temos liberdade para mentir.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 28/05/2020
Código do texto: T6961009
Classificação de conteúdo: seguro