DATA VENIA, UMA INDIGNAÇÃO CIDADÃ SEM "ISMO"

Dia desses meus ouvidos de mero povo se surpreenderam com uma manifestação pública do nobre Comando do Ministério Público.

Primeiramente gostaria de deixar claro que opino com a lógica do pensamento sem me ater a caixinhas ideológicas dos ISMOS.

Falo de sentimento de cidadania.

E quero também falar nesse sufixo ISMO que já foi tema da FUVEST.

O que significa esse sufixo?

Vamos a um COP COLE do dicionário:

ismo

doutrina, sistema, teoria, tendência, corrente etc. (mais freq. no pl. e com sentido pejorativo).

"o professor consciente contextualiza as ideias evitando ater-se simplesmente aos i."

Curioso que eu não esperava encontrar essa conotação do "pejorativo" no dicionário, daí então, eu entendi por que meus ouvidos se indignaram.

Mas o que interessa a dor dos meus ouvidos?

Dos nossos ouvidos?

Aliás, o que interessa aos homens de poder as dores do povo, não é mesmo?

O Brasil, esse nosso país maravilhoso, agoniza em ruínas ecléticas em todos os setores da vida cidadã.

É impressionante nossa capacidade de nos arruinar!

Um corpo combalido que vinha tentando se reerguer depois de toda corrupção que desenhou nosso cenário tão triste, durante décadas e sem muita perspectiva de solução.

A operação LAVA-JATO, uma patrimônio moral e ético do brasileiro, agora foi reconhecida pelo próprio comando duma instituição que zela pelo INTERESSE PÚBLICO como um ISMO: O LAVAJATISMO.

Soa como CACOFONIA. Parece um tiro no peito!

A causa da corrupção todo mundo sabe, não por uma achISMO, mas por evidências que se constatam nas dores dos ossos, nos moradores das ruas, nas incinerações em massa das comunidades que não têm para onde ir, no desemprego, na violência que cresce a montante aos furtos do Estado, no déficit de escolas, de saneamento básico, de moradias, educação, saúde, previdência e providências sérias com quem lesa o erário.

É o crime praticado por tanto homens públicos cuja prova material é a decadência social dum país continental!

De repente, a operação LAVA JATO, a que lava a honra de todas as dores do brasileiro, a nos dar uma esperança de progresso e ordem no funcionamento das instituições, é desprestigiada e menosprezada em público com o SUFIXO ISMO...e por um Homem Justo. Que triste.

Dias difíceis de se entender para um mero cidadão que não alcança o brilhantismo intelectual dos grandes homens que fazem Justiça.

A lava-jato é humilhada sob a alegação de que não se cumpriu, em alguns casos, o devido processo LEGAL.

COMO ASSIM? TODO MUNDO ERROU JURIDICAMENTE?

Todo o sistema Jurídico?

E só agora descobriram?

E o devido processo legal que garante a CIDADANIA como DIREITO CONSTITUCIONAL a ser guardado?

E os deveres dos gestores elencados no Direito Administrativo de respeitar a coisa pública...nada a se declarar?

E o Munus do profissional da área Jurídica de se cumprir a LEI...estaria então tudo certo não cumpri-la em nome das consequências políticas aos reis?

Eu não sei...tenho dúvidas, por isso eu pergunto.

Só queria lembrar que, num momento em que quase CEM MIL BRASILEIROS perderam a vida pela Pandemia do novo Coronavírus, paralelamente ao leilão das jóias da coroa da corrupção, as que foram leiloadas ontem, paralelamente à inacreditável violência social noticiada hoje lá em Botucatú, paralelamente a todo o dinheiro desviado destinado a própria gestão da pandemia, de tanta gente responsável por vidas que tira dinheiro dos leitos de morte, paralelamente ao tudo que ocorre na sociedade brasileira EM DECORRÊNCIA DOS CORRUPTOS, fica difícil acreditar que a operação Lava-Jato é só um ISMO.

É preciso coragem e muita falta de sensibilidade de meio para assim defini-la.

Um desrespeito ao sofrimento em massa das pessoas dessa Nação que perderam muito. Muitos perderam tudo.

Não é um ismo não.

Mas se o fosse seria um Ismo tipo HEROÍSMO DA SOCIEDADE BRASILEIRA QUE, A DESPEITO DO TUDO, UM DIA ACREDITOU SER POSSÍVEL sanear a corrupção que apodrece os caminhos.

Saiu às ruas por dias melhores acreditando na Justiça do seu país.

Dentre tantos corpos enterrados nas valas comuns da COVID19, como é difícil como cidadão, em pleno luto da Nação, ouvir palavras tão duras a também se soterrar a esperança, com toda Data Venia, através da fundamentação, quiçá infundada, da própria Justiça dos Homens.

Decerto a de Deus será bem mais e irremediavelmente providente.

É só questão de tempo. No tempo Dele. Vamos acreditar.

Amém