Racismo estrutural, neoliberalismo e desigualdade social na pandemia.

O proletariado tem como única arma, na sua luta pelo poder, a organização, Lênin (1870-1920). A frase atemporal de Lênin, revela a importância da organização da classe trabalhadora no que tange a emancipação dos oprimidos. Não à toa, no período pandêmico em que estamos vivendo, as políticas econômicas e sociais nos revelam, de forma mais que escancarada, as desigualdades sociais frente a pandemia.

O governo negacionista de Bolsonaro promove o desmantelamento da saúde pública, do Brasil. Diante dessa crise o mesmo governo fecha os olhos para os mais de 180MIL mortos. Não há nada de surpreendente, já era esperado uma posição de uma espécie de proto-fascismo, de um governo neoliberal. Ademais, políticas públicas sequer foram pensadas para sanar a crise sanitária nas periferias dos grandes centros, uma vez que, as populações economicamente vulneráveis, tiveram um exacerbado aumento de casos de COVID-19, em especial a população negra que está às margens da sociedade e jogados a sua própria sorte.

A população negra compõe 75% dos atingidos pela crise do coronavírus, uma vez que também compõe, de forma majoritária, a população mais carente do país. Frente a essa realidade, projetos neoliberais de Paulo Guedes, de austeridade e o entreguismo do SUS à iniciativa privada, fortifica ainda mais a desigualdade étnica, política e econômica, no Brasil. Segundo um levantamento feito pela ( Oxfam), o patrimônio dos bilionários do Brasil cresceram cerca de 177 bilhões, durante a pandemia. Ao mesmo tempo, nas populações de classe baixa, a pobreza teve um aumento extraordinário. O mesmo cenário se encontra nos países da periferia do sistema capitalista, em relação a outros países da Europa e EUA.

Frente a todas as realidades supracitadas. Deixo a reflexão para o leitor. Será mesmo que é possível desassociar projetos liberais de um ferrenho cunho racista e anti minorias? De quem é a conta bancária que está aumentando frente aos corpos de mais de 180mil mortos? Quem incentiva o lucro e essa castástrofe sócio-cultural?

- Wesley Souza Santos

13/12/2020

Referências: https://www.oxfam.org.br/blog/trabalho-e-renda/#:~:text=Aumento%20da%20pobreza%20e%20da%20fome%20durante%20a%20pandemia&text=Os%20sal%C3%A1rios%20diminu%C3%ADram%20e%20as,de%20um%20cen%C3%A1rio%20de%20fome.

https://www.cartacapital.com.br/sociedade/por-que-ricos-ficaram-mais-ricos-e-pobreza-explodiu-na-pandemia/

WesleyUJC
Enviado por WesleyUJC em 13/12/2020
Código do texto: T7134349
Classificação de conteúdo: seguro